Residência de Apoio / Warc Studio

Residência de Apoio / Warc Studio - Mais Imagens+ 13

  • Arquitetos: Warc Studio; Warc Studio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  182
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Aaron Pocock
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Laminated Timber Supplies, Quantum Timber Finishes
  • Colaboradores: Structplan, Wilsmore Nelson McDermott
  • Arquiteto Responsável: Andrew Wilson
  • Cidade: Oakleigh
  • País: Austrália
Mais informaçõesMenos informações
© Aaron Pocock

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto dos arquitetos do Warc Studio trata-se de alterações e adições de baixo orçamento a uma residência solitária de 1960 no subúrbio de Oakleigh de Melborne, Austrália. O local possui uma inclinação suave em direção a parte posterior e um aspecto original. Os clientes requeriam a provisão de novos espaços de estar posteriores, assim como algumas modificações internas e trabalhos de alteração da edificação existente.

© Aaron Pocock
Planta
© Aaron Pocock

O programa de desenho baseia-se na eficiência dos recursos, o que era essencial para alcançar os objetivos econômicos e sustentáveis. 

© Aaron Pocock

A forma das adições remete as estruturas aparentemente onipresentes de terraços com inclinações singulares que prevalecem na parte posterior das casas dos anos 1950-1960 em toda a área. Neste caso, duas formas de telhado de uma só inclinação com diferentes gradientes se sobrepõem para formar novas áreas de estar que se estendem através da parte posterior da residência abrindo-se para o jardim. A forma da cobertura resultante proporciona uma envolvente compacta: a superfície das adições é aproximadamente 12% menos do que se tivesse sido utilizada uma solução de cobertura plano com o mesmo volume construído. Isto se traduz em uma maior eficiência da envoltura térmica e um consumo capital de material reduzido. A radiação solar passiva é gestionada através de aberturas estrategicamente colocadas, assim como uma janela zenital automatizada na cumeeira, permitindo que qualquer ar quente seja dissipado rapidamente. Um sistema estrutural de brises laminados de madeira proporciona à estrutura uma superfície de acabamento e sombra às áreas substanciais envidraçadas que estão posicionadas em frente ao jardim enquanto o sol se move para o norte. Os brises laminados de madeira são construídos de pinos laminado, tratados com arsênico livre de H3, um recurso altamente sustentável procedente de plantações locais. Além da pintura, não se requereu revestimento nenhum adicional, como substratos. Utilizou-se o mínimo possível de aço e o teto foi forrado com revestimento branco de chapa de aço que minimiza o ganho de calor no verão. 

© Aaron Pocock

Dentro da residência existente, a setorização confusa foi modificada para possibilitar a criação de uma passagem central definida que presta serviços a uma série de espaços reformados incluindo uma lavanderia, estúdio e banheiro. A interconexão espacial é facilitada através de um 'canal' de madeira compensada que conecta e delineia a casa original das novas adições, assim como um painel deslizante que conecta as novas áreas de estar com o estúdio.

© Aaron Pocock

O projeto finalizado cumpriu exitosamente com as estritas restrições orçamentárias, superando os requisitos legais de sustentabilidade. 

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência de Apoio / Warc Studio" [Lean To House / Warc Studio] 17 Mar 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/867078/residencia-de-apoio-warc-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.