O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Apartamentos
  4. Brasil
  5. Meireles + Pavan Arquitetura
  6. 2016
  7. Apartamento JAff / Meireles + Pavan Arquitetura

Apartamento JAff / Meireles + Pavan Arquitetura

  • 05:00 - 18 Março, 2017
Apartamento JAff / Meireles + Pavan Arquitetura
Apartamento JAff  / Meireles + Pavan Arquitetura, © Maíra Acayaba
© Maíra Acayaba

© Maíra Acayaba © Maíra Acayaba © Maíra Acayaba © Maíra Acayaba + 42

© Maíra Acayaba
© Maíra Acayaba

Descrição enviada pela equipe de projeto. A proprietária do apartamento de 160m² pediu espaços mais amplos e aconchegantes com revestimentos bem modernos. A transformação exigiu a elaboração de soluções sofisticadas. A mais importante aconteceu na anexaçãoda área de 18m² da varanda  -que toma a fachada inteira na frente do edifício – ao living. Após remover a porta-janela que separava os dois ambientes, os sócios e arquitetos André Pavan e Brunno Meireles criaram um artifício inspirado no pórtico de concreto projetado pelo arquiteto português Álvaro Siza para a Expo 1998 em Lisboa. A beleza do “pórtico” disfarça as diferenças de altura no teto (a parte do forroficou 25 cm da laje para esconder as tubulações de água pluvias da varanda do apartamento de cima). No restante da sala e nos demais cômodos, a placa de gesso está a 10 cm da laje para embutir a iluminação. Outro recurso empregado na ampliação do living é o piso único, feito de assoalho  de madeira de demolição, que se estende para o lavabo e para a área íntima. 

© Maíra Acayaba
© Maíra Acayaba

Muitas paredes precisaram ser demolidas, e outras construídas, para criar as duas suítes, com tamanhos mais adequados e confortáveis, a partir do que existia: uma suíte e dos quartos com um banheiro, todos bem pequenos ( para fazer a suíte, aumentamos em 80% a área da suíte anterior com a eliminação de um dos quartos).

© Maíra Acayaba
© Maíra Acayaba
Planta de Layout
Planta de Layout
© Maíra Acayaba
© Maíra Acayaba

A linguagem moderna da arquitetura percorre todo o apartamento com a repetição dos tons de cinza e preto – os preferidos da moradora- e dos materiais, como as placas de concreto que revestem a parede com balcão, feito de tronco de madeira bruta, e porta camarão que isola a cozinha.  O design minimalista prevalece no projeto, mesmo quando são empregados os acabamentos rústicos

© Maíra Acayaba
© Maíra Acayaba
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Apartamento JAff / Meireles + Pavan Arquitetura" 18 Mar 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/806711/apartamento-jaff-meireles-plus-pavan-arquitetura> ISSN 0719-8906