O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Brasil
  5. Urban Ode Arquitetura e Urbanismo
  6. 2017
  7. Casa C52 / Urban Ode Arquitetura e Urbanismo

Casa C52 / Urban Ode Arquitetura e Urbanismo

  • 05:00 - 11 Abril, 2017
Casa C52 / Urban Ode Arquitetura e Urbanismo
Casa C52  / Urban Ode Arquitetura e Urbanismo, © Marcelo Donadussi
© Marcelo Donadussi

© Marcelo Donadussi © Marcelo Donadussi © Marcelo Donadussi © Marcelo Donadussi + 66

© Marcelo Donadussi
© Marcelo Donadussi

Descrição enviada pela equipe de projeto. Quando recebemos a demanda, uma das primeiras coisas pensadas foi: vamos fugir da já clássica tipologia da casa exposta, tão marcante nos condomínios do litoral gaúcho -  com esquadria de cima a baixo, pé direito duplo e escada também envidraçada. A ideia era que a casa se resguardasse e então, na parte social, se abrisse para o deck dos fundos. Com essa mesma premissa em mente, surgiram algumas outras atitudes de projeto que nos guiaram, como, elevar o térreo da casa em 50 cm para que o veículo estacionado não fosse visto da sala e, com isto, o acesso principal seria feito por uma rampa de leve inclinação, protegendo a porta de entrada que ficaria recuada. Também tivemos cuidado com o tamanho das esquadrias por questões de privacidade, já que os lotes são estreitos e os vizinhos podem ter aberturas a 1,5m da divisa. 

© Marcelo Donadussi
© Marcelo Donadussi

Por se tratar de uma casa de praia, nossa demanda foi que os quartos fossem de tamanho reduzido, funcionais e as áreas de convivência fossem privilegiadas. O cliente também queria que a casa servisse para todos os públicos, então temos 02 quartos no térreo, por questões de acessibilidade facilitada. 

Planta - Térreo
Planta - Térreo
Corte
Corte
Planta - Superior
Planta - Superior

Em termos volumétricos, pensamos o volume que abriga a parte social sendo mais aberto, relacionando-se diretamente com o pátio dos fundos, onde estão o deck e piscina. Para descolar o volume íntimo, ainda no pavimento térreo, usamos o jardim de inverno, o qual quebra a volumetria do conjunto em dois blocos – e com isso ganhamos mais quatro aberturas, mantendo a ventilação cruzada. Já o pavimento superior é todo resolvido como um bloco único, sendo a sacada íntima resultante do encontro do pavimento inferior com o superior, apenas protegida por uma parede de concreto aparente. 

© Marcelo Donadussi
© Marcelo Donadussi

Aliás, a composição de planos foi preponderante, começando pela fachada mais ao leste. Para quebrar a dureza formal do conjunto, trabalhamos com a decomposição dos volumes em planos. É possível perceber isto na fachada lateral onde se lê o plano inferior em duas partes de tijolo cerâmico (parede do pergolado, a qual divide o fluxo do acesso secundário, e parede lateral da área social), o plano superior do bloco íntimo também em tijolo e o plano de concreto armado que dá privacidade à sacada. A mesma lógica foi usada na fachada frontal e posterior, onde os planos de tijolo passam 10cm e soltam os demais elementos: vigas em concreto aparente, alvenarias rebocadas e pintadas de branco e aberturas em vidro. Sempre com o intuito de dar legibilidade ao conjunto, característica esta que acreditamos ser o grande determinante de um grande ‘design’. 

© Marcelo Donadussi
© Marcelo Donadussi

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Urban Ode Arquitetura e Urbanismo
Escritório
Cita: "Casa C52 / Urban Ode Arquitetura e Urbanismo" [C52 House / Urban Ode Arquitetura e Urbanismo] 11 Abr 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/868860/casa-c52-urban-ode> ISSN 0719-8906