O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Arquitetura Esportiva
  4. Eslovênia
  5. Premica Architects
  6. 2013
  7. Refúgio Alpino 'Bivak na Prehodavcih' / Premica Architects

Refúgio Alpino 'Bivak na Prehodavcih' / Premica Architects

  • 09:00 - 17 Março, 2017
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Refúgio Alpino 'Bivak na Prehodavcih' / Premica Architects
Refúgio Alpino 'Bivak na Prehodavcih' / Premica Architects, © Anze Cokl
© Anze Cokl

© Anze Cokl               © Anze Cokl               © Anze Cokl               © Anze Cokl               + 16

  • Arquitetos

  • Localização

    Parque Nacional Triglav, 4265 Bohinjsko jezero, Eslovênia
  • Arquitetos Responsáveis

    Aleksandra Penca, Petra Lešek, Goran Djoki, Nataša Voga
  • Área

    39.0 m2
  • Ano do projeto

    2013
  • Fotografias

  • Coordenador

    Danilo Istenič
  • Projeto de Construção

    CBD, d.o.o., dr. Bruno Dujič, Jurij Jančar
  • Construtora Principal

    Rudi Rudnik s.p. e membros do PD Radeče
  • Cliente

    PD Radeče
  • Mais informações Menos informações
© Anze Cokl
© Anze Cokl

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Primeira Guerra Mundial deixou muitos países devastados. Depois da assinatura do Tratado de Rapallo - em 1920 - em um território da antiga Iugoslávia, a Itália começou a construir um importante sistema de fortificação alpina em rodovias de abastecimento e outras infra-estruturas militares que tiveram como consequência uma enorme façanha de engenharia.

© Anze Cokl
© Anze Cokl

Quase um século mais tarde, Premica Architects de Celje, Eslovênia, transformou o antigo refúgio/bunker em uma cabana para montanhistas. Todo o refúgio encontra-se sobre concreto, sobre os restos de uma antiga estrutura. As estradas e trilhas de fornecimento permaneceram quase intactas e servem como atuais rotas delimitadas para realizar caminhadas. Existem centenas de partes que foram mantidas, oferecendo um acesso relativamente fácil e seguro inclusive com a inclinação desta parte dos Alpes. 

© Anze Cokl
© Anze Cokl
Corte
Corte
© Anze Cokl
© Anze Cokl

O refúgio foi fabricado e pré-montado em um ateliê localizado no vale. Os painéis laminados desmontados foram transportados para a localização em helicóptero. Para possibilitar o transporte, os painéis foram divididos em 20 pacotes de peso similar. 

A edificação encontra-se sobre concreto, mais precisamente, sobre os restos do antigo bunker da Primeira Guerra Mundial. O refúgio não conta com água corrente, nem eletricidade, mas apresenta um pequeno painel  solar, suficiente para gerar eletricidade para o ambiente. Os sanitários encontram-se em uma pequena edificação posicionada a 50 metros de distância. 

© Anze Cokl
© Anze Cokl

Apresentado o contraste fundamental entre as necessidades das pessoas e sua relação com a natureza, os refúgios tipo vivac abordam o terreno circundante com compreensão, que é de importância chave nas intervenções em ambientes sensíveis e selvagens. Por um lado, o refúgio de Prehodavci segue a tradição dos leves refúgios alpinos pré-fabricados e, por outro, se desenvolve explorando os limites do conforto.

© Anze Cokl
© Anze Cokl

Apesar da robustez e simplicidade tecnológica, a estrutura apresenta um toque de modernidade e outorga comodidade para fazer frente ao entorno alpino. Os refúgios vivac abordam a brecha fundamental entre as necessidades das pessoas e sua atitude perante a natureza através do entendimento do terreno circundante, que é de importância chave nas intervenções deste gênero.

© Anze Cokl
© Anze Cokl

Descrição do produto. A construção com madeira Storaenso em conjunto com painéis de madeira laminada foi escolhida por dois principais razões: o acabamento tem um aspecto agradável e acolhedor desde o interior já que apresenta uma boa relação entre resistência e peso. Além disso, a instalação é relativamente fácil e rápida. A madeira é um elemento natural que se integra perfeitamente com a natureza do Parque Nacional Triglav.

A construção tem um aspecto interior de madeira natural enquanto a fachada pré-fabricada é de alta qualidade - e os painéis da cobertura que protegem o exterior. As paredes assimétricas garantem a proteção contra o vento e oferecem capacidades naturais de desprendimento da neve, evitando qualquer tipo de acumulação na parte superior.

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Refúgio Alpino 'Bivak na Prehodavcih' / Premica Architects" [Alpine Shelter 'Bivak na Prehodavcih' / Premica Architects] 17 Mar 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/866992/refugio-alpino-bivak-na-prehodavcih-premica-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.