Casa Touguinhó III / Raulino Silva

Casa Touguinhó III / Raulino Silva - Mais Imagens+ 24

Touguinhó, Portugal
  • Arquitetos: Raulino Silva; Raulino Silva
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:João Morgado
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cosentino, Africa Stone, Flos, Foscarini, HAY, Ineslam, Robert Bosch, W2007
© João Morgado

Descrição enviada pela equipe de projeto. No terreno que estava a ser utilizado como campo de cultivo e horta, encontramos os muros de granito típicos da região, um poço em pedra e algumas árvores de frutos. Os muros foram limpos e recuperados, e a vegetação característica da região foi mantida, de forma a preservar a identidade do sítio.

A forte inclinação da topografia em cerca de 5 metros nos extremos da rua e zona posterior do terreno definiu o desenho da casa em dois pisos, contudo procurou-se que ambos os pisos tivessem ligação direta com o espaço do jardim.

© João Morgado

No piso inferior, que ocupa metade da implantação, temos uma zona coberta mas aberta para o exterior que permite o aparcamento automóvel, que pode ser utilizado para as festas ao ar-livre dos mais pequenos. Deste espaço temos acesso à lavandaria com pátio para colocar a roupa a secar, ao sanitário, espaço de arrumos, zona técnica e ao átrio que permite pelas escadas chegar ao piso superior.

© João Morgado
Planta / Cortes

No piso superior temos 3 quartos na área voltada para a rua Vila Amor (Sul), sendo um deles uma suite com quarto de vestir, os outros dois com um quarto de banho partilhado. Ambos os quartos de banho têm pátios sem cobertura que permite a entrada de luz natural, fácil ventilação e privacidade no seu uso. Na zona posterior já orientada para poente, temos o escritório, a cozinha com ilha e a sala comum, que se prolongam para o exterior através do deck protegido por uma pala e com ligação à piscina. Na zona Nascente temos as escadas, o corredor com armários e um pequeno sanitário também com pátio junto à sala.

© João Morgado
Planta / Elevaçãos
© João Morgado

Sobre os materiais de acabamento, no piso inferior as placas de mármore branco polido revestem os muros, as fachadas exteriores e os pavimentos da lavandaria e sanitário. O pavimento exterior de acesso automóvel em betão (concreto) aparente negro e afagado define o acesso à casa e a brita em pedra de ardósia acolhe a vegetação rasteira do jardim. 

© João Morgado

No piso superior, pelo exterior o sistema etics reveste as fachadas e os tectos, pelo interior o soalho de pinho maciço percorre a casa toda e brilha nos lacados da carpintaria. Nos quartos de banho as paredes e os pavimentos são revestidos com placas de mármore branco polido e na cozinha a bancada e parte do pavimento tem placas de silestone zeus branco da Consentino, sendo o lava-louças realizado com o mesmo material.

© João Morgado

Na piscina o interior é revestido por tela branca e o rebordo dos muros é coberto com placas de dekton também da mesma cor.

© João Morgado

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Touguinhó III / Raulino Silva" [Touguinhó III House / Raulino Silva] 08 Mar 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/806482/casa-touguinho-iii-raulino-silva> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.