O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Arquitetura Industrial
  4. Espanha
  5. José Miguel García Pérez
  6. Serviços Logísticos e Auxiliares para JATA / José Miguel García Pérez

Serviços Logísticos e Auxiliares para JATA / José Miguel García Pérez

  • 21:00 - 8 Abril, 2017
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Serviços Logísticos e Auxiliares para JATA / José Miguel García Pérez
Serviços Logísticos e Auxiliares para JATA / José Miguel García Pérez, © José Manuel Cutillas
© José Manuel Cutillas

© José Manuel Cutillas © José Manuel Cutillas © José Manuel Cutillas © José Manuel Cutillas + 22

  • Arquitetos

  • Localização

    Ciudad Agroalimentaria, Tudela, Espanha
  • Arquiteto Responsável

    José Miguel García Pérez
  • Equipe de Projeto

    Sara Catalán Sesma, Ricardo Martínez Jordán
  • Área

    18550.0 m2
© José Manuel Cutillas
© José Manuel Cutillas

Descrição enviada pela equipe de projeto. JATA é uma companhia com mais de 50 anos de experiência na fabricação e comercialização de aparatos domésticos. Com uma sede original já obsoleta, optou-se pela construção de novas instalações de maior dimensão que abarcam os requisitos atuais da empresa e do mercado. Estes requerimentos eram, principalmente, uma grande superfície logística e espaços destinados às atividades de manipulação, recuperação, linhas de produção, laboratório, além de uma área propriamente administrativa.

© José Manuel Cutillas
© José Manuel Cutillas

Com esta distribuição de programa e sob pautas de funcionamento muito estudadas pela empresa ao longo de toda sua trajetória, o projeto nasce em dois volumes de linhas puras materializados através da construção industrializada a base de elementos pré-fabricados de concreto -como referência à empresa e sua produção em série - o que possibilitou a redução no tempo de execução da obra. O volume de maior tamanho abriga o programa de logística e o de menor tamanho, o restante. 

© José Manuel Cutillas
© José Manuel Cutillas

A área destinada à logística possui 14.6 metros de altura máxima, 100 metros de largura e 120 metros de comprimento. É um edifício com uma fachada fechada com painéis de concreto colocados horizontalmente, estrutura pré-fabricada de vigas de concreto de grandes aberturas para criar um espaço interior mais diáfano possível, iluminado naturalmente graças às claraboias; o volume de escritórios, de menor tamanho e maior complexidade de programa, é definido por uma fachada com elementos pré-fabricados de concreto verticais de piso a teto, com uma orientação sul-sudoeste que permite, por um lado, aproveitar a luz durante todo o dia sem que ela se torne um incômodo, criando uma iluminação natural uniforme em todo o edifício e, por outro, dotar o edifício das melhores vistas possíveis à paisagem aberta e ao monte Moncayo. A luz está presente em todas as partes e se busca uma transparência em todos os espaços gerando assim, conexões entre as diferentes áreas de trabalho com uma maior eficiência e melhora das condições laborais na empresa. 

Planta - primeiro pavimento
Planta - primeiro pavimento

Apesar do programa tão estrito, procurou-se criar um projeto com um valor arquitetônico relacionado com a empresa, uma estética que responde ao caráter inovador, porém tradicional, de uma indústria relacionada com o desenho como é a JATA Eletrodomésticos. 

© José Manuel Cutillas
© José Manuel Cutillas

Este valor do edifício, baseado na repetição, na austeridade e na funcionalidade gera uma peça rigorosa que é necessário ser rompida para marcar o acesso ao interior. Por esta razão, a entrada do edifício de escritórios rompe uma esquina de paralelepípedo criando um átrio de pé-direito duplo e forma fractal, contrastando com o rigor formal da peça.

© José Manuel Cutillas
© José Manuel Cutillas

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
José Miguel García Pérez
Escritório
Cita: "Serviços Logísticos e Auxiliares para JATA / José Miguel García Pérez" [Logistics and Auxiliary Services for JATA / José Miguel García Pérez] 08 Abr 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/868756/servicos-logisticos-e-auxiliares-para-jata-jose-miguel-garcia-perez> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.