SMA254 / SMA Studio

SMA254 / SMA Studio  - Mais Imagens+ 33

  • Arquitetos: SMA Studio; SMA Studio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  10
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Nguyen Thai Thach
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  HailongGlass, VietNhat
© Nguyen Thai Thach

Contexto

SMA254 está situado em uma área de somente 10m2, no Distrito de Cau Giay (Hanói), caracterizado por ser parte dos restos de um rápido desenvolvimento da cidade. Sua estreita fachada domina uma rua de 1 metro de largura enquanto existem edificações residencias nos seus outros lados. Sua pequena superfície, com 2,5 x 4 metros, causa muitas dificuldades. O espaço está deteriorado e precisa de uma reforma com baixos custos e uma rápida construção que não afete os seus vizinhos mais próximos. 

© Nguyen Thai Thach
Diagrama B
© Nguyen Thai Thach

Conceito

Essas características trazem uma pergunta para os arquitetos do SMA Architecture Studio sobre como garantir o projeto de uma casa pequena porém flexível que utilize luz natural e ventilação para uma máxima economia de energia. A ideia original era utilizar módulos cúbicos empilhados com diferentes proporções para criar interações espaciais desde todas as direções e, assim, tornar possível a permeabilidade visual entre todos os residentes.

© Nguyen Thai Thach

Materiais 

Materiais como ferro e chapa de metal foram pintados de branco. Isto não somente faz com que a casa seja bem ventilada e espaçosa, como também cria um efeito reflectante ajudando a difundir a luz através dos pavimentos e entrepisos. Os entrepisos estão feitos com madeira combinada com chapa branca e piso de concreto cinza, criando um contraste entre o moderno e rústico. 

Espacialidade

Todos os espaços da casa estão relacionados entre si de um pavimento a outro. A residência consta de 2 níveis principais. No meio existem mezaninos com diferentes alturas para criar ventilação e para garantir o cumprimento das normas de construção. Os espaços são divididos e existe ventilação de piso e pavimentos de vidro entre os ambientes para aumentar as interações e permitir que o ar circule pela edificação. Graças a luz e a ventilação natural, as lampadas e o ar condicionado não são necessários, permitindo economizar muita energia. A fachada é feita com janelas que podem abrir-se até 70%, elas são combinadas com varandas, tornando o espaço interior o mais amplo possível, criando interações entre o exterior, especialmente quando o clima é agradável. Como arquitetos jovens, utilizamos escadas de ferro, não somente para economizar espaço, mas também, para aumentar as atividades físicas. 

© Nguyen Thai Thach

A residência é, atualmente, um espaço de trabalho para um estúdio de arquitetura, entretanto, pode ser convertida em uma moradia unifamiliar quando for necessário. O primeiro nível conta com uma sala de recepção e um banheiro; no segundo pavimento está um espaço de trabalho, um espaço versátil e uma cozinha. O terraço é um espaço relaxante com um jardim e uma churrasqueira. 

As floreiras no terraço utilizam um sistema de irrigação automática e são feitas com materiais leves de diferentes alturas e tamanhos. Estes elementos sombreiam a casa e são um lugar para que os arquitetos possam relaxar durante os intervalos de trabalho.

© Nguyen Thai Thach

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Cầu Giấy, Hanoi, Vietnã

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "SMA254 / SMA Studio " [SMA254 / SMA Studio ] 17 Mar 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/867066/sma254-sma-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.