Escritório da Fazenda Santa Elisa / Bruno Rossi Arquitetos

Escritório da Fazenda Santa Elisa / Bruno Rossi Arquitetos - Imagem 2 de 32Escritório da Fazenda Santa Elisa / Bruno Rossi Arquitetos - Imagem 3 de 32Escritório da Fazenda Santa Elisa / Bruno Rossi Arquitetos - Imagem 4 de 32Escritório da Fazenda Santa Elisa / Bruno Rossi Arquitetos - Imagem 5 de 32Escritório da Fazenda Santa Elisa / Bruno Rossi Arquitetos - Mais Imagens+ 27

Santo Antônio de Posse, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  240
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Apolinox Metais e Telas Perfuradas, Arprint, Baluarte, Central Glass, Decorlit, Lajes Paraná, Madeireira Buzo, Reka Iluminação
  • Arquiteto Responsável: Bruno Rossi
  • Projeto De Engenharia: WGA Engenharia de projetos
  • Projeto De Instalações: RR Engenharia de instalações
  • Projeto De Paisagismo: Carla Micheletti
  • Construção: Só Obras
  • Estrutura Metálica: Baluarte
  • Instalações: RS manutenções
  • Cidade: Santo Antônio de Posse
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Escritório da Fazenda Santa Elisa / Bruno Rossi Arquitetos - Imagem 24 de 32
© André Scarpa

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto para o novo escritório da fazenda Santa Elisa faz parte de um conjunto de projetos que visam a modernização e adequação das instalações desta fazenda que tem como principal negócio a produção de laranja.

Escritório da Fazenda Santa Elisa / Bruno Rossi Arquitetos - Imagem 32 de 32
Planta
Escritório da Fazenda Santa Elisa / Bruno Rossi Arquitetos - Imagem 4 de 32
© André Scarpa

No caso específico do escritório, pretendia-se agrupar os diversos setores administrativos da fazenda, antes espalhados em pequenas construções feitas ao longo do tempo, e adaptadas de antigas residências, a fim de concentrar as atividades de escritório com as demandas dos trabalhadores do campo.

Escritório da Fazenda Santa Elisa / Bruno Rossi Arquitetos - Imagem 8 de 32
© André Scarpa

Para isso, uma das principais premissas foi prever um espaço contínuo, sem a interferência de elementos fixos de estrutura e onde as divisões fossem transparentes para que houvesse integração visual e física entre os usuários e com o entorno.

Escritório da Fazenda Santa Elisa / Bruno Rossi Arquitetos - Imagem 6 de 32
© André Scarpa

Desta maneira, foi pensado em pórticos metálicos que pendurassem uma grande cobertura, também metálica, sem nenhum pilar interno, e que conteria todos os elementos de infraestrutura superior. O piso é feito em laje de concreto apoiada numa plataforma metálica solta do chão, apoiada em pequenos pilares metálicos. Assim, a construção se caracteriza por dois grandes planos recheados pelo programa. A cota deste piso é determinada pela altura em que os usuários pudessem garantir a vista da plantação de laranja enquanto estivessem nas posições de trabalho, sobretudo na sala de reunião principal.

Escritório da Fazenda Santa Elisa / Bruno Rossi Arquitetos - Imagem 5 de 32
© André Scarpa
Escritório da Fazenda Santa Elisa / Bruno Rossi Arquitetos - Imagem 30 de 32
Axonométrica
Escritório da Fazenda Santa Elisa / Bruno Rossi Arquitetos - Imagem 22 de 32
© André Scarpa

O programa interno é composto pela sala comercial e de RH, que estão localizadas na frente da via de acesso principal da fazenda uma vez que são as duas salas que se relacionam com público externo, tanto com os funcionários da colheita, quanto com os trabalhadores das mais diversas atividades. Por isso, ambas salas têm grandes balcões de atendimento com a possibilidade de aberturas totais através de caixilhos em venezianas de madeira. Entre estas salas, ainda voltada para o acesso principal, está a pequena sala do administrador da fazenda que, por sua vez, tem relação com todos os setores administrativos e com os funcionários de campo.

Escritório da Fazenda Santa Elisa / Bruno Rossi Arquitetos - Imagem 25 de 32
© André Scarpa

Voltados para o lado oposto, em situação mais protegida em relação ao acesso direto do público, com a vista mais reservada para a plantação, estão as salas de reunião principal e de trânsito, que corresponde a sala de trabalho dos prestadores de serviço fixos ou temporários, como consultores e clientes. Neste mesmo lado, voltados para o oeste e servindo de proteção do sol direto, está o bloco de sanitários e copa, mais fechados e voltados para o interior do conjunto.

Escritório da Fazenda Santa Elisa / Bruno Rossi Arquitetos - Imagem 12 de 32
© André Scarpa

Todas as salas têm as paredes sistema de fechamentos leves com a aplicação de placas cimentícias aparentes no lado externo e com pintura na parte interna. Os fechamentos transparentes são feitos em vidro temperado com perfis de alumínio e travamentos em perfil tubular metálico. Para toda a cobertura foi utilizado forro metálico em grade de 7,5x7,5 cm que permitem a visualização e manutenção das infraestruturas de elétrica e iluminação.

Escritório da Fazenda Santa Elisa / Bruno Rossi Arquitetos - Imagem 2 de 32
© André Scarpa

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:SP-340, Santo Antônio de Posse - SP, 13830-000, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escritório da Fazenda Santa Elisa / Bruno Rossi Arquitetos" [Santa Elisa Office / Bruno Rossi Arquitetos] 08 Mai 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/806417/escritorio-da-fazenda-santa-elisa-brro-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.