O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Arquitetura Hoteleira
  4. Portugal
  5. Eduardo Souto de Moura
  6. 2016
  7. São Lourenço do Barrocal / Eduardo Souto de Moura

Remodelaçao

Apresentado por the MINI Clubman

São Lourenço do Barrocal / Eduardo Souto de Moura

São Lourenço do Barrocal / Eduardo Souto de Moura
São Lourenço do Barrocal / Eduardo Souto de Moura, © Nelson Garrido
© Nelson Garrido

© Nelson Garrido © Nelson Garrido © Nelson Garrido © Nelson Garrido + 45

© Nelson Garrido
© Nelson Garrido

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Monte tem um núcleo caracterizado por 7 edifícios implantados ao longo de uma rua central, que define dois conjuntos principais (Norte e Sul). O complexo Norte, com uma área de 4.144 m², é composto por 2 edifícios: o antigo edifício industrial e armazém para as ferramentas agrícolas. O complexo Sul é composto por 5 edifícios: a casa principal, os pavilhões agrícolas, o pombal, o canil e a pocilga, com uma área de 3.810 m². Mais ao sul, a área de vegetação compõe 20.333 m², incluindo a antiga casa do jardineiro, com uma área de 34 m², e a piscina exterior que se mantém firme no barrocal.

© Nelson Garrido
© Nelson Garrido

"A primeira coisa que impressionou, assim que cheguei, foi o ambiente do hotel, que é difícil de encontrar. Todo mundo sabe que o Alentejo é muito bonito, mas eu não esperava ter uma herança pré-histórica como esta.

© Nelson Garrido
© Nelson Garrido

Depois, havia outros dois fatores que também foram uma surpresa e geraram novos pontos de vista. A água na beira da propriedade - da famosa Barragem de Alqueva - e as vistas de Monsaraz que são adoráveis. A segunda pergunta foi a natureza urbana deste monte. Esta não é apenas uma casa. Este é verdadeiramente um mini-universo, uma aldeia. Tem sua própria hierarquia: uma rua, um quadrado, dependências, claustros. Isto é o que raramente encontramos em tão boas condições.

Eu vejo as coisas não pelo seu valor como tal, mas sempre do ponto de vista de como lidar com eles. Ou seja, o que devo fazer aqui? Todo mundo sabe que cada desenvolvimento histórico é único e Barrocal é um projeto difícil, mas muito interessante porque estamos trabalhando na ponta da navalha. Se nós vamos longe demais, nós vamos estragá-lo, e se não fizermos o suficiente, não funcionará.

© Nelson Garrido
© Nelson Garrido

A questão principal aqui é a partir de uma posição que é teoricamente muito interessante, mas realmente muito perigosa na prática - mas é a única maneira. A única maneira de preservar o patrimônio é viver com ele e usá-lo, mesmo que esteja danificado em alguns lugares. Porque só a vida cotidiana o transforma em algo natural e lhe dá status de patrimônio.

Planta
Planta

O que é fascinante aqui é a mudança no uso. Um edifício pode ser criado para um propósito específico e, em seguida, evoluir para atender às diferentes necessidades contemporâneas. Há um processo que é muito absorvente descobrir como uma prensa de azeite, por exemplo, pode se tornar um lugar para uma sala com um bar, como dependências agrícolas podem ser transformar em casas, e como um curral pode ser transformado em um restaurante. Esta mudança de uso não necessita de qualquer intervenção. O desafio é como a arquitetura vai responder.

© Nelson Garrido
© Nelson Garrido

Eu acho que as pessoas se sentirão em casa aqui, está será a primeira impressão delas, mesmo que tenham vindo apenas para relaxar. Um vai ler, outro vai escrever uma tese, outro está aqui para um feriado. As pessoas vão se encontrar e sair para comprar pão ou jantar. Depois de alguns dias eles estarão conectados. Acho que é importante formar um tipo de comunidade. Mas uma comunidade passageira, porque essa é a maneira que é projetado."

© Nelson Garrido
© Nelson Garrido

Alojamento e amenidades

Unidades de alojamento (22 Quartos, 2 Suítes, 16 Casas Rurais): 4.615 m²

Spa e studio: 575 m²

Restaurante sem os terraços externos: 599,5 m²

Bar: 102 m²

Adega: 521 m²

Loja com pátio: 194,50 m²

Estábulos e pista de equitação: 1.060 m²

Piscina exterior de adultos: 240 m²

Piscina infantil: 21,50 m²

Sala de jogos infantil com pátio: 153 m²

© Nelson Garrido
© Nelson Garrido

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "São Lourenço do Barrocal / Eduardo Souto de Moura" [São Lourenço do Barrocal / Eduardo Souto de Moura] 05 Abr 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/868537/sao-lourenco-do-barrocal-eduardo-souto-de-moura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.