Refúgio II / Wim Goes Architectuur

Refúgio II / Wim Goes Architectuur - Mais Imagens+ 21

  • Arquitetos: Wim Goes Architectuur; Wim Goes Architectuur
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  71
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
© Filip Dujardin

Primavera

A encomenda de nosso cliente, diagnosticado com Esclerose Lateral Amiotrófica, foi adaptar a casa focando em seu futuro. Após nos reunir com o ergoterapeuta, sabíamos que não tínhamos tempo de sobra considerando a agressiva natureza da condição.

© Filip Dujardin

Refúgio II é um projeto temporário.

A garagem existente de concreto foi o espaço escolhido para o projeto devido à limitada adaptabilidade da casa existente. Claramente, um pavimento sem barreiras foi uma preocupação importante, mas o mais importante foi o foco na acessibilidade mental. Sem a esperança de cura, existe uma necessidade de esperança universal, se ajudando mutuamente, com compromisso e amizade além de qualquer limite.

Como podemos projetar baseados nisso?
Por que não construir com amigos e familiares?

Com materiais acessíveis e conhecidos por todos desde a infância: palha e areia, se referindo ao pátio de recreio, o cheiro, a memória.

© Filip Dujardin

Verão

Mais de 100 amigos e familiares contribuíram na construção do Refúgio II. Com tutoria de profissionais, realizamos complicados trabalhos com o sistema de calefação e ventilação (com recuperação de calor), sistemas sustentáveis de domótica para gestionar as portas, cortinas e iluminação controlável pelo cliente. Enquanto construção, café, chá, comida, cerveja e vinho, serviram para celebrar a vida.

© Filip Dujardin

Outono

Todos os envolvidos se identificaram com o projeto. Foram parte dele criando uma acessibilidade mental para nosso cliente. O foco mudou de doença e morte para esperança e futuro.

Planta

Inverno

83% do projeto (palha e argila) será estendido sobre a paisagem como fertilização. Vidro, metal e madeira serão reciclados. Paralelamente a esta atitude, e sobre tudo, há um investimento humano. O ritual. O ciclo da vida.

© Filip Dujardin

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Flanders, Bélgica

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Refúgio II / Wim Goes Architectuur" [Refuge II / Wim Goes Architectuur] 20 Mar 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/867469/refugio-ii-wim-goes-architectuur> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.