Praça Prendre / MG-AU / Michel Guthmann Architecture et Urbanisme

Praça Prendre / MG-AU / Michel Guthmann Architecture et Urbanisme - Mais Imagens+ 23

  • Arquitetos: MG-AU / Michel Guthmann Architecture et Urbanisme; MG-AU / Michel Guthmann Architecture et Urbanisme
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  4500
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Takuji Shimmura
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  KEIM, Kone, Nuprotec, Sto
  • Equipe De Arquitetos: Oona Savransky, Nicolas Zaegel
  • Engenheiros: AT3E (MEP)
  • Cliente: NEXITY
  • Construção: ECM, HELBUL, EEGC,
  • Arquitetos Responsáveis: Michel Guthmann, Stéphanie Appert, Olivier Barthe
  • Cidade: Paris
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
© Takuji Shimmura

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este edifício residencial dentro do projeto urbano de Saint Denis Confluence está localizado na parte sul da Praça Oeste, em frente à estação Saint Denis do trem metropolitano RER de Paris. É um dos primeiros projetos a serem construídos no novo distrito, e é uma extensão natural da visão geral dos planejadores urbanos. Graças à sua localização, é altamente visível da praça em frente à estação de trem. O edifício aproveita desta sua localização estratégica na praça, enquanto os efeitos de simulação e de sombras criadas pela interseção do edifício entre o espaço público e o sol se minimizam para garantir a máxima qualidade possível de habitação.

Axonométrica
Esquemas

Trata-se de um edifício relativamente compacto e alinhado ao longo das ruas, que pode ser considerado de diferentes ângulos: sua presença urbana, seu multifuncional nível térreo que ameniza o espaço público e como parte de um entorno construído que circunda um jardim interno central.

© Takuji Shimmura

Uma falha vertical grande abre uma passagem para a fachada norte, revelando uma silhueta menos maciça do extremo oposto da praça, e permitindo que o interior ajardinado e ensolarado faça sentido na estação. Luz e sol podem, portanto, brilhar a partir do sul até a praça e diminuir as sombras projetadas pelo edifício. O reflexo da luz nas fachadas internas desta paisagem agrega vitalidade e um componente variável que muda de acordo com a hora do dia.

© Takuji Shimmura
Planta
© Takuji Shimmura

Dividir o edifício de tal maneira permite a multiplicação de orientações e maximiza a luz natural. 

Corte

As fachadas internas e aquelas voltadas para cidade contrastam entre si. No lado da cidade, um padrão estrito de abertura confirma seu status urbano. Estas fachadas são acabadas com material escuro que se ajusta ao entorno urbano. As fachadas internas, por outro lado, muito expostas ao sol, recebem acabamento com pintura de cor clara, refletindo a luz solar em direção à praça. O centro do bloco abriga um jardim aberto.

© Takuji Shimmura

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Paris, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Praça Prendre / MG-AU / Michel Guthmann Architecture et Urbanisme" [Prendre Place / MG-AU / Michel Guthmann Architecture et Urbanisme] 29 Abr 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/870014/praca-prendre-mg-au-michel-guthmann-architecture-et-urbanisme> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.