O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Austrália
  5. Grafika
  6. 2016
  7. Casa 33.2 / Grafika

Casa 33.2 / Grafika

Casa 33.2 / Grafika
Casa 33.2 / Grafika, © Grafika
© Grafika

© Grafika © Grafika © Grafika © Grafika + 24

  • Arquitetos

  • Localização

    Sydney, Austrália
  • Arquitetos Responsáveis

    Gorgi Gulevski
  • Área

    110.0 m²
  • Ano do projeto

    2016
  • Fotografias

© Grafika
© Grafika

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto está localizado em um subúrbio à 20km sudeste do Distrito Comercial e de Negócios de Sydney. Os clientes queriam uma casa adicional na parte posterior de uma habitação existente, entre dois pátios e um sobrado; deveria ter alguma conexão com o pátio existente e utilizar do sol do norte. Para isso, foi incorporado um pátio frontal à nova casa além de aplicar grandes áreas envidraçadas na orientação norte do projeto, que permitiria a entrada do sol nas áreas de estar.

© Grafika
© Grafika

O conceito do projeto começou com um bloco que foi manipulado em sua implantação com algumas protuberâncias e reentrâncias. O uso da cor preta acrescentou outra camada ao projeto e foi utilizada para representar programa e função. Isso permitiu a criação de um espaço interessante e borrar a linha entre piso, parede e teto. Os materiais em preto dão a impressão de se projetarem em superfícies diferentes, criando movimento no edifício.

© Grafika
© Grafika

O movimento na fachada começa com uma profunda extrusão que atua como entrada principal se abrindo ao pátio, enquanto também proporciona sombra para o sol da tarde. Esse movimento então se projeta para conformar um mobiliário que permite deitar, para então recuar em um movimento que cria um banco externo.

Planta Cobertura
Planta Cobertura

A distribuição da casa possui as áreas de estar abertas ao pátio e a cozinha com vistas dessa área, com os outros programas que se ramificam a partir de uma circulação central deste espaço. Os dois escritórios são desconexos das áreas principais a pedido dos clientes, pois queriam separar as áreas de trabalho daquelas da casa.

© Grafika
© Grafika

A construção é termicamente eficiente, alcançado principalmente através do uso de materiais. A construção possui duas camadas de isolamento, lã de vidro e placas de Poliestireno Expandido EPS, e aço Colorbond Lysaght, que fornecem uma superfície altamente reflexiva. O beiral profundo na fachada frontal elimina o sol da tarde e as janelas de vidros duplos de uPVC conferem boas propriedades térmicas.

Planta Térreo
Planta Térreo

De maneira geral, o projeto cria um notável contraste em seu entorno, criando um objeto escultórico que parece ter sido secionado e aberto à seus requerimentos programáticos. O movimento da fachada foi alcançado e reforçado através de contrastes e foi conformado pelo programa e funções.

© Grafika
© Grafika

Descrição do Produto. Os painéis externos Lysaght permitiram criar a sensação de movimento da fachada ao invés de um monótono bloco. Dentre os conceitos do projeto estava manter o exterior com ares minimalistas para então cortá-lo evidenciando uma sensação calorosa e texturizada de madeira enquanto permite-se um grande contraste entre os elementos em preto que refletem o programa e função. A escolha do aço como envoltória externa também proporciona uma sensação contemporânea ao projeto e adiciona um alto grau de reflexão do sol, permitindo um conforto térmico maior para o usuário.

Ver a galeria completa

Cita: "Casa 33.2 / Grafika" [House 33.2 / Grafika] 27 Mar 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/867777/casa-3-grafika> ISSN 0719-8906