ZAC Bassins à Flot / Hamonic + Masson & Associés

ZAC Bassins à Flot / Hamonic + Masson & Associés - Mais Imagens+ 25

  • Arquitetos: Hamonic + Masson & Associés; Hamonic + Masson & Associés
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  4065
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Berry Alloc, Kalzip, RESISTEX, Soprema, VELUX Commercial
  • Construtora: Eiffage Construction
  • Concreto Armado: Bernadberoy
  • Inspeção Técnica: Veritas
  • Cidade: Bordeaux
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
© Takuji Shimmura

Descrição enviada pela equipe de projeto. Os Bassins à flots é um lugar de 162 ha, um porto de alta qualidade e um distrito industrial para qual a prefeitura de Bordeaux tem planos de desenvolvimento. As instruções de Nicolas Michelin são criar um vínculo entre o local e o horizonte, e construir sobre a metáfora da fábrica, armazém e marinas. 

© Takuji Shimmura

Nosso projeto é muito industrial já que é sólido, compacto e revestido de metal. Há um elemento ocasional levantado, um edifício de nove pavimentos que sobressai para cima, como um periscópio. É disto que se trata o projeto: a construção de um horizonte sereno e a criação de uma forma similar a uma aldeia com percursos no térreo.

Diagramas

Situado no Norte de Bordeaux, este lugar é especial principalmente por sua forte história industrial. "Urban Dock" é um importante elemento neste terreno e oferece a seus habitantes uma qualidade de vida. O edifício sintetiza as diferentes aspirações da cidade e forma um vínculo tangível entre espaço público e privado deste lote particular.

© Takuji Shimmura

O estilo arquitetônico contemporâneo de "Urban Dock" reflete sua sobriedade harmoniosa. Situado numa zona portuária, o projeto tem um elemento monolítico que se estende ao longo do mesmo e que ecoa o espírito das docas. A nova construção oferece numerosas aberturas aos corpos de água vizinhos. A volumetria geral, a escolha de materiais e cores também contribuem para a criação de um sentimento marítimo. Os diferentes níveis (3, 5 e 9 pavimentos) jogam com escalas e privilegiam várias orientações e múltiplos pontos de vista.

Planta 01
© Atelier Positif

O edifício está revestido de metal, que em algumas ocasiões se perfura com o fim de permitir que as varandas apareçam, criando um ritmo na fachada. O revestimento também produz uma "pele dupla" com diferentes transparências e um efeito parecido a uma casca, com um interior brilhante que proporciona um contraste com as varandas brancas situadas no interior do branco.

© Takuji Shimmura

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Maison du projet des Bassins à flot, Quai Armand Lalande, 33300 Bordeaux, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "ZAC Bassins à Flot / Hamonic + Masson & Associés" [ZAC Bassins à Flot / Hamonic + Masson & Associés] 23 Abr 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/869834/zac-bassins-a-flot-hamonic-plus-masson-and-associes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.