3ª edição Open House Porto: Abertas candidaturas para Voluntários

A arquitetura voltará a estar de portas abertas a 1 e 2 de julho 2017, nas cidades do Porto, Gaia e Matosinhos. Depois do enorme sucesso das duas primeiras edições, com 11 000 visitas realizadas em 2015 e 30 000 em 2016, a terceira edição do Open House Porto já tem data marcada. Nos dias 01 e 02 de julho um vasto conjunto de espaços do Porto, de Gaia e de Matosinhos vão abrir as suas portas, mostrando a excelência do património arquitetónico das três cidades. Para esta edição está previsto um roteiro com 60 espaços, mais nove do que a edição anterior.

Organizado e produzido em exclusivo pela CASA DA ARQUITECTURA-Centro Português de Arquitectura, o Open House Porto 2017 é comissariado pelos arquitetos Paula Santos e Ivo Poças Martins.

Contando com a parceria estratégica da Câmara Municipal do Porto, e com a colaboração das câmaras municipais de Gaia e de Matosinhos, o Open House Porto pretende consolidar-se como um dos momentos culturais mais significativos do ano. Para que cada edição possa ser original e irrepetível, o roteiro definido por Paula Santos e Ivo Poças Martins proporá uma nova abordagem para a descoberta de lugares e espaços que, no seu conjunto, peça a peça, transformam o contexto urbano onde se inserem”.

Terminal Cruzeiros, Matosinhos.. Image Cortesia de Open House Porto 2017

A par com o roteiro definido pelos comissários, decorrerá, à semelhança da edição anterior, um conjunto de ações paralelas denominadas “Programa Plus” que voltará a apostar, entre outros momentos, na dinamização de visitas que pretendem valorizar a acessibilidade, a inclusão e as famílias.

Farol de Leça. Image Cortesia de Open House Porto 2017

VOLUNTÁRIOS

Grande Hotel, Porto. Image Cortesia de Open House Porto 2017

Para informar e orientar os visitantes estarão abertas, até 21 de abril, as inscrições para o recrutamento de 200 voluntários. O formulário para candidatura está disponível na página oficial do evento em www.openhouseporto.com ou diretamente em AQUI.

O quarteirão Real Vinícola, espaço onde a CASA DA ARQUITECTURA (CA) terá as suas futuras instalações, será um dos espaços do roteiro 2017. Apesar de verificados alguns atrasos em obra e estando agora confirmado o adiamento da sua abertura ao público para o final de outubro de 2017, estará de portas abertas durante todo o fim-de-semana Open House Porto.

LINHAS CURATORIAIS

Voluntária OHP'16. Image Cortesia de Open House Porto 2017

O Open House Porto, na sua terceira edição, e pela primeira vez organizado em exclusivo pela Casa da Arquitectura, é já uma festa das cidades do Porto, Matosinhos e Vila Nova de Gaia que, uma vez mais, se revelam de modo surpreendente aos seus visitantes. Propomos este ano visitas a obras de arquitetura de diferentes programas e épocas que, no seu conjunto, peça a peça, transformam o contexto urbano onde se inserem.

A escolha que fizemos pretende, por isso, ser um espelho de uma realidade complexa e de diferentes modos arquitetónicos - da grande à pequena escala, de grandes edifícios públicos a pequenas obras particulares, de espaços monumentais a intervenções de detalhe.

Aos lugares que já fazem parte da nossa história, que convidamos a revisitar de uma forma inusitada, incluindo visitas noturnas, juntam-se experiências recentes (algumas concebidas por arquitectos no início das suas carreiras) demonstrativas de modos alternativos de viver e construir.

Sedimentando a experiência de sucesso dos anos anteriores, procurámos ainda que a escolha de um número significativo de obras se pudesse organizar por núcleos de vizinhança e de proximidade. O percurso entre elas permitirá perceber de que modo um conjunto de intervenções em edifícios patrimoniais, reconversões, ou obras de raiz, em proximidade, podem alterar o bairro e a cidade.

Palácio Bolhão, Porto. Image Cortesia de Open House Porto 2017

É a oportunidade para perceber o que tem vindo a ser feito ao longo dos últimos anos, e de que modo a arquitetura contribui para mudar a qualidade e o perfil urbano das cidades.

Paula Santos e Ivo Poças Martins

SOBRE O OPEN HOUSE

O Open House é um evento internacional de promoção da arquitetura e património edificado, criado em Londres por Victoria Thornton. Com mais de 20 anos de história, este evento estende-se atualmente a mais de 30 cidades em todo o mundo, tendo como objetivo dar a conhecer e estimular o interesse de todos pela arquitetura de excelência através de visitas gratuitas a edifícios das mais variadas épocas e tipologias, cuidadosamente selecionados pela sua relevância arquitetónica e histórica.

COMO FUNCIONA O OPEN HOUSE PORTO

Vista Mosteiro Serra do Pilar, Gaia. Image Cortesia de Open House Porto 2017

O público é convidado a criar um itinerário de visitas durante o fim-de-semana. Os espaços têm diferentes horários de abertura e existem três tipos de visita: livre, acompanhada por voluntários e comentada por especialistas.

A maioria dos espaços não exige reserva pelo que as visitas são organizadas por ordem de chegada. Contudo, pelas suas características, alguns locais exigem pré-marcação.

O evento conta com uma vasta equipa de voluntários presente em cada local para informar, aconselhar e acompanhar as visitas regulares.

Em cada espaço é entregue o guia e o mapa do Open House Porto.

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "3ª edição Open House Porto: Abertas candidaturas para Voluntários" 27 Mar 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/868005/3a-edicao-open-house-porto-abertas-candidaturas-para-voluntarios> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.