Seminário internacional "Onde estão as mulheres Arquitetas?"

egundo pesquisa recente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo/BR, 61% dos registros profissionais no Brasil são de mulheres; paradoxalmente, as mulheres têm ocupado poucos postos de protagonismo na prática, seja em grandes empresas, ganhando concursos, em altos cargos dos órgãos públicos, ou ainda lecionando na área de Projeto de Arquitetura nas universidades, públicas e privadas.

Por outro lado há mais de duas décadas, cursos de arquitetura e urbanismo vêm sendo prioritariamente procurados por jovens mulheres, chegando em alguns casos a representar 70% do número de alunos em sala de aula.

Desse modo, cabe a seguinte pergunta: Onde estão as Mulheres Arquitetas? Uma reflexão pertinente não só no Brasil como em países da Europa e América do Norte, onde a mesma situação se repete.

O Seminário Internacional Onde estão as mulheres Arquitetas? integrará o calendário de eventos do Centro Cultural São Paulo, buscando ser um evento amplo e aberto para todos. Durante quatro dias, profissionais de destaque no âmbito nacional e internacional, professores e professoras de diversas universidades e estudantes, terão a possibilidade de apresentar seus pontos de vista e trocar experiências na perspectiva em apontar caminhos para uma melhor compreensão da questão.
Com valor da parceria, totalizando 173 mil reais, será possível proporcionar extensa programação com a participação de coletivos e Escolas de Arquitetura de diversos Estados, além de palestrantes de projeção nacional e internacional. A programação contempla a realização de workshops, rodas de conversa, e apresentações com a distribuição gratuita de uma publicação especial aos participantes.

O Seminário consolida-se como uma oportunidade para expandir os horizontes de debate no campo da arquitetura, além de proporcionar workshops que partem em busca de elementos que possam amparar o desenvolvimento de outros modelos urbanos, examinando possibilidades para uma cidade mais afetiva, atenciosa e prazerosa de se viver.

A contextualização para a composição do Seminário surgiu após a publicação do livro “Where Are the Women Architects?” de Despina Stratigakos (2016), que é uma das palestrantes confirmadas para o dia 16 de maio.

Catherine Otondo e Marina Grinover, sócias da Base Urbana, atuam na área de projetos de arquitetura e urbanismo, em projetos de desenho urbano, infra estrutura pública, até trabalhos pontuais nos quais envolvem-se com a construção. Também são professoras de projeto em faculdades públicas e privadas em São Paulo.

A motivação de organizar o Seminário vem da vivência e observação atenta desta dupla experiência profissional; onde compreender o lugar da mulher no campo da arquitetura é uma atividade política que elas entendem como parte intrínseca ao ato de projetar.

A leitura do livro de Despina Stratigakos motivou-as a entrar em contato com a autora e, em princípio, escrever um artigo sobre os paralelismos possíveis entre o cenário profissional brasileiro em relação ao americano.

Nos últimos anos, diversos coletivos de mulheres arquitetas e estudantes vem se organizando de forma a promover a discussão de gênero no meio acadêmico e profissional. São discussões pertinentes que procuram dar visibilidade as arquitetas que realizaram grandes projetos e estão invisíveis diante da história, como promover ações que possam contribuir com o protagonismo feminino nos diversos setores da Arquitetura e Urbanismo?

Em conversa com Fernando Serapião, da Editora Monolito, surgiu a possibilidade de expandir a ideia do artigo para um evento que pudesse receber as várias vozes e mobilizações que já estão refletindo sobre o tema, constituindo uma plataforma de discussão ampla, inclusiva e diversificada.

A realização do Seminário acontece em parceria com a AACCSP que entendeu ser este um tema pertinente à visão múltipla do Centro Cultural São Paulo. Sendo assim, o Seminário começou a ser desenvolvido de modo colaborativo entre organizadores, idealizadores e os próprios participantes convidados das rodas de conversa, dos workshops e das palestras.

A intenção é abrir um espaço para que as pessoas se conectem em torno de uma questão que tem como propósito a própria valorização da arquitetura como disciplina que pensa espaços para o bem comum, amplo, inclusivo e livre.

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Seminário internacional "Onde estão as mulheres Arquitetas?"" 25 Abr 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/869979/seminario-internacional-onde-estao-as-mulheres-arquitetas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.