Casa Olhos D’água / Aguirre Arquitetura

Casa Olhos D’água  / Aguirre Arquitetura - Sofá, Mesa, CadeiraCasa Olhos D’água  / Aguirre Arquitetura - Mesa, Cadeira, VigaCasa Olhos D’água  / Aguirre Arquitetura - Pia, Bancada, Madeira, Cozinha, Banheira, PrateleiraCasa Olhos D’água  / Aguirre Arquitetura - Fachada, JanelaCasa Olhos D’água  / Aguirre Arquitetura - Mais Imagens+ 9

Uberlândia, Brasil
  • Arquitetos: Aguirre Arquitetura; Aguirre Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  312
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Leonardo Finotti
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Axel Metal, Bom Tempo, Cozinha, Duolux Interpam, Esquadria, Iluminação, Kazsa Portas, Marcenaria, Móveis Brasil Central, Piscina e Spa, Porcelanato, Portas, Portas e Painéis ripados, Portobello, SP Interiores, Via lazer
  • Iluminação: Alexandre Aguirre e Fernando Aurélio Barros
  • Paisagismo:: Mariana Galassi
  • Interiores: Aguirre Arquitetura e Maria Fernanda Ribeiro
  • Autores: Alexandre Aguirre e Dodora Aguirre
  • Arquiteto Responsável: Alexandre Aguirre
  • Equipe: Michell Damascena , Mateus Finotti
  • Cidade: Uberlândia
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa Olhos D’água  / Aguirre Arquitetura - Fachada, Janela
© Leonardo Finotti

Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência foi pensada para um jovem casal que gostariam de um lugar para receber amigos, fazer festas e que no futuro pudessem ter filhos e aproveitarem em família.

O conceito usado foi o de “sala avarandada” onde permite que a sala se transforme em uma varanda, deixando assim todo esse ambiente livre interagindo com o ambiente externo. A linha de design seguida pelo escritório é sempre a minimalista, onde menos sempre é mais.

Casa Olhos D’água  / Aguirre Arquitetura - Imagem 9 de 14
© Leonardo Finotti
Casa Olhos D’água  / Aguirre Arquitetura - Sofá, Mesa, Cadeira
© Leonardo Finotti

A concepção do projeto baseou-se em setorizar as funções da casa, porém as mesmas deveriam estabelecer interações fluídas. O projeto segue uma linha minimalista que pode ser notado pelas formas puras e materiais com apelo arquitetônico clean.

A maior dificuldade foi de conseguir encaixar no terreno de 423m² todo o programa de necessidades dos clientes

Planta
Planta

A planta térrea da casa foi pensada para ser toda integrada, onde, sala de estar, sala de jantar e gourmet tornam-se um único ambiente com aberturas para iluminação natural e ventilação cruzada, dando maior eficiência ao conforto térmico da casa e maior fluidez da planta, além de ter uma vista para o jardim de qualquer ponto da casa.

O maior diferencial vai para o grande vão da área social que integra com toda a área de lazer. A fachada se destaca com desenho simples e estética agradável.

Casa Olhos D’água  / Aguirre Arquitetura - Mesa, Cadeira, Viga
© Leonardo Finotti
Casa Olhos D’água  / Aguirre Arquitetura - Janela
© Leonardo Finotti

Por conta do afastamento frontal generoso e uma pequena praça em frente ao terreno, a casa foi pensada em ter a visão de contemplação destes jardins, porém resguardando os moradores, sendo assim, toda a fachada é aberta para fora e protegida com painéis ripados de madeira cumaru, que dão a visão ao lado externo ao mesmo tempo que dão privacidade aos moradores e visitantes

Na garagem foi pensado um painel camarão, que quando aberto, integra a mesma à área de lazer e dá a casa mais uma área de apoio para festas e eventos. O volume superior, também com painel camarão, quando aberto, dá a suíte máster uma vista do jardim frontal e da praça em frente à residência, fechado ele deixa essa vista invadir a suíte com maior privacidade.  

Casa Olhos D’água  / Aguirre Arquitetura - Corrimão
© Leonardo Finotti
Corte

A madeira é o material predominante da residência, pensada para ser um elemento natural que dê aos moradores sensação de aconchego. O mármore travertino, por ser um material nobre e atemporal, foi bastante usado em vários ambientes da casa: entrada principal, toda área de lazer e banheiros.

O projeto de interiores assim como a arquitetura da casa segue mesma linha minimalista, usando materiais nobres e com aspectos naturais a fim de manter a arquitetura clean e atemporal. Foram utilizados tons brancos em todas as paredes deixando a casa leve e com amplitude. Em alguns pontos específicos da decoração foi utilizado madeira em conjunto com tons crus, a fim de proporcionar um equilíbrio estético criando ambientes mais aconchegantes e refinados.

Casa Olhos D’água  / Aguirre Arquitetura - Fachada
© Leonardo Finotti
Casa Olhos D’água  / Aguirre Arquitetura - Pia, Bancada, Madeira, Cozinha, Banheira, Prateleira
© Leonardo Finotti

A iluminação do projeto consiste em criar cenas e proporcionar ambientes mais aconchegantes. Luzes pontuais foram estabelecidas para evidenciar passagens, móveis de destaque, e até mesmo para manter vivo o paisagismo durante o período da noite.

Para o paisagismo foi pensada uma vegetação mais densa para a abertura norte e vegetação ao entorno da casa com plantas tropicais dando um conforto visual e trabalhando o aconchego aos moradores e visitantes

Casa Olhos D’água  / Aguirre Arquitetura - Janela, Iluminação, Fachada, Aido
© Leonardo Finotti

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Olhos D’água / Aguirre Arquitetura" 24 Abr 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/869718/casa-olhos-dagua-aguirre-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.