O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Estacionamento
  4. Noruega
  5. Various Architects
  6. 2016
  7. Hotel para Bicicletas em Lillestrøm / Various Architects

Hotel para Bicicletas em Lillestrøm / Various Architects

Hotel para Bicicletas em Lillestrøm / Various Architects
Hotel para Bicicletas em Lillestrøm / Various Architects, © Ibrahim Elhayawan
© Ibrahim Elhayawan

© Dawid Nowak © Ibrahim Elhayawan © Noemi Fuentes © Ibrahim Elhayawan + 24

© Dawid Nowak
© Dawid Nowak

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Noruega estabeleceu objetivos ambiciosos para um futuro sustentável. Entre eles, um crescente número de estações de trem agora contarão com um hotel de bicicletas, para promover seu uso. Em outubro de 2016 o Hotel de Bicicletas de Lillestrøm inaugurou na cidade que é frequentemente eleita a melhor cidade ciclável da Noruega.

© Ibrahim Elhayawan
© Ibrahim Elhayawan

O projeto foi desenhado por Various Architects AS, comissionado por ROM Eiendom AS e The Norwegian National Railways. 

O projeto do edifício foca em sua contribuição para o entorno, retornando à cidade a área que utiliza ao proporcionar um terraço público, que se conecta diretamente com a praça principal da estação de trens.

© Ibrahim Elhayawan
© Ibrahim Elhayawan

Conceito do Projeto

Uma cobertura de forma livre em madeira sobre um volume de vidro. Esta caixa consiste de paredes de vidro transparente com uma divertida base de concreto que protege o edifício do tráfego pesado do entorno. As paredes translúcidas permitem iluminação natural durante a noite, proporcionando uma experiência visual dinâmica.

© Ibrahim Elhayawan
© Ibrahim Elhayawan

A cobertura em madeira possui uma forte diagonal que desce em direção à praça da estação de trens. Este gesto propicia um convite público de acesso à cobertura, que contém mobiliário e vegetação que criam uma experiência com as vistas panorâmicas de Lillestrøm.

Corte
Corte
Fachada
Fachada

As paredes de vidro continuam na cobertura, se tornando o guarda corpo para a área pública. Ao mesmo tempo, esta cobertura penetra nas paredes para demarcar a entrada e proporcionar abrigo da chuva. A caixa de vidro e a cobertura aliados criam um espaço público acessível que é íntimo e ainda assim aberto.

© Ibrahim Elhayawan
© Ibrahim Elhayawan

O espaço interno foca na função do edifício com superfícies claras e de materiais naturais. O rack para armazenar as bicicletas ocupa o espaço de pé direito duplo, com altura que varia de 2,70 à 6,0 m de acordo com a curvatura da cobertura.

Planta
Planta
© Ibrahim Elhayawan
© Ibrahim Elhayawan
Planta
Planta

Estrutura

A estrutura é toda aparente neste projeto, a exemplo das vigas de madeira expostas no interior para definir a curvatura do telhado. Um processo de projeto colaborativo com engenheiros estruturais criou uma estrutura simples de cobertura com formatos repetidos das vigas para reduzir os custos; a forma da cobertura é simplificada para se tornar apenas uma estrutura curva, com uma inclinação diagonal para manter sua forma dinâmica e experiência, permitindo a drenagem da chuva. A cobertura de madeira está apoiada em finas colunas metálicas, liberando-a para ser percebida como um elemento flutuante separado.

© Noemi Fuentes
© Noemi Fuentes

Energia

O edifício possui consumo de energia mínimo: durante o dia não é necessária nenhuma iluminação artificial graças às paredes de vidro. Durante a noite, a luz interna atua também como luz adicional para o entorno. Ventilação cruzada é possível através de aberturas entre os perfis da esquadria.

© Ibrahim Elhayawan
© Ibrahim Elhayawan

O edifício como um todo brilha a noite, criando um ponto único para todos desfrutarem um momento em meio à cobertura ajardinada com vistas para o skyline da cidade.

© Ibrahim Elhayawan
© Ibrahim Elhayawan

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Various Architects
Escritório
Cita: "Hotel para Bicicletas em Lillestrøm / Various Architects" [Bicycle Hotel Lillestrøm / Various Architects] 26 Mar 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/867717/hotel-para-bicicletas-em-lillestrom-various-architects> ISSN 0719-8906