Oslo Skatehall / Dark Arkitekter

Oslo Skatehall / Dark Arkitekter

Oslo Skatehall / Dark Arkitekter - Mais Imagens+ 44

Sagene, Noruega
  • Paisagismo: Rambøll
  • Empreiteira: Varden Entreprenør AS
  • Projeto Da Pista De Skate: Glifberg - Lykke
  • Cidade: Sagene
  • País: Noruega
Mais informaçõesMenos informações
© Lars Gartå

Descrição enviada pela equipe de projeto. Andar de skate foi proibido na Noruega no dia 1 de Setembro de 1978 com a intenção de prevenir acidentes graves. Isso não desencorajou os esqueitistas e a cena do skate aumentou constantemente. Quando a proibição foi suspensa em 1989, o interesse explodiu. Os esqueitistas passaram de infratores a celebridades e ídolos juvenis. Em janeiro de 2017, 28 anos depois da proibição, Oslo finalmente conseguiu seu próprio lugar personalizado para o esporte, atualmente bem estabelecido. O skatehall de Oslo destaca-se agora como o melhor projeto dentro desse programa, personalizado e um dos maiores de seu tipo no norte da Europa.

© Lars Gartå
Planta de Implantação
© Finn Ståle Felberg/Kultur- og idrettsbygg Oslo KF

A marca arquitetônica do edifício está conceitualmente enraizada nos elementos e o movimento do skateboarding, expondo, assim, a função do edifício. A estrutura é dominada por dois volumes diferentes e contrastantes, um claro e outro escuro, que dividem a mesma linguagem arquitetônica. Esses dois elementos estruturais formam balanços inclinados em direções opostas ao terreno subjacente. Levantados a leste e o oeste, criam linhas diagonais dinâmicas na paisagem. Cada balanço possui amplas bordas de chapas de metal dourado, acentuando as formas dramáticas e proporcionando demarcações para os grandes painéis de vidro. O contato visual entre o interior e o exterior se mantém através dessas fachadas envidraçadas, apresentando uma impressão tentadora do edifício à distância, e permitindo aos espectadores externos uma boa legibilidade do projeto, criando uma sensação de segurança, clareza e ordem. As amplas dimensões do espaço dão aos participantes e espectadores um acesso completo às atividades que, inclusive, podem ser observadas a partir da cafeteria, o que a transforma em um atraente mirante internamente.

© Finn Ståle Felberg/Kultur- og idrettsbygg Oslo KF
© Lars Gartå
© Finn Ståle Felberg/Kultur- og idrettsbygg Oslo KF

O skatehall está localizado em uma região privilegiada, rodeado por áreas recreativas ao livre em Voldsløkka, parte do distrito de Sagene de Oslo. A entrada principal na parte oeste conduz diretamente ao hall de entrada e à cafeteria, que são claramente visíveis através da fachada de vidro na esquina sudoeste do edifício. Os enormes elementos em balanço criam um refúgio natural sobre a entrada e a zona de assentos ao ar livre. Nos meses de versão, o café se abre a este espaço externo e convida a sentar-se ao sol nas mesas ou no anfiteatro de concreto que encontra-se na ladeira mais à frente. Na parte leste do edifício, uma pista de skate em níveis conecta as diferentes cotas do terreno, juntando a pista de concreto na base com o caminho principal de Voldsløkka na parte superior. A partir do anfiteatro e do caminho, atividades de skate dentro e fora do salão principal podem ser experimentadas simultaneamente. Quanto as grades e portas se abrem, esses espaços de atividade interior e exterior se conectam completamente. Esta característica diferenciada do edifício cria possibilidades únicas para os eventos e competições importantes. As linhas dramáticas da estrutura se repetem nas instalações externas, respondendo à paisagem e conectando-se com os espaços mais amplos da região recreativa.

© Finn Ståle Felberg/Kultur- og idrettsbygg Oslo KF

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Stavangergata 28, 0467 Oslo, Noruega

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Oslo Skatehall / Dark Arkitekter" [Oslo Skatehall / Dark Arkitekter] 15 Abr 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/869179/oslo-skatehall-dark-arkitekter> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.