Residência TR / PMMT

Residência TR / PMMT - Mais Imagens+ 17

Barcelona, Espanha
  • Arquitetos: PMMT; PMMT
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  506
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Pedro Pegenaute
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Flexbrick, Font Fusters, Technal
  • Arquitetos Autores: Patricio Martinez, Maximià Torruella
  • Arquitetos: Sara Garcés, María Arau, Rita Barata, Ester Badia, Carlota Laucirica, Beatriz Cases, Laura Bosi, Lourdes Vidal-Ribas
  • Estruturas: Bis Arquitectes, Laia Picarín, Marta Farrús
  • Instalações: ARC Ingeniería, Alberto Lopez
  • Medições E Orçamento: Ricard Balañá
  • Equipe: Alex Herráez, Joana Cornudella, Luis Gotor
  • Cidade: Barcelona
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© Pedro Pegenaute

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa TR é uma residência unifamiliar de morfologia compacta, cujo volume foi definido a partir da intenção de responder às limitações que o projeto apresentava em sua origem com soluções de inovação e critérios de funcionalidade. Diante das condicionantes urbanísticas do lote, um terreno de posição deprimida, gera-se um salto de cota entre os acessos a partir da rua e o acesso próprio da residência, permitindo a entrada à mesma através de dois níveis, o inferior e o intermediário. Através de encostas e rampas foram estabelecidas diferentes relações entre o entorno da residência e seus espaços internos com o objetivo de suavizar a diferença de cotas existente entre a rua e o terreno.

© Pedro Pegenaute

O resultado é um cubo de 13 por 13,5 metros em três pavimentos que implanta-se sobre o terreno em uma cota inferior à da rua, e que busca estabelecer relações visuais com o córrego que a o delimita, ao mesmo tempo que busca integrar-se visualmente à paisagem em relação às edificações de maior gabarito que o rodeiam. O volume se organiza para dar respostas às necessidades do usuário, estabelecendo todos os ambientes principais da residência em um eixo, o que gera, por sua vez, a privacidade dos usuários em relação à rua e aos vizinhos, além da relação visual dos mesmos com a vegetação do entorno. Enquanto isso, no outro eixo do projeto, a residência busca sua integração com o entorno vegetal, camuflando-se nele.

© Pedro Pegenaute

A imagem do edifício busca responder à suas necessidades funcionais definidas. Por um lado, um envelope externo feito em telhas cerâmicas vitrificadas instaladas sobre uma rede de aço inoxidável relacionam-se à necessidade de camuflagem com o entorno verde. Dentro de uma gama de verdes, trabalhou-se com quatro tons diferentes para obter as mesmas tonalidades observadas na paisagem circundante durante as quatro estações do ano, criando a sensação de fusão necessária. Por meio desta cortina cerâmica conseguimos resolver quatro planos que na arquitetura normalmente são resolvidos de forma separada: a fachada, a pérgola, as cortinas e o telhado.

© Pedro Pegenaute
Diagrama
© Pedro Pegenaute

Por outro lado, as fachadas para onde se abrem os diferentes cômodos dão resposta às necessidades, tanto visuais, quanto de privacidade dos usuários em relação ao entorno. A solução resultante é uma fachada criada com madeira de castanheiros que possuem aberturas precisamente dimensionadas de acordo com a demanda de iluminação e conforto para os habitantes. Nas áreas de abertura dispôs-se um sistema de tábuas horizontais ajustáveis de alumínio que permite ao usuário ter controle sobre a incidência solar e, ao mesmo tempo, garante melhores níveis de conforto internamente.

© Pedro Pegenaute
Planta dos Pavimentos
© Pedro Pegenaute

As plataformas externas são costuradas de uma forma a conectar as diferentes áreas de acesso localizadas em diferentes alturas, com uma rampa de paralelepípedo feita com peças de granito intercaladas com pequenas áreas de grama. Frontalmente, uma plataforma de madeira se estende com o objetivo de prolongar o espaço das salas de estar e jantar interior até a parte exterior, gerando uma agradável área de estar externa sob a sombra das árvores. Esta plataforma, além disso, comunica-se lateralmente com a parte posterior da residência, gerando uma diversidade de fluxos.

© Pedro Pegenaute

Por sua morfologia e topografia, o terreno trapezoidal apresentava um grade desnível em sua ponta, a mais próxima ao córrego. Nessa área, mais distanciada da rua, gera-se um espaço de jogos. O grande desnível é costurado por uma sequência de plataformas de madeira que dialogam a todo momento com a residência e entre si mesmas. Plataformas externas que foram construídas com a mesma madeira de castanheiro da fachada potencializam o vínculo entre residência e jardim, com peças da mesma proporção e disposição.

© Pedro Pegenaute

A solução obtida por uma fachada criada com madeira de castanheiros cujas aberturas foram dimensionadas e justificadas respondendo a parâmetros funcionais e de conforto dos habitantes da casa em cada um dos ambientes. Nas áreas de abertura dispôs-se um sistema de tábuas horizontais ajustáveis de alumínio que permite ao usuário ter controle sobre a incidência solar e, ao mesmo tempo, garante melhores níveis de conforto internamente.

Corte

Portanto, a Residência TR, em Barcelona, do escritório de arquitetura PMMT representa um exercício de inovação plenamente funcional, que alcança um claro diálogo com seu entorno ao mesmo tempo que produz respostas às necessidades mutáveis do usuário.

© Pedro Pegenaute

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Residência TR / PMMT" [TR House / PMMT] 10 Abr 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/868789/residencia-tr-pmmt> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.