BY Studios / WAATAA_we are all together around architecture

BY Studios / WAATAA_we are all together around architecture - Imagem 2 de 25BY Studios / WAATAA_we are all together around architecture - Imagem 3 de 25BY Studios / WAATAA_we are all together around architecture - Imagem 4 de 25BY Studios / WAATAA_we are all together around architecture - Imagem 5 de 25BY Studios / WAATAA_we are all together around architecture - Mais Imagens+ 20

  • Autores: WAATAA
  • Equipe: Rita Cantisano Diz, Lucas Cantisano Diz, Miguel de Gouveia André
  • Cidade: Lisboa
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
BY Studios / WAATAA_we are all together around architecture - Imagem 20 de 25
© WAATAA PHOTOGRAPHY!

Descrição enviada pela equipe de projeto. Encontramos três espaços amplos com pé-direito generoso, vãos envidraçados de grandes dimensões e cada um com instalações sanitárias próprias. O uso que lhes estava destinado era o comercial.

BY Studios / WAATAA_we are all together around architecture - Imagem 3 de 25
© WAATAA PHOTOGRAPHY!
BY Studios / WAATAA_we are all together around architecture - Imagem 19 de 25
© WAATAA PHOTOGRAPHY!

O objetivo principal do projeto focou-se na reconversão destes espaços comerciais em espaços habitacionais. Rapidamente tomamos consciência que, devido à natureza da pré-existência, os núcleos habitacionais a gerar não poderiam e nem deveriam seguir os moldes convencionais.

BY Studios / WAATAA_we are all together around architecture - Imagem 7 de 25
© WAATAA PHOTOGRAPHY!
BY Studios / WAATAA_we are all together around architecture - Imagem 4 de 25
© WAATAA PHOTOGRAPHY!

A ideia consiste em resolver a problemática do habitar com a criação de estruturas independentes em madeira que simultaneamente resolvem a organização espacial e albergam todos os conteúdos funcionais necessários à casa.

BY Studios / WAATAA_we are all together around architecture - Imagem 18 de 25
© WAATAA PHOTOGRAPHY!

As paredes do espaço pré-existente são forradas com armários tornando-se os limites físicos da casa, com a função adicional de proporcionar arrumação e garantir conforto acústico e térmico. Depois há um aproveitamento e reformulação da instalação sanitária existente, tornando possível a sua apropriação tanto no nível inferior como superior. Por fim, posicionam-se dois módulos coloridos no seu interior. Um amarelo, contentor de infra-estruturas do ato de cozinhar, e um azul, mais relacionado com o ato de descansar. São essencialmente estes contentores que organizam as funções e definem o espaço da casa. Pode-se dizer que num sólido oco, incipiente, cria-se um cenário através da introdução de módulos que fazem a sobreposição e o entrelaçamento das funções espaciais.

BY Studios / WAATAA_we are all together around architecture - Imagem 22 de 25
Planta
BY Studios / WAATAA_we are all together around architecture - Imagem 2 de 25
© WAATAA PHOTOGRAPHY!

É com estes módulos que o habitante irá interagir e experimentar o seu espaço existencial de refúgio. Irá abrir e fechar, subir e descer, transformar a sua vivência diária.

BY Studios / WAATAA_we are all together around architecture - Imagem 9 de 25
© WAATAA PHOTOGRAPHY!

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Lisboa, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "BY Studios / WAATAA_we are all together around architecture" [BY Studios / WAATAA_we are all together around architecture] 25 Abr 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/869892/by-studios-waataa-we-are-all-together-around-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.