O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Portugal
  5. URBAstudios
  6. 2015
  7. Casa DL / URBAstudios

Casa DL / URBAstudios

  • 09:00 - 1 Abril, 2017
Casa DL / URBAstudios
Casa DL / URBAstudios, © João Morgado
© João Morgado

© João Morgado © João Morgado © João Morgado © João Morgado + 29

  • Arquitetos

  • Localização

    Porto, Portugal
  • Architect in Charge

    Nuno Alves de Carvalho
  • Área

    148.0 m2
  • Ano do projeto

    2015
  • Fotografias

© João Morgado
© João Morgado

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projecto localiza-se na zona histórica da cidade do porto e faz parte de um conjunto de quatro edifícios do início do sec XX. 

© João Morgado
© João Morgado
Floor Plan
Floor Plan
© João Morgado
© João Morgado

O edifício estava dividido em duas frações autónomas, uma loja e uma habitação sem qualquer ligação entre elas.

© João Morgado
© João Morgado
© João Morgado
© João Morgado

O programa caracteriza-se como “uma casa para um artista” O proprietário é um artista plástico portuense já consagrado que pretendia e tinha como objetivo juntar neste edifício a sua habitação, o seu atelier e o seu grande acervo. Tudo num mesmo espaço.

© João Morgado
© João Morgado

A inserção e contexto urbano foram determinantes para se optar pela recuperação de todo o exterior do edifício repondo o seu caracter original.

© João Morgado
© João Morgado

Dado ao mau estado de conservação de todo o interior, à forma e condições atuais de habitar e ao programa a desenvolver todo o interior foi demolido aproveitando-se apenas a laje que separa a loja da habitação. 

© João Morgado
© João Morgado

A estrutura/ volumetria pré-existente do edifício obrigou a um desenvolvimento do programa em 4 pavimentos criando-se um “loft vertical” de planta aberta. Todos os espaços estão ligados entre si por um elemento solto e central com 9,60m de altura que cruza e organiza todos os pavimentos. O único espaço encerrado é o quarto.

© João Morgado
© João Morgado

O atelier e o acervo do artista funcionam num só espaço dividido por um mezanino onde o elemento solto e central se caracteriza por uma estante de grandes dimensões que funciona como separação física do atelier para o acervo ao mesmo tempo que permite o armazenamento dos milhares de pequenos desenhos e pequenas esculturas do artista. 

© João Morgado
© João Morgado

O terceiro pavimento está à cota do interior do quarteirão e é onde se desenvolve toda a habitação. Aqui o móvel central é ocupado pela cozinha que se abre para a sala tipo kitchenet e ao mesmo tempo separa a zona social do pequeno foyer que distribui para todos os espaços da casa e onde está a entrada original da habitação feita pelo interior do quarteirão. 

© João Morgado
© João Morgado

O ultimo piso é um mezanino central apoiado nas paredes laterais que se abre para os dois lados da habitação e onde o elemento central passa de novo a estante. As escadas desenvolvem-se sempre na mesma face do móvel o que permite a leitura integral do mesmo reforçando a linguagem formal e o conceito de loft vertical utilizado neste projecto.

Section
Section
© João Morgado
© João Morgado

Os materiais utilizados no interior são bastante despojados e contemporâneos como o micro-cimento, o OSB, o ferro e a rede criando um contraste absoluto com o exterior. Por fora o antigo original recuperado; por dentro o contemporâneo novo. As paredes foram pintadas de branco e o pavimento é da cor cinza deixando o móvel central sobressair pela textura e cor natural do OSB.  No entanto ainda no interior houve a preocupação de criar um link com a identidade do edifício antigo através da manutenção das portadas originais e da aplicação de materiais como a madeira nas escadas, o azulejo no wc e o mosaico hidráulico artesanal no pavimento da cozinha.

© João Morgado
© João Morgado

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
URBAstudios
Escritório
Cita: "Casa DL / URBAstudios" 01 Abr 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/867489/casa-dl-urbastudios> ISSN 0719-8906