Deli / DC.AD

Deli  / DC.AD - Mais Imagens+ 16

  • Arquitetos: DC.AD; DC.AD
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  25
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
  • Design Gráfico: Thisislove Studio
  • Cliente: Pedro Carvalho, Leonor Manita
  • Arquiteto Responsável: DC.AD
  • Equipe: Madalena Fezas Vital
  • Cidade: Lisboa
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
© Francisco Nogueira

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este espaço ocupa 25m2 do rés-do-chão de um edifício situado no bairro do Príncipe Real, no centro histórico da cidade de Lisboa. O conceito gira essencialmente à volta de um serviço grab&go onde existe também a possibilidade de servir refeições rápidas durante o dia.

No piso térreo funciona um espaço de atendimento ao público com uma pequena copa de apoio. E, no piso inferior situam-se as instalações sanitárias e um pequeno armazém.

© Francisco Nogueira
Planta

A partir do exterior da loja encontra-se uma montra de vidro emoldurada por uma faixa de mármore, que contorna os vãos existentes. Este elemento é dos poucos vestígios construtivos originais existentes, que se replica ao longo da rua, emoldurando as montras das lojas dos edifícios adjacentes.

Esta pré-existência foi o ponto de partida do projecto. Numa tentativa de a valorizar, desenhou-se dentro da mesma lógica, o seu prolongamento para o interior. Esta nova peça tanto acompanha o desenho dos vãos como marca a transição entre o interior e o exterior da loja através da sua monomaterialidade. Apro-veitando a profundidade da parede e até à altura da janela existente, incluiu-se ainda, a todo o seu com-primento, uma mesa corrida com vista para a rua.

© Francisco Nogueira
Perspectiva

Com o intuito de inundar o vão de escadas com luz natural, procedeu-se à demolição da parede que o separava do espaço principal, substituindo-a por uma estrutura vazada, construída em metal e rede branca, que sobe até ao tecto, dividindo os dois espaços.

A colocação desta estante definiu a posição dos balcões de atendimento que se encontram paralelos à fachada dando-lhes mais visibilidade a partir do exterior.

© Francisco Nogueira
© Francisco Nogueira

Integrou-se também um banco corrido estofado em pele, ao longo da parede mais comprida do espaço, de forma a oferecer o máximo de lugares sentados, ocupando a menor área possível.

Paralelamente, deu-se prioridade à injecção de personalidade no espaço através da utilização de materiais aplicados em bruto, seguindo uma estética minimalista.

Nas paredes, um lambrim azul, contorna o espaço até à altura dos vãos e segue em panos brancos ou espelhados até ao tecto, equilibrando as proporções de área vs altura. Para o chão optou-se pela colo-cação de um pavimento em cimento escuro que se relaciona com a moldura de mármore original.

© Francisco Nogueira

Nos revestimentos das frentes de balcões, seguiu-se a mesma lógica de contenção com revestimento a aço inox, assim como nos tampos de mesas desenhadas especificamente para o espaço.

Na estante branca que contrasta com o fundo azul da parede, estão dispostas as mercearias ou frutas do dia e suspendem-se os utensílios de cozinha que decoram o espaço numa uma estética funcional e despreocupada.

© Francisco Nogueira

Através da selecção de uma palete de cores pastel, iluminação pontual de parede, apontamentos em madeira e integração de plantas no espaço, suavizou-se a geometrização do desenho espaço.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Lisboa, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Deli / DC.AD" [Deli / DC.AD] 12 Abr 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/868788/deli-dd> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.