O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Ginásio
  4. Portugal
  5. ÔCO Ideias e Projectos de Arquitectura
  6. 2016
  7. Ginásio Loios / ÔCO Ideias e Projectos de Arquitectura

Ginásio Loios / ÔCO Ideias e Projectos de Arquitectura

  • 09:00 - 1 Maio, 2017
Ginásio Loios / ÔCO Ideias e Projectos de Arquitectura
Ginásio Loios / ÔCO Ideias e Projectos de Arquitectura, © GAU José Vicente
© GAU José Vicente

© ÔCO © GAU José Vicente © GAU José Vicente © ÔCO + 27

© GAU José Vicente
© GAU José Vicente

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Bairro do Lóios está localizado em Marvila, Lisboa. Foi construído entre 1979 e 1981, como resultado do Plano de Urbanização de Chelas, promovido pela Câmara Municipal de Lisboa, pelo Governo Português e também em regime de cooperativa. Com um caráter fortemente social, reúne diversas culturas e diferentes formas de apropriação e vivência do espaço urbano. O Ginásio Lóios está localizado no centro de um conjunto de edifícios habitacionais e representa um elemento muito importante para a dinamização da população residente. Até então, o pavilhão estava degradado e as suas instalações eram insuficientes para a procura que se registava. Por iniciativa da Junta de Freguesia de Marvila, procedeu-se à renovação e expansão dos balneários do pavilhão, acrescentando uma nova sala de ginásio.

© ÔCO
© ÔCO
© ÔCO
© ÔCO

O principal vetor do projeto foi a necessidade de se obter uma construção de baixo custo, recorrendo a soluções construtivas alternativas, utilizando materiais primários como acabamento final. Ou seja, procurou-se utilizar materiais econômicos de forma optimizada, na medida em que a sua aplicação resultou num acabamento final resistente e até sofisticado.

Isométrica
Isométrica

Esta estratégia é visível no pavimento de cimento polido, nas paredes de tijolo com massa de enchimento de estuque projetado estanhado, na estrutura de metal industrial pintada com cores de destaque e no chapeamento de metal canelado que dá volume ao edifício na sua aparência exterior. Todos estes materiais, quando utilizados num contexto desportivo e de estética urbana, permitiram a obtenção de um espaço contemporâneo, com forte ligação ao seu uso e localização. Como elemento mais significativo desta ideia destaca-se a parede da fachada que, sendo uma simples parede de tijolo rebocada, foi preparada para ser grafitada, não só prevenindo a ocorrência de “tags” e outros vandalismos, como também permite o diálogo do edifício com a envolvente.

© GAU José Vicente
© GAU José Vicente

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Ginásio Loios / ÔCO Ideias e Projectos de Arquitectura" [Loios Ginasium / ÔCO Ideias e Projectos de Arquitectura] 01 Mai 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/870062/ginasio-loios-oco-ideias-e-projectos-de-arquitectura> ISSN 0719-8906