Casas-torre de Aamchit / Hashim Sarkis

Casas-torre de Aamchit / Hashim Sarkis  - Imagem 2 de 46Casas-torre de Aamchit / Hashim Sarkis  - Imagem 3 de 46Casas-torre de Aamchit / Hashim Sarkis  - Imagem 4 de 46Casas-torre de Aamchit / Hashim Sarkis  - Imagem 5 de 46Casas-torre de Aamchit / Hashim Sarkis  - Mais Imagens+ 41

  • Arquitetos: Hashim Sarkis
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1392
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Fiandre, Bega, Duravit, Vitrocsa
  • Equipe: Hashim Sarkis, Boulos Douaihy (Project Coordinator), Rola Idris, Sandra Frem, Wissam Chaaya, Samir Bitar, Pablo Roquero, Cynthia Gunadi, Penn Ruderman, Christopher Johnson, Charif Tabet, Helena Briones.
  • Gestão De Obra: Polygon, sal.
  • Estrutural: Rudolphe Mattar
  • Mecânica: Roger Kazopoulo
  • Elétrica: Roger Njeim HORTICULTURE: Exotica
  • País: Líbano
Mais informaçõesMenos informações
Casas-torre de Aamchit / Hashim Sarkis  - Imagem 3 de 46
Courtesy of Hashim Sarkis

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto consiste em quatro casas unifamiliares na costa de Aamchit no Líbano assim como a reabilitação da paisagem existente e de antigas casas.

Casas-torre de Aamchit / Hashim Sarkis  - Imagem 11 de 46
Courtesy of Hashim Sarkis
Casas-torre de Aamchit / Hashim Sarkis  - Imagem 30 de 46
Implantação
Casas-torre de Aamchit / Hashim Sarkis  - Imagem 4 de 46
Courtesy of Hashim Sarkis

O terreno é inclinado em direção ao Mediterrâneo, com ângulo que permite que as casas sejam incorporadas à paisagem de tal maneira que a frente é inteiramente aberta às vistas e brisa do mar enquanto as outras laterais são protegidas pela terra. Cada casa consiste de uma dupla camada de paredes que retém as terras nas laterais.

Casas-torre de Aamchit / Hashim Sarkis  - Imagem 21 de 46
Courtesy of Hashim Sarkis
Casas-torre de Aamchit / Hashim Sarkis  - Imagem 27 de 46
Courtesy of Hashim Sarkis

A parede também é duplicada para criar isolamento e passagem de serviço, além de trazer ar resfriado para a casa. O perímetro em paredes duplo funciona também como estrutura e é utilizada por todos os serviços da casa, deixando o térreo aberto. Um pátio é inserido na parte posterior para garantir a ventilação cruzada e criar um microclima nos dias de extremo calor no verão e de frio no inverno.

Casas-torre de Aamchit / Hashim Sarkis  - Imagem 36 de 46
Corte

Uma torre que abriga os quartos está posicionada na lateral sudeste dos pátios proporcionando sombreamento. Atua como uma chaminé para liberar o calor do pátio e dos quartos. Escada e banheiros estão localizados nas laterias leste e sul proporcionando massa térmica contra o calor do verão enquanto que a esquina noroeste é completamente livre de estruturas, transformando os quartos em varandas quando as janelas estão abertas. A combinação do pátio e torre produzem uma nova tipologia de casa que é utilizada com pequenas variações no terreno a medida que o empreendimento cresce ao redor das áreas comuns e do mar.

Casas-torre de Aamchit / Hashim Sarkis  - Imagem 16 de 46
Courtesy of Hashim Sarkis

Paisagismo

A estratégia geral do projeto paisagístico consiste na criação de uma paisagem denominada de xeriscape, estabelecendo uma transição entre a praia e a montanha. Isso é obtido pela cobertura do solo e espécies arbóreas utilizadas, como samambaias, ervas daninhas, flores e oliveiras. Aliados ao desenho da cobertura do solo, o plano do terreno revive a antiga estrada de eucalipto como uma via de pedestres para as novas casas.

Baseando-se em uma estratégia de corte e preenchimento que preserva toda a ocupação do terreno, as casas são posicionadas de forma que não se bloqueiam, erguendo a parte posterior das casas do terreno. Enfatizando a rede de caminhos, os arbustos são plantados para realçar a experiência de se aproximar do mar.

Casas-torre de Aamchit / Hashim Sarkis  - Imagem 22 de 46
Courtesy of Hashim Sarkis

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casas-torre de Aamchit / Hashim Sarkis " [Aamchit Courtowers / Hashim Sarkis ] 11 Out 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/805832/casas-torre-de-aamchit-hashim-sarkis> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.