Reabilitação da Biblioteca de Montbau / OliverasBoix Arquitectes

Reabilitação da Biblioteca de Montbau / OliverasBoix Arquitectes - Mais Imagens+ 12

  • Arquitetos: OliverasBoix Arquitectes; OliverasBoix Arquitectes
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  840
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Knauf, PAVINDUS, Plaka, Technal
© José Hevia

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Biblioteca Albert Pérez Baró está localizada no bairro de Montbau. Foi fundada na década de 1980 pelos próprios moradores como uma biblioteca popular. Inicialmente ocupava dois dos três antigos prédios escolares construídos na década de 1950 durante a primeira fase de construção do bairro. A passagem do tempo e sucessivos programas de modernização e extensão, que muitas vezes eram pouco integrados ao todo, haviam deixado o edifício em estado de considerável deterioração.

© José Hevia

O projeto foi baseado na necessidade de estender e modernizar a biblioteca a partir de duas possíveis abordagens.

1. Demolir o edifício existente e construir um novo, de acordo com o plano estabelecido e os novos requisitos.

2. Restaurar a biblioteca existente, ampliá-la incorporando o terceiro edifício existente, até então utilizado para outros fins, e construir um novo espaço para alcançar o tamanho desejado.

Perspectiva Axonométrica

O orçamento disponível era bastante modesto e desde o início reconhecemos que havia um certo valor histórico e sentimental no local. Apesar de suas reivindicações duvidosas a cerca de seu valor patrimonial, é um dos poucos edifícios públicos existentes que faz parte do plano original concebido por Giráldez, López-Iñigo e Subías. O ativismo local também lhe deu um forte valor simbólico. Depois de analisar os prós e contras das duas opções, escolhemos a renovação.

© José Hevia

O projeto trata da renovação da biblioteca e de sua ampliação. A expansão foi conseguida através da incorporação do terceiro edifício e pela construção de um novo espaço no pátio entre os edifícios 2 e 3.

© José Hevia

A operação optou por reabilitar a estrutura e recuperar a aparência original do edifício, libertando-o das adições acumuladas ao longo dos anos. A remoção das divisórias internas permitiu uma reinterpretação dos espaços formados pela estrutura existente, que mostra agora, pela primeira vez, a sua transparente e verdadeira natureza.

© José Hevia

Uma estrutura metálica foi escolhida para a nova área, paralela à geometria original. Este novo corpo se expande para fora a partir de duas grandes janelas em cada extremidade que contrastam com a opacidade das paredes laterais dos edifícios existentes.

Elevações

O edifício também foi atualizado em termos de gastos energéticos. O exterior (telhado, paredes e janelas) foi completamente renovado a fim de melhorar substancialmente o isolamento do edifício. Todas as instalações foram substituídas para atender aos critérios de eficiência energética e economia. O novo maquinário foi colocado no telhado da extensão para ser o menos visível possível.

© José Hevia

Sob o ponto de vista funcional, moveu-se a principal entrada de acesso e uma redistribuição total das diferentes áreas foi realizada. O edifício deveria funcionar a partir de um esquema com um corredor central que conecta os diferentes espaços um ao outro e sua espinha dorsal se originaria das diferentes instalações.

© José Hevia

No interior, inspirado no uso original do edifício, o uso de cor e materiais procurou o retorno a uma certa atmosfera típica das típicas escolas nórdicas. Divisórias de metal e vidro foram escolhidas para permitir a continuidade visual entre os espaços e os diferentes edifícios.

© José Hevia

A intervenção no paisagismo, na pavimentação do pátio e em seu perímetro proporciona transparência e incentiva estes espaços a serem utilizados para a leitura e atividades ao ar livre.

Planta Baixa

Finalmente, a renovação do pequeno jardim existente na Carrer de l'Arquitectura cria uma nova pequena praça que dá acesso às demais instalações, o que melhora a sua relação com o espaço público e com o bairro.

© José Hevia

O projeto representa a chance de uma terceira vida para esta arquitetura, destacando seus pontos fortes. A redescoberta dos espaços interiores gerados pela geometria clara e poderosa da estrutura existente cria uma experiência espacial completamente nova.

Originally published on 11 December, 2016

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Carrer de l'Arquitectura, 8, 08035 Barcelona, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Reabilitação da Biblioteca de Montbau / OliverasBoix Arquitectes" [Montbau Library Rehabilitation / OliverasBoix Arquitectes] 06 Jul 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/867403/reabilitacao-da-biblioteca-de-montbau-oliverasboix-arquitectes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.