Casa no Itanhangá / Desenho Brasileiro

Casa no Itanhangá / Desenho Brasileiro

© André Nazareth © André Nazareth © André Nazareth © André Nazareth + 41

Itanhangá, Brasil
  • Arquitetos: Desenho Brasileiro
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  610
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Cozendei, Itanhangá Revestimentos, VH pedras
  • Autor:Patricia Fendt
  • Arquitetas Responsáveis:Bruna Ramos Heinzen, Ludmilla Duarte
  • Construção:Getulio Evangelista
  • Cálculo Estrutural:Mauro Cápua
  • Cidade:Itanhangá
  • País:Brasil
Mais informaçõesMenos informações
© André Nazareth
© André Nazareth

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa está localizada no Itanhangá, um bairro residencial no início da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. O lote, que nunca havia sido construído, fica dentro da densa Floresta da Tijuca, cercado por vegetação nativa e topografia marcante.

© André Nazareth
© André Nazareth

O conceito do projeto era implantar a casa com suas maiores aberturas na direção longitudinal do lote, diretamente para o verde da floresta atrás e com a vista do vale a frente e, ao mesmo tempo, proteger a privacidade para os vizinhos ao máximo . O cobertura verde faz a ligação com a mata e amplia os panoramas, como um mirante.

© André Nazareth
© André Nazareth

Devido à topografia íngreme, era necessário fazer um planalto para ter o piso térreo da casa e a área ao ar livre no mesmo nível, permitindo a máxima integração. Os quartos privados estão todos localizados no segundo andar.

Planta
Planta

Os materiais escolhidos resultam de uma mistura entre concreto aparente para as estruturas, madeira para a fachada, combinado com paredes pintadas de branco e armações metálicas escuras para as janelas e portas. O objetivo principal era enfatizar a natureza. Não era desejável que a arquitetura pudesse ofuscar o ambiente. Do exterior ao interior, o objeto mistura-se com as texturas do ambiente natural e, de dentro para fora, as grandes portas e janelas contínuas maximizam a exposição à paisagem única.

Corte
Corte
© André Nazareth
© André Nazareth

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa no Itanhangá / Desenho Brasileiro" [House in Itanhangá / Desenho Brasileiro] 07 Mai 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/869474/casa-em-itanhanga-desenho-brasileiro> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.