Residência Las Peñas / C3V ARQUITECTURA

© Sebastián Crespo

Residência Las Peñas / C3V ARQUITECTURA - Mais Imagens+ 23

Distrito Metropolitano de Quito, Equador
  • Arquitetos: C3V ARQUITECTURA; C3V ARQUITECTURA
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  395
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Sebastián Crespo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  DeAcero, Enercity, Kubiec, Tallerful
  • Engenharia Estrutural: Mauricio Ibarra
  • Engenharia Civil: Santiago Páez
  • Autoras: Carolina Cordovez, Carolina Vaca
  • Cidade: Distrito Metropolitano de Quito
  • País: Equador
Mais informaçõesMenos informações
© Sebastián Crespo

Descrição enviada pela equipe de projeto. Vista… entorno… vista e entorno, vista… 

Foi uma opção muito natural incluir o entorno na consideração do projeto, assim focamos em buscar a orientação ideal, centralizando o projeto de forma que todos os espaços possam aproveitar de uma vista privilegiada ao canyon do rio Chiche. Desde a entrada, a residência está rodeada por natureza, sem deixar de lado a privacidade necessária de um lote compartilhado.

© Sebastián Crespo

Esta residência foi especificamente ajustada ao terreno e ao ambiente em que se encontra. O terreno, localiza-se em uma rocha com uma inclinação de 30%.  O programa foi acomodado em níveis que se acoplam às diversas cotas do terreno, mantendo uma inclinação em direção à parte interna do lote, o que garante a privacidade necessária em relação à via pública. A fachada frente à rua recebeu o revestimento mais sólido, contrastando com a fachada interna, que equilibra o volume com uma grande anteparo de vidro. Esta decisão permitiu, também, proteger a casa do sol da tarde na fachada oeste e deixar livre a entrada da luz solar pela manhã pela fachada de vidro. Os volumes sólidos concentram as áreas dos dormitórios e apoiam-se diretamente sobre o terreno, enquanto o volume mais leve de vidro, metal e madeira contém a área social projetando-se em balanço em direção ao canyon.

A cobertura recria o perfil das montanhas que rodeiam a casa, simulando um manto orgânico em forma de hipérbole que cobre cada um dos volumes e envolve a fachada.

O sistema construtivo é um leve "sanduíche" de estrutura metálica revestido por lâminas metálicas em seu exterior e painéis de madeira no interior, o que permitiu gerar as leves linhas orgânicas nas diferentes áreas da residência. Este sistema tipo sanduíche permite uma construção seca e possibilita ter todas as instalações de cozinha e iluminação feitas inteiramente sem depender de trabalhos pesados de alvenaria, além de representar uma importante solução térmica, já que cria uma câmara de ar permitindo que o ambiente interno seja mais fresco em dias de calor, e guardando o calor em dias mais frios, o que estabiliza a residência em uma temperatura moderada. 

© Sebastián Crespo
Corte CC
© Sebastián Crespo

Estas intenções foram expressas na escala dos espaços, como resultado da modulação das peças de bloco e dos painéis metálicos dos volumes, além de nos diferentes sistemas utilizados para gerar economia de energia elétrica e água. A modulação dos espaços através do material de revestimento permitiu uma otimização de recursos no que se refere aos gastos da obra, o tempo de execução da mesma, e à diminuição considerável na geração de entulho e resíduos.

© Sebastián Crespo
Plantas
© Sebastián Crespo

A energia elétrica da residência é 100% alimentada por painéis solares. A reciclagem da água se fez possível através de um sistema de tratamento das águas cinzas, as quais são re-circuladas para a utilização de rega dos jardins e cisternas. Finalmente, cabe ressaltar que os painéis de madeira utilizados para o revestimento interno da casa provém de madeira certificada por corte seletivo.

© Sebastián Crespo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Las Peñas / C3V ARQUITECTURA" [Casa Las Peñas / C3V ARQUITECTURA] 26 Abr 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/869901/residencia-las-penas-c3v-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.