Peace Creek Villas / John Friedman Alice Kimm Architects

 Peace Creek Villas  / John Friedman Alice Kimm Architects - Mais Imagens+ 25

Chengdu, China
  • Arquitetos: John Friedman Alice Kimm Architects; John Friedman Alice Kimm Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  14000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Su Chen
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Roto, StoCoat Lotusan
  • Cidade: Chengdu
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
© Su Chen
Implantação

Descrição enviada pela equipe de projeto. Em um país conhecido por blocos residenciais maciços e entornos também residenciais que, como em muitas outras culturas, baseiam-se nos estilos arquitetônicos tradicionais para criar algo único: um bairro pacífico e de escala humana, composto por residências unifamiliares completamente contemporâneas em sua forma e seus materiais. 

© Su Chen

Como parte de um empreendimento maior denominado Luxe Lakes, os arquitetos e seus clientes assumiram o risco calculado de rejeitar a arquitetura tradicional ocidental para dar espaço a uma solução estética e de projeto que combinasse o respeito chinês em relação à natureza com sua particular aspiração ao futuro. O resultado final é um novo protótipo para residências unifamiliares de classes média e alta na China e para além do país.

© Su Chen

Trabalhando dentro de uma paisagem construída nos "subúrbios" de crescimento acelerado em Chengdu obteve-se algo inesperado. "Queríamos oferecer um novo tipo de experiência", disse John Friedman, "algo mais orgânico e inspirado em formas naturais, inclusive antropomórficas as vezes". O conceito norteador foi a intenção de criar espaços com uma fluência entre si, com formas contínuas que encaminham e também se abrem ao exterior. "Sem tentar imitar os ambientes reais vistos na pintura tradicional da paisagem, buscamos criar o mesmo tipo de qualidade flutuante, como a dos sonhos, expresso nessas pinturas", complementa Friedman.

© Su Chen
Plantas

Os clientes contrataram o JFAK a partir da reputação do escritório graças a seus projetos ousados e originais. "Os clientes queriam que projetássemos algo que nunca tinha sido visto antes", disse Friedman. "Nos deram a liberdade de explorar - não só para fazer algo novo, mas também para encontrar um modelo único que relacione-se com a forma como as pessoas poderiam viver na nova China".

© Su Chen

Cada um dos tipos de vila é composto por três pavimentos de altura, com as áreas de estar e públicas localizadas nos pavimentos intermediários acessados a partir da rua. Os pavimentos superiores são destinados aos dormitórios particulares, e os níveis inferiores aos espaços recreativos adicionais e comunais que se abrem ao longo do canal. O sistema estrutural para todas as casas é concreto moldado in loco, com vários materiais de revestimento que incluem gesso, madeira, metal, pedra e vidro.

© Su Chen

Ao utilizar tal paleta de materiais, os arquitetos criaram formas orgânicas que tem curvas, tanto em planta, quanto em corte, e que criam um sentido de fluxo e conexão contínuos. As paredes curvas e os pisos reforçam uma conexão com a natureza e produzem um efeito suave. Além disso, criam estruturas com uma "transparência direcional" similar a um tubo que, simultaneamente, capta as vistas da paisagem circundante, e proporciona privacidade lateral. As residências são suficientemente similares - em termos de materialidade - para criar um sentido forte de comunidade, mas também suficientemente diferentes para criar um ambiente heterogêneo e imprevisível. Dentro de cada uma há uma ampla entrada de luz natural através de claraboias, vistas da paisagem natural, e também vistas inusitadas, surpreendentes, inesperadas, marcando cada residência como especial, projetada com cuidado e reflexão. São esses pequenos detalhes, tanto como as grandes ações de projeto e o caráter geral das casas, o que torna os conjuntos únicos e atemporais.

Muito antes do término da construção as 43 unidades foram vendidas em um dia.

© Su Chen

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Chengdu, Sichuan, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: " Peace Creek Villas / John Friedman Alice Kimm Architects" [ Peace Creek Villas / John Friedman Alice Kimm Architects] 30 Abr 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/869844/peace-creek-villas-john-friedman-alice-kimm-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.