The Beacon / João Araújo Sousa & Joana Correia Sila Arquitectura

The Beacon / João Araújo Sousa & Joana Correia Sila Arquitectura - Imagem 2 de 17The Beacon / João Araújo Sousa & Joana Correia Sila Arquitectura - Imagem 3 de 17The Beacon / João Araújo Sousa & Joana Correia Sila Arquitectura - Imagem 4 de 17The Beacon / João Araújo Sousa & Joana Correia Sila Arquitectura - Imagem 5 de 17The Beacon / João Araújo Sousa & Joana Correia Sila Arquitectura - Mais Imagens+ 12

Toronto, Canadá
The Beacon / João Araújo Sousa & Joana Correia Sila Arquitectura - Costa
© Steven Evans

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projecto The Beacon foi um dos 5 vencedores da edição deste ano do Winterstations. The Beacon é uma estrutura de madeira reminiscente de um farol costeiro, tanto na sua forma como no significado. O conceito traduz-se num modelo cónico arquétipo, reduzido à sua expressão mais elementar e conformado às proporções da estrutura de salva-vidas que lhe serve de base. O objecto foi revestido com madeira envelhecida de cedro, criando a sensação ambígua de que sempre pertenceu àquele local, apesar de não existirem faróis ao longo das margens do lago Ontário, em Toronto. Procura desta forma criar uma resposta emocional na comunidade local e oferecer uma experiência surpreendente na praia de Woodbine.

The Beacon / João Araújo Sousa & Joana Correia Sila Arquitectura - Imagem 11 de 17
© Steven Evans

Com o apoio de obras de caridade locais, pretendemos estabelecer o Beacon como um ponto temporário de doação de bens não-perecíveis, como roupa e comida enlatada. A secção inferior do objecto tem a função de repositório desses donativos, através de aberturas estrategicamente colocadas a diferentes alturas.

The Beacon / João Araújo Sousa & Joana Correia Sila Arquitectura - Viga
© Khristel Stecher

O projeto pretende afirmar-se como um catalisador social para a ajuda e cooperação dentro da comunidade local e representa uma oportunidade para fazer uma reflecção alargada sobre a rede permanente de pontos de doação em Toronto. Findo o período da instalação a 27 de Março, poderá representar um excelente contributo para um parque urbano local. Poderá também, em alternativa, ser reciclado como torre de observação da natureza, abrigo ou torre de vigia de incêndios.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:1675 Lake Shore Blvd E, Toronto, ON M4L 3W6, Canadá

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "The Beacon / João Araújo Sousa & Joana Correia Sila Arquitectura" 14 Mar 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/867200/the-beacon-joao-araujo-sousa-and-joana-correia-sila-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.