Projeto de Reconstrução Pós-Terremoto em Guangming / The Chinese University of Hong Kong & Kunming University of Science and Technology

Projeto de Reconstrução Pós-Terremoto em Guangming / The Chinese University of Hong Kong & Kunming University of Science and Technology - Mais Imagens+ 12

Zhaotong, China
  • Arquitetos: The Chinese University of Hong Kong & Kunming University of Science and Technology; The Chinese University of Hong Kong & Kunming University of Science and Technology
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  148
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:CUHKU - KUST
© CUHKU - KUST

Descrição enviada pela equipe de projeto. Após o terremoto Ludian em 2014, a maioria das edificações locais de terra batida no distrito de Guangming foi destruída. Os habitantes optaram por construir casas de tijolo e concreto durante o período de reconstrução. No entanto, o preço dos materiais de construção aumentou rapidamente e tornaram-se inacessíveis para a maioria dos moradores locais.

Implantação

Este projeto representa uma inovação na tecnologia de construção com terra batida tradicional, fornecendo aos moradores uma estratégia de reconstrução segura, econômica, confortável e sustentável pela qual podem pagar, possuir e repassar.

© CUHKU - KUST

Uma casa protótipo com o sistema inovador de construção com terra batida foi construída para um casal de idosos para validar a tecnologia e o desempenho do edifício.

© CUHKU - KUST

Num terreno pequeno, o projeto foi integrado aos espaços semi-exteriores para proporcionar um ambiente artístico e confortável de estar para o casal de idosos. Vidros duplos e cobertura com isolamento são utilizados para melhorar o desempenho térmico do edifício.

Plantas

Para melhorar o desempenho sísmico, os componentes da parede são ajustados usando argila, areia, grama, etc. Barras de aço e cintas de amarração são adicionadas à parede para melhorar a integridade estrutural e para evitar rachaduras verticais. As cintas são escondidas na parede para que a fachada de terra possa parecer integrada. A qualidade dos materiais de construção, ferramentas e formas são melhores.

© CUHKU - KUST

O resultado de um teste de mesa vibratória mostra que o desempenho sísmico do edifício de terra batida foi significativamente melhorado e pode cumprir com os códigos sísmicos locais.

Cortes

A estratégia "3L" (tecnologia local, materiais locais e mão-de-obra local) foi usada no projeto de reconstrução. O resultado pode ser resumido em três aspectos:

© CUHKU - KUST

Na dimensão ambiental, o impacto ambiental das casas é minimizado. O bom desempenho térmico e o aproveitamento da iluminação natural garantiu um baixo consumo de energia operacional.

Croquis

Na dimensão econômica, os custos de construção e operação foram minimizados para serem acessíveis aos moradores locais. Os próprios habitantes construíram as casas, utilizando sua mão de obra e ferramentas simples. Eles poderão facilmente melhorar e fazer a manutenção de suas casas no futuro, além de utilizar esta tecnologia como um meio de garantir sua subsistência.

© CUHKU - KUST

Na dimensão social, os habitantes são completamente envolvidos em todo o processo de reconstrução. O governo local e os recursos universitários multidisciplinares apoiam a reconstrução rural. Protegemos o método de construção e estilo de vida tradicional com terra batida, melhorando o desempenho do edifício com uma estratégia simples e materiais locais.

© CUHKU - KUST

Na fase seguinte, este sistema anti-sísmico de construção com terra será aplicado a mais projetos rurais no sudoeste da China. Esta estratégia também fornecerá orientação para as políticas de reconstrução local e padrões de construção com terra batida.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Projeto de Reconstrução Pós-Terremoto em Guangming / The Chinese University of Hong Kong & Kunming University of Science and Technology" [Post-Earthquake Reconstruction Project in Guangming Village / The Chinese University of Hong Kong & Kunming University of Science and Technology] 03 Abr 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/868305/projeto-de-reconstrucao-pos-terremoto-em-guangming-the-chinese-university-of-hong-kong-and-kunming-university-of-science-and-technology> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.