Sesc São Paulo e Escola da Cidade promovem “Contra – Seminário Internacional – Condutas: Políticas da arquitetura e trabalho escravo na contemporaneidade”

Escola da Cidade reúne especialistas de 8 países para discutirem as políticas da arquitetura  e trabalho escravo na contemporaneidade.

O Sesc São Paulo e a Escola da Cidade – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo promovem de 4 a 8 de abril, o “Contra – Seminário Internacional – Condutas: Políticas da arquitetura e trabalho escravo na contemporaneidade”, evento concebido pelo projeto Contracondutas realizado nas unidades Belenzinho, Bom Retiro e Campo Limpo, e também na sede da Escola da Cidade, na Vila Buarque, centro da cidade de São Paulo. Nos cinco dias de evento, especialistas de 8 países se reúnem para discutir suas pesquisas em quatro painéis temáticos, mediados por professores da Faculdade e uma conferência inédita. O evento se encerra no dia 8 de abril, com a abertura da exposição Contracondutas e o lançamento do número 3 da publicação Cadernos de Pesquisa da Escola da Cidade – Especial Contracondutas.

O projeto Contracondutas se origina da atuação do sistema de justiça do trabalho dentro das ações de combate e erradicação do trabalho análogo a escravo na construção do Terminal 3 do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em 2013. Com a aprovação do Ministério Público do Trabalho, a Associação Escola da Cidade ficou encarregada de elaborar um projeto amplo e público que buscasse problematizar, difundir e transformar o conhecimento e a realidade do problema–enfrentamento nesse procedimento de justiça a partir de uma abordagem sobre a questão do trabalho análogo a escravo na contemporaneidade.

Com duração de um ano - maio de 2016 a maio de 2017 -, o projeto Contracondutas foi idealizado por uma equipe interdisciplinar de profissionais no âmbito do Conselho Técnico e opera como dispositivo que atravessa diversas atividades didático pedagógicas da Escola da Cidade – Seminário de Cultura e Realidade Contemporânea, o programa de Estágios de Pesquisa Científica e Experimental – ao mesmo tempo em que incorpora e provoca indagações acadêmicas, jornalísticas e artísticas, projetando-se em direção ao debate público do tema e seus impactos na cidade, nas relações sociais, na ocupação do território, nos fluxos migratórios, nas políticas públicas e nas produções culturais. A 12a edição do Seminário Internacional da Escola da Cidade toma emprestado o tema desse importante debate.

Locais e programação:

Terça-feira, dia 4 de abril, das 14h às 20h30 - Sesc Belenzinho

1° painel | Arquitetura e Trabalho | 14h às 17h
As atividades do Seminário são abertas às 14 horas, com falas de Danilo Santos Miranda (Diretor Regional do Sesc São Paulo) e Ciro Pirondi (Diretor da Escola da Cidade). Os participantes do primeiro painel temático “Arquitetura e Trabalho”, que acontece em seguida, são: a arquiteta Beatriz Toni e a mutirante Cristina Lima, do coletivo Usina (Brasil); Ana Luiza Nobre (PUC Rio e RIO NOW, Brasil) e Peggy Deamer (Universidade de Yale, Estados Unidos). Mediação de Carol Tonetti e Ligia Nobre.

Conferência | “Arquitetura como Tecnologia Política | 18h às 20h30
Às 18 horas, tem início a conferência “Arquitetura como Tecnologia Política”, com Felicity D. Scott (GSAAP Universidade de Columbia, Estados Unidos).

Quarta-feira, dia 5 de abril, das 14h às 20h30 - Sesc Bom Retiro e Escola da Cidade

Sesc Bom Retiro | 2° painel | Desenho de Estratégias | 14h às 17h
As atividades do dia se iniciam com o painel “Desenho de Estratégias”, que reúne Melanie Dodd (CSM e Muf Art Architecture, Grã-Bretanha), Manuel Ulloa (EA-HR, Chile) e Diego Barajas e Camilo García (Husos Arquitectos, Espanha e Colômbia). Mediação de Marina Grinover

Escola da Cidade | Estúdio Vertical da Escola da Cidade | 18h às 20h30
O projeto Contracondutas fez uma parceria com o Estúdio Vertical da Escola da Cidade e os convidados do Seminário Internacional participação nas bancas de avaliações dos estudantes da Escola, desenvolvendo e costurando as questões anunciadas e discutidas durante o Seminário, aplicadas aos trabalhos dos estudantes.

Quinta-feira, dia 6 de abril, das 14h às 20h30 – Sesc Bom Retiro e Escola da Cidade

Sesc Bom Retiro | 3° painel | “Contracartografias” | 14h às 17h
O painel temático “Contracartografias” traz o argentino Pablo Ares do coletivo Iconoclassistas, o artista brasileiro Daniel Lima, David Sperling (NEC/IAU USP) e o pesquisador André Mesquita. Mediação de Marta Lagreca.

