Casa Caixa Preta / TAKATINA LLC

Casa Caixa Preta / TAKATINA LLC
© Mikiko Kikuyama

Casa Caixa Preta / TAKATINA LLC - Mais Imagens+ 28

  • Arquitetos: TAKATINA LLC; TAKATINA LLC
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  106
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  NISC COLOR, Nuprotec
  • Arquiteto: Shigeru Kuwahara Architects
  • Construção: Sanryo General Contracting
  • Arquiteto Responsável: Takaaki Kawabata
  • País: Japão
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa, projetada para um comprador de moda internacional e sua família de 4 pessoas está num distrito suburbano montanhoso, próximo a Tóquio. A esquina inclinada de 173 m² é envolta por casas coloridas com pequenas janelas cobertas por cortinas, em um cenário comum nos subúrbios japoneses.

© Mikiko Kikuyama

Rejeitando o entorno enquanto cria um microcosmos introspectivo repleto de luz natural e vento, se manteve o conceito principal desta casa. Devido à rua adjacente ao norte em descida e à uma restrição do zoneamento, as aberturas foram reunidas principalmente nesta fachada para dispersar um brilho difuso ao longo do dia sem tratamentos para privacidade nas janelas. Grandes portas de correr conectam a área de estar principal com um terraço ajardinado voltado para o sul, criando uma zona de amortecimento adjacente à casa enquanto as aberturas verticais à oeste capturam o céu e o por do sol. Inspirado pela arte minimalista de Carl Andrea, o volume monolítico de dois pavimentos cria uma composição geométrica para organizar um primeiro pavimento de caráter público, um segundo pavimento mais privado, além do jardim e garagem.

Planta Baixa
Planta Baixa

O espaço interno se estende além de seu volume com aberturas cuidadosamente posicionadas e desfruta de um jogo de luz, ao passo que cria uma barreira com a paisagem suburbana.

© Mikiko Kikuyama

O painel preto de aço galvanizado é normalmente utilizado para fábricas e depósitos, e aqui foi ereto para cobrir este volume simples sem nenhuma ornamentação, cumprindo com a estética do cliente e limites orçamentários. A altura da edificação foi coordenada com o maior aproveitamento do material, eliminando a junção de painéis horizontais e o plano com as aberturas deslocado para a face externa e enfatizando sua aparência monolítica. Uma base de concreto polido e paredes autoportantes completam a composição externa da caixa de metal.

© Mikiko Kikuyama

O cliente estava morando num loft em Williamsburg, Brooklyn, por dez anos, antes de voltar à Tóquio. 

© Mikiko Kikuyama

Seu desejo de morar em um espaço aberto é refletido no primeiro pavimento que possui pé direito de 3,35 m. A paleta de materiais é composta de paredes brancas, concreto polido e estruturas aparentes em madeira escura que criam contraste dentro do espaço, inspiradas pela 'Minka' Japonesa, uma tradicional casa de fazenda originária no começo dos anos 1600. Uma escadaria em madeira parece flutuar no espaço e se torna o pano de fundo escultural para o mobiliário.

Corte

As luminárias que compõem com o mobiliário feito sob medida refletem os interesses do cliente e criam uma moldura para sua coleção de arte.

© Mikiko Kikuyama

O segundo pavimento, coberto com piso de madeira possui uma atmosfera mais doméstica e intimista, com altura de pé direito mais modesta. Abriga os programas de escritório, quarto do casal, quarto das crianças e banheiro. 

© Mikiko Kikuyama

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Caixa Preta / TAKATINA LLC" [Black Box House / TAKATINA LLC] 27 Abr 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/870013/casa-caixa-preta-takatina-llc> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.