Residência C-exposta / TALLER25

Residência C-exposta / TALLER25 - Mais Imagens+ 21

Província Cautín , Chile
  • Arquitetos: TALLER25
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  220
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Yair Estay
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Proveedores locales
  • Arquitetos Responsáveis: Yair Estay + Fabiola González
  • Cidade: Província Cautín
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
© Yair Estay

“A singularidade desses processos nos novos entornos urbanos do sul do país, reside no fato de que a Arquitetura Moderna não se reproduz em forma ortodoxa, tal qual sua fonte origina, mas é reinterpretada, crivada pela cultura local. Os modelos originais, protótipos do modernismo emergente são reelaborados pela mão-de-obra local, com materiais locais, utilizando especialistas no trabalho de madeira, material tradicional da zona sul do país". 

© Yair Estay

TALLER25: o requerimento se desenvolve em uma constante pesquisa e busca de experimentação no desenho, construção e gestão.

Planta - primeiro pavimento

O projeto consiste em uma moradia unifamiliar onde se determinam aspectos de relevância no habitar da família:

1. Espaços Abertos (expostos)

2. Visibilidade da Paisagem e Configuração da Localização (360°)

© Yair Estay

Com estas premissas e um território-paisagem o qual se deveria enfrentar de maneira estratégica, são propostos dois volumes conectados. Um que considera o suporte habitacional e o segundo os espaços comuns, desta maneira, vinculamos os programas em cada volume. O elemento habitacional se divide em dois níveis diferentemente do volume de espaços comuns, que possui pé-direito duplo e sem divisões (um espaço contínuo em total exposição), deixando totalmente expostas as fachadas interiores do volume habitacional. 

Ambos volumes são dotados de aberturas em todas suas fachadas para incorporar a luz natural e a busca pelas diferentes paisagem em todas suas direções. 

Corte

A residência é composta por uma trama de pilotis (maciços de madeira) que suporta estes volumes. Desta maneira, conseguimos ter maior domínio da paisagem e melhor comportamento térmico (ventilação cruzada).

© Yair Estay

Estes volumes estão envoltos por mirantes (corredores exteriores) em dois níveis que propõem um percurso fluído por todo o perímetro da moradia, o qual gera diferentes enquadramentos da paisagem.

© Yair Estay

A materialidade foi determinada segundo a disponibilidade que oferecia o local, este fato nos conduziu ao encontro da madeira em todas suas possibilidades de uso. Combinando madeiras nativas e convencionais (serrarias locais) em estruturas e revestimentos. 

© Yair Estay

O projeto foi executado com a mão-de-obra local onde se priorizou a competência do carpinteiro e seu trabalho com o material, desta maneira, projetou-se a obra em comunhão com o desenho arquitetônico e os processos construtivos locais. 

© Yair Estay

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência C-exposta / TALLER25" [Casa C-expuesta / TALLER25] 30 Abr 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/870302/residencia-c-exposta-t25-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.