O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Apartamentos
  4. Brasil
  5. Arquitetura de Atmosfera
  6. 2016
  7. Apartamento Bom Fim / Arquitetura de Atmosfera

Apartamento Bom Fim / Arquitetura de Atmosfera

  • 05:00 - 30 Abril, 2017
Apartamento Bom Fim / Arquitetura de Atmosfera
Apartamento Bom Fim / Arquitetura de Atmosfera, © Marcelo Donadussi
© Marcelo Donadussi

© Marcelo Donadussi   © Marcelo Donadussi   © Marcelo Donadussi   © Marcelo Donadussi   + 30

  • Arquitetos

  • Localização

    Bom Fim, Porto Alegre - RS, Brasil
  • Autora

    Bibiana Menegaz
  • Área

    130.0 m2
  • Ano do projeto

    2016
© Marcelo Donadussi
© Marcelo Donadussi

Descrição enviada pela equipe de projeto. O maior desafio da arquiteta foi transformar o imóvel dos anos 80, de 130 m², em um apartamento com linguagem contemporânea, adequada ao perfil do cliente: jovem piloto, solteiro, bem-sucedido e que viaja muito.

A proposta era injetar estilo sem exageros, inserir personalidade. O conceito almejado era o luxo contemporâneo, uma atmosfera minimalista, com o lifestyle urbano e aconchegante que o morador sonhava.

© Marcelo Donadussi
© Marcelo Donadussi
© Marcelo Donadussi
© Marcelo Donadussi

O desejo de renovação total do cliente deu liberdade para a criação. A integração dos espaços era primordial para receber amigos. Na lista de mudanças conceituada pelo escritório, a primeira das alterações executadas foi derrubar a parede da cozinha, que a dividia da sala, e ampliar o living com a inclusão de um dormitório. Priorizando a funcionalidade, o living, o jantar e a cozinha ficaram sem divisórias, tendo apenas uma ilha separando o preparo das refeições dos demais ambientes e o forro de gesso e a luminotécnica, setorizando os espaços. O retrofit foi total, atualizando toda a elétrica e a hidráulica do apartamento.

Planta
Planta

O design possui linhas retas e o mobiliário foi escolhido para oferecer conforto. O projeto tem décor sóbrio, tanto em relação às cores quanto às formas, monocromático em tons de preto, madeira e cinza – cor essa utilizada para colorir as paredes do living, pilares e lajes, como também o tapete e os estofados que dão conforto ao espaço. Acabamentos de alto padrão - evidenciado através do tampo em corian cinza com cuba usinada - e a entrada de luz natural são pontos marcantes.

Para deixar tudo ainda mais interessante, foram instaladas, entre as vigas do teto, diferentes tipos de forros - que parecem flutuar onde a laje pintada de cinza valoriza a composição - e a luminotécnica,com luz tanto ambiente quanto de galeria, criando uma variedade de atmosferas.

© Marcelo Donadussi
© Marcelo Donadussi
© Marcelo Donadussi
© Marcelo Donadussi

As banquetas altas fica entre a sala e a cozinha e é onde o morador recebe os amigos para conversar e tomar um vinho enquanto prepara a refeição. Atrás da ilha, um móvel alto em melamina preta oculta diversos armários e a passagem para a área de serviço. Ambiente muito claro, pensado para muitos armários e ampla bancada, harmonizando com toda a casa, através de linhas minimalistas e com o tanque esculpido no granito.

Nos banheiros o tom de cinza do porcelanato em contraste com o branco e a madeira valoriza o espaço. O acabamento unificado no piso e nas paredes do box contribui para a sensação de espaço maior. A iluminação nos espelhos incrementam o ar minimalista e intimista dos ambientes. O uso de blocos únicos e usinados em silestone branco para as cubas dos banheiros expressa a sofisticação nos detalhes puros e simples.

© Marcelo Donadussi
© Marcelo Donadussi
© Marcelo Donadussi
© Marcelo Donadussi

A decoração por meio de formas geométricas complementam a atmosfera minimalista e atemporal em todos os ambientes. Na parte íntima o décor salienta e uniformiza o conceito de todos os espaços: elementar, sóbrio e aconchegante.

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Apartamento Bom Fim / Arquitetura de Atmosfera" [Bom Fim Apartment / Arquitetura de Atmosfera] 30 Abr 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/870064/apartamento-bom-fim-arquitetura-de-atmosfera> ISSN 0719-8906