Escola da Cidade | Estúdio Vertical da Escola da Cidade | 18h às 20h30

Sexta-feira, dia 7 de abril, das 14h às 20h30 – Sesc Campo Limpo

Sesc Campo Limpo | 4° painel | “O Comum e o Direito: Habilidade de Resposta” | 14h às 17h
Rodrigo Bonciani (UNILA), Paulo Tavares e representante do site Repórter Brasil (a confirmar). Mediação de Amália dos Santos

Sesc Campo Limpo | Estúdio Vertical da Escola da Cidade | 18h às 20h30

Sábado, dia 8 de abril, das 15h às 18h - Escola da Cidade

Escola da Cidade | Lançamento da Revista Cadernos de Pesquisa da Escola da Cidade # 3 – Especial Contracondutas | Abertura da exposição coletiva “Diagrama Contracondutas” | Festa de encerramento

A revista Cadernos de Pesquisa da Escola da Cidade # 3 – Especial Contracondutas tem lançamento neste dia 8 e conta com a presença de alguns de seus colaboradores. Editada pelo Conselho Técnico da Escola da Cidade, desde 2013, a revista recebe artigos e pesquisa científicos de graduandos.

Exposição “Diagrama Contracondutas”
Como parte integrante do projeto Contracondutas, é aberta a exposição coletiva “Contracondutas” na Escola e também em Guarulhos. Três dos trabalhos da coletiva são encomendados (NEC/IAU-USP, Raquel Garbelotti e Coletivo 308) e dois selecionados por chamada pública (Coletivo Metade e Vânia Medeiros).

A artista visual Raquel Garbelotti exibe no foyer da Escola uma videoinstalação com dois filmes feitos em estúdio, a partir da simulação da circunvolução solar em volta da maquete de uma das casas onde foram encontrados trabalhadores em condições análogas ao escravo, nas imediações do Terminal 3 do Aeroporto André Franco Montoro (Cumbica), em Guarulhos. O resultado evidencia as condições insalubres de moradia a que eram submetidos os trabalhadores. O Coletivo 308, por sua vez, amplia o alcance do “Projeto Labor”, realizado originalmente em Guarulhos, com a exibição de duas instalações “site specific” com objetos feitos em barro e gesso. O NEC/IAU-USP de São Carlos apresenta trabalhos coletivos em que confere visualidade às relações de trabalho e econômicas que atravessam a dinâmica aeroportuária, com foco na construção do T3 de Cumbica, além de um conjunto de diagramas que atenta para os diversos atores envolvidos em grandes canteiros de obras.

O Coletivo Metade, formado por Ana e Bel Tranchesi, realizou pesquisa de campo na municipalidade de Petrolândia, em Pernambuco, de onde grande parte dos trabalhadores do T3 veio, aliciada por atravessadores. A pesquisa se transforma em totens com áudios das declarações de trabalhadores no foyer, e numa ação em Cumbica, a partir da circulação, de 27 de março ao final de abril, de falas desses trabalhadores impressas em painéis em 111 carrinhos de bagagem do aeroporto internacional. A baiana Vânia Medeiros, por fim, exibe na Escola uma série de desenhos feitos por trabalhadores da construção civil, a partir de ateliês remunerados de arte, conduzidos pela artista, em que eles fazem relatos de suas condições de trabalho.

Grátis. Inscrições pelo site sescsp.org.br/contracondutas. Vagas Limitadas Haverá tradução simultânea e tradução em Libras.

Leia aqui o perfil dos participantes do 12. Seminário Internacional da Escola da Cidade: http://www.escoladacidade.org/wp/wp-content/uploads/Perfil-dos-participantes-Contracondutas.pdf

Imagens aqui: https://tmblr.co/ZLz8Ln2JpdbpA

Serviço:

Evento: “Contra – Seminário Internacional – Condutas: políticas da arquitetura e trabalho escravo na contemporaneidade”
De 4 a 8 de abril de 2017, em São Paulo
Eventos, locais e horários: conferir programação acima ou no site: sescsp.org.br/contracondutas

Exposição coletiva “Contracondutas”
De 08 de abril a 13 de maio de 2017

Locais

Sesc Belenzinho
Rua Padre Adelino, 1000 – Belenzinho – São Paulo – SP
Tel.: (11) 2076 9700

Sesc Bom Retiro
Alameda Nothmann, 185 – Bom Retiro – São Paulo – SP
Tel.: (11) 3332 3600

Sesc Campo Limpo
Rua Nossa Senhora do Bom Conselho, 120 – Campo Limpo – São Paulo – SP
Tel.: (11) 5510 2700

Escola da Cidade
Rua General Jardim, 65 – Vila Buarque – São Paulo – SP
Tel.: (11) 3258 8108

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Sesc São Paulo e Escola da Cidade promovem “Contra – Seminário Internacional – Condutas: Políticas da arquitetura e trabalho escravo na contemporaneidade” " 28 Mar 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/868099/sesc-sao-paulo-e-escola-da-cidade-promovem-contra-nil-seminario-internacional-nil-condutas-politicas-da-arquitetura-e-trabalho-escravo-na-contemporaneidade> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.