X-Week 2017: Eventos trazem os temas água e habitação

Temas críticos da agenda global são tema da X-Week 2017, que celebra o sexto aniversário do Studio-X Rio e o quarto do Columbia Global Center.

O acesso à Habitação está presente na abertura de três exposições onde questões como projeto, mercado e desigualdade são abordados, além de debates com especialistas.

Outro grande desafio das cidades, o saneamento básico é discutido em palestra com foco em tecnologias alternativas de tratamento de águas servidas, e inclui também visita ao protótipo realizado no Sítio Roberto Burle-Marx com apoio do Studio-X Rio.

Neste ano, a programação é uma parceria com o Columbia Global Center, Museu do Amanhã e Prefeitura da Cidade.

PROGRAMAÇÃO:

09 MAR | QUI

9:00 | ASSOCIAÇÃO COMERCIAL (ACRJ) - Rua da Candelária, 9 - auditório

SANEAMENTO BÁSICO: NOVAS TECNOLOGIAS, APLICABILIDADE E PLANEJAMENTO URBANO

Kartik Chandran, Ooze Architects e Isaac Volchan apresentam modelos alternativos para tratamento das águas servidas no contexto do Rio de Janeiro e debatem com especialistasA Prefeitura do Rio, o Columbia Global Centers I Rio de Janeiro, o Studio-X Rio e o Museu do Amanhã convidam especialistas nacionais e internacionais para apresentar e debater sobre novas tecnologias sustentáveis no tratamento das águas, sob uma perspectiva global e de planejamento urbano.

09 MAR | QUI | 18:30 | STUDIO-X RIO

Exposições da Escola de Arquitetura da Universidade de Columbia apresentam olhares distintos sobre o tema da habitação

HOUSE HOUSING
A exposição House Housing faz parte de um projeto de pesquisa conduzido pelo Temple Hoyne Buell Center for the Study of American Architecture da Universidade de Columbia, que tem a intenção de produzir uma discussão pública e historicamente informada sobre a interseção entre arquitetura e desenvolvimento imobiliário (real es-tate).
A exposição traz uma cronologia ilustrada por documentos e objetos que revela repetições de temas, tendências e ações que nos lembram que as infraestruturas econômicas com as quais a arquitetura interage não são um campo natural a prio-ri, mas o resultado destas repetições.
Estas infraestruturas colocam a arquitetura no centro do regime econômico corrente, onde os EUA são um nó influente de uma rede transnacional.
Haverá painel com Jacob Moore (Buell Center, GSAPP), Carlos Feferman (FAU UFRJ) e Pedro Abramo (IPPUR).

INFRAESTRUTURAS RESIDENCIAIS HÍBRIDAS NO RIO DE JANEIRO
A exposição é resultado do estúdio vencedor do prêmio de 2016 do American Institute of Architects, coordenado pelos professores Juan Herreros e Ignacio Galán no Me-strado em Arquitetura da Universidade de Columbia.
Ele teve como ponto de partida a pesquisa “Lutar, Ocupar, Resistir”, idealizada pelo Studio-X Rio entre 2015 e 2016, que investigou os movimentos sociais que lutam pela moradia no Brasil, e investigou o tema “correções tipológicas” da arquitetura.

11 MAR | SÁB | 9:30 | SÍTIO ROBERTO BURLE-MARX

VISITA GUIADA ÁGUAS CARIOCA
Visita com Ooze Architects ao protótipo que utiliza plantas para tratamento de águas servi-das no Sítio Roberto Burle-Marx.

Em Setembro de 2016 foi inaugurado o protótipo Água Carioca, que faz parte de uma extensa pesquisa sobre o uso de wetlands para filtrar águas servidas.
O protótipo inclui plantas encontradas no próprio sítio e investiga as possibilidades desta tecnologia.
O projeto tem apoio do Consulado Geral do Reino dos Países Baixos, Creative Industries Funds NL, Sítio Roberto Burle-Marx, Studio-X Rio e Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.

Haverá ônibus saindo do Studio-X Rio às 9:30, com vagas limitadas -(inscrições pelo evento no Facebook). O Sítio Burle-Marx cobra R$ 10 a entrada.

13 MAR | SEG | 18:30 | STUDIO-X RIO

INICIATIVAS PARTICIPATIVAS
Mesa redonda reúne especialistas para tratar dos desafios e estratégias da concepção e gestão participativa de projetos.

A participação de maneira ativa população nas decisões e transformações de suas cidades, ainda entendida como alternativa, deve ser central para todas as agendas am-bientais e sociais. Ela fortalece as comunidades e produz resiliência. Dyonne Boy (ONG Grupo Cultural Jongo da Serrinha), Marcos Rosa (Curador da 11ª Bienal de Arquitetura de São Paulo), Maria Augusta Bueno (São Paulo Lab), Geisa Lino (Redes da Maré) e José Luis Vallejo (Ecosistema Urbano) falarão sobre os desafios e suas experiências em iniciativas participativas.

14 MAR | TER | 18:30 | STUDIO-X RIO

CONJUNTO HABITACIONAL: O QUE FAZ A BOA HABITAÇÃO SOCIAL?
Abertura da exposição que dá continuidade à investigação do Studio-X Rio sobre o desafio da moradia conta com mesa redonda com arquitetos do MMBB, H+F, Vigliecca & Associados e Cité ArquiteturaA exposição investiga a arquitetura habitacional estatal a partir da pergunta “o que faz a boa habitação social?”.

Tendo como ponto de partida o Pedregulho, emblemático conjunto criado por Carmen Portinho e Affonso Eduardo Reidy nos anos 1940, a exposição apresenta mais três casos contemporâneos - Jardim Edite, Parque Santo Amaro V e Residencial Colônia Juliano Moreira - para compor um painel sobre a questão. Seu conteúdo inclui contribuições de arquitetos, moradores e acadêmicos, que trazem suas perspectivas sobre o pensar e o vivenciar estes espaços.Na ocasião da abertura haverá mesa redonda com Pablo Hereñú e Eduardo Ferroni (H+F Arquitetos), Neli Shimizu (Vigliecca & Associados) e Marta Moreira (MMBB Arquitetos), Pablo Benetti (FAU UFRJ) e Celso Rayol e Fernando Costa (Cité Arquitetura) sobre o projeto da habitação de interesse social.

Baixar as informações relacionadas com este evento aqui.

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "X-Week 2017: Eventos trazem os temas água e habitação" 08 Mar 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/806799/x-week-2017-eventos-trazem-os-temas-agua-e-habitacao> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.