Casa lote 117 / Centro Cero

Casa lote 117 / Centro Cero - Mais Imagens+ 21

La Costa Partido, Argentina
  • Arquitetos: Centro Cero
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  156
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cañoplast, Fenbel, Jorge N. Flores
© Joaquín Portela

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto localiza-se no Partido de la Costa, província de Buenos Aires, em um bairro privado estabelecido entre a Ruta 11 e a costa marítima portenha, a poucos quilômetros da cidade de Pinaram. O lote se destaca por seu entorno natural de bosques e arbustos em uma diversidade de situações topográficas, já que o loteamento foi realizado sobre a borda de bancos de areia costeiros.

© Joaquín Portela

O lote em questão apresenta uma importante subida ao fundo, ao norte, chegando a 4 metros sobre o nível da rua. Esta situação topográfica em altura e a ausência de florestamento no lote impõem ao projeto as rigorosas condições climáticas do terreno: temperaturas elevadas no verão e invernos frios, úmidos e com fortes ventos.

© Joaquín Portela

A resposta projetual busca incorporar positivamente os dados e uma forte limitante econômica.  Propôs-se, então, uma residência térrea, compacta, de coberturas leves e poucos acabamentos. Define-se uma matriz quadrada precisamente modulada por seus materiais e focada na geração de múltiplos espaços intermediários que resolvem o vínculo com o exterior. A obra implanta-se no alto do terreno para ganhar visuais longas ao entorno selvagem ao norte e para proporcionar à casa certa presença a partir da rua.

© Joaquín Portela

Ao sul, o espaço intermediário torna-se aceso: um lote contido, de luz e visuais filtradas, serve como refúgio ao acessar o terreno. A leste, define-se um lote de transição, inicialmente suspenso e vinculado à lavanderia, que resolve a relação próxima com a construção vizinha, mas poderia transformar-se em uma futura ampliação da residência. Ao norte, para as visuais longas, o grande semi-coberto e o ambiente principal de estar e sala de jantar transformam-se em um só. A continuação da inclinação da cobertura tensiona essa sequência ao contrapor a área mais contida e baixa da churrasqueira, conformando um recinto, por sua vez, contido e conectado

© Joaquín Portela

A obra foi construída com materiais nobres e de manutenção muito baixa. O concreto aparente resolve a estrutura, a inclinação das coberturas e a canaleta central de serviços. A chapa junto à estrutura metálica, as placas de fibrocimento e a lã de vidro conformam um painel térmico "in situ" que contém sua própria estrutura. O tijolo comum aparente permite, através da abertura de sua corrente, definir parâmetros cegos ou translúcidos mantendo uma contundente continuidade material.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa lote 117 / Centro Cero" [Casa lote 117 / Centro Cero] 26 Mar 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/867825/casa-lote-117-centro-cero-estudio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.