O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Arquitetura Esportiva
  4. Eslovênia
  5. Premica Architects
  6. 2013
  7. Refúgio Alpino 'Bivak na Prehodavcih' / Premica Architects

Refúgio Alpino 'Bivak na Prehodavcih' / Premica Architects

  • 09:00 - 17 Março, 2017
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Refúgio Alpino 'Bivak na Prehodavcih' / Premica Architects
Refúgio Alpino 'Bivak na Prehodavcih' / Premica Architects, © Anze Cokl
© Anze Cokl

© Anze Cokl               © Anze Cokl               © Anze Cokl               © Anze Cokl               + 16

  • Arquitetos

  • Localização

    Parque Nacional Triglav, 4265 Bohinjsko jezero, Eslovênia
  • Arquitetos Responsáveis

    Aleksandra Penca, Petra Lešek, Goran Djoki, Nataša Voga
  • Área

    39.0 m2
  • Ano do projeto

    2013
  • Fotografias

  • Coordenador

    Danilo Istenič
  • Projeto de Construção

    CBD, d.o.o., dr. Bruno Dujič, Jurij Jančar
  • Construtora Principal

    Rudi Rudnik s.p. e membros do PD Radeče
  • Cliente

    PD Radeče
  • Mais informações Menos informações
© Anze Cokl
© Anze Cokl

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Primeira Guerra Mundial deixou muitos países devastados. Depois da assinatura do Tratado de Rapallo - em 1920 - em um território da antiga Iugoslávia, a Itália começou a construir um importante sistema de fortificação alpina em rodovias de abastecimento e outras infra-estruturas militares que tiveram como consequência uma enorme façanha de engenharia.

© Anze Cokl
© Anze Cokl

Quase um século mais tarde, Premica Architects de Celje, Eslovênia, transformou o antigo refúgio/bunker em uma cabana para montanhistas. Todo o refúgio encontra-se sobre concreto, sobre os restos de uma antiga estrutura. As estradas e trilhas de fornecimento permaneceram quase intactas e servem como atuais rotas delimitadas para realizar caminhadas. Existem centenas de partes que foram mantidas, oferecendo um acesso relativamente fácil e seguro inclusive com a inclinação desta parte dos Alpes. 

© Anze Cokl
© Anze Cokl
Corte
Corte
© Anze Cokl
© Anze Cokl

O refúgio foi fabricado e pré-montado em um ateliê localizado no vale. Os painéis laminados desmontados foram transportados para a localização em helicóptero. Para possibilitar o transporte, os painéis foram divididos em 20 pacotes de peso similar. 

A edificação encontra-se sobre concreto, mais precisamente, sobre os restos do antigo bunker da Primeira Guerra Mundial. O refúgio não conta com água corrente, nem eletricidade, mas apresenta um pequeno painel  solar, suficiente para gerar eletricidade para o ambiente. Os sanitários encontram-se em uma pequena edificação posicionada a 50 metros de distância. 

© Anze Cokl
© Anze Cokl

Apresentado o contraste fundamental entre as necessidades das pessoas e sua relação com a natureza, os refúgios tipo vivac abordam o terreno circundante com compreensão, que é de importância chave nas intervenções em ambientes sensíveis e selvagens. Por um lado, o refúgio de Prehodavci segue a tradição dos leves refúgios alpinos pré-fabricados e, por outro, se desenvolve explorando os limites do conforto.

© Anze Cokl
© Anze Cokl

Apesar da robustez e simplicidade tecnológica, a estrutura apresenta um toque de modernidade e outorga comodidade para fazer frente ao entorno alpino. Os refúgios vivac abordam a brecha fundamental entre as necessidades das pessoas e sua atitude perante a natureza através do entendimento do terreno circundante, que é de importância chave nas intervenções deste gênero.

© Anze Cokl
© Anze Cokl

Descrição do produto. A construção com madeira Storaenso em conjunto com painéis de madeira laminada foi escolhida por dois principais razões: o acabamento tem um aspecto agradável e acolhedor desde o interior já que apresenta uma boa relação entre resistência e peso. Além disso, a instalação é relativamente fácil e rápida. A madeira é um elemento natural que se integra perfeitamente com a natureza do Parque Nacional Triglav.

A construção tem um aspecto interior de madeira natural enquanto a fachada pré-fabricada é de alta qualidade - e os painéis da cobertura que protegem o exterior. As paredes assimétricas garantem a proteção contra o vento e oferecem capacidades naturais de desprendimento da neve, evitando qualquer tipo de acumulação na parte superior.

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Premica Architects
Escritório
Cita: "Refúgio Alpino 'Bivak na Prehodavcih' / Premica Architects" [Alpine Shelter 'Bivak na Prehodavcih' / Premica Architects] 17 Mar 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/866992/refugio-alpino-bivak-na-prehodavcih-premica-architects> ISSN 0719-8906