O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Espaço Público
  4. Canadá
  5. Bourgeois Lechasseur Architects
  6. 2014
  7. Place des Gens de Mer / Bourgeois Lechasseur Architects

Place des Gens de Mer / Bourgeois Lechasseur Architects

Place des Gens de Mer / Bourgeois Lechasseur Architects
Place des Gens de Mer / Bourgeois Lechasseur Architects, © Adrien Williams
© Adrien Williams
Planta
Planta
© Adrien Williams
© Adrien Williams

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este local público está localizado no coração de Cap-aux-Meules, uma aldeia nas Ilhas da Magdalen, sobre as ruínas de uma fábrica de processamento de peixe que foi destruída por um incêndio. O objetivo deste projeto é conceder uma segunda vida a este local estratégico e criar um espaço de encontro para os transeuntes. A Place des gens de mer é uma iniciativa do Município de Ilhas da Magdalen visando homenagear os trabalhadores no mar.

Fachada
Fachada
Fachada
Fachada
© Adrien Williams
© Adrien Williams

As diversas características da praça foram estabelecidas nas fundações da planta anterior. A disposição do programa é reminiscente das cadeias de processamento da fábrica e longas tabelas de classificação. Apesar da sua localização estratégica, no centro da zona portuária, os arredores imediatos da praça não são muito acolhedores.

A ideia era que o lugar fosse fechado em si mesmo. Uma calçada de madeira a céu aberto circunda o local para garantir uma certa intimidade e orientar os transeuntes ao longo de um caminho de descoberta. A ondulação representa um mar tempestuoso. A praça apresenta uma ala de serviço, um mirante, uma zona de mercado público, um palco e uma ágora. Os balcões e bancadas de madeira salientes e oscilantes representam as docas.

© Adrien Williams
© Adrien Williams

A Place des gens de mer é parte de um projeto maior: Le parcours insulaire. Este local público é o primeiro de uma série de 12 sítios panorâmicos escolhidos por seu caráter fotogênico e sua importância para o patrimônio da região. Os outros locais ao longo do Parcours insulaire consistem em sinais, ajudas de interpretação e terminais interativos que contam a história do local. Na praça, o poema de um artista local te acompanha na viagem, enquanto os outros espaços tem um narrador contando as histórias. Cedro oriental e compensado naval são usados por sua resistência em ambientes salinos.

© Adrien Williams
© Adrien Williams

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Place des Gens de Mer / Bourgeois Lechasseur Architects" [Place des Gens de Mer / Bourgeois Lechasseur Architects] 24 Abr 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/869879/place-des-gens-de-mer-bourgeois-lechasseur-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.