Pátio Sul / Advanced Architecture Lab + Atelier UPA

Pátio Sul / Advanced Architecture Lab + Atelier UPA - Mais Imagens+ 32

  • Cliente: Chuanlan Investment
  • Arquitetos Responsáveis: Mu Wei / Advanced Architecture Lab, Zhou Chao / Atelier UPA
  • Cidade: Laibin
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
© Arch-exist photography

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Pátio Sul encontra-se em Sanjia, povoado Yangshan, Mashan de Nanning, província de Guangxi, China. Com o passar do tempo, esta vila tranquila e simples foi habitada por três clãs: Huang, Liang e Tang, chamado de Sanjia (Três Sobrenomes). O inigualável relevo Karst rodeia o povoado, formando uma barreira verde natural. Na parte inferior das montanhas, um córrego flui lentamente pelo povoado, com as crianças nadando e donas de casa lavando verduras e roupas. O som melodioso da música popular vem de longe, atrativa e agradável ao ouvido. 

© Arch-exist photography

O surgimento do Pátio Sul começa com o "Projeto de Reconstrução Bonito Povoado". Sob a reconstrução dramática da vila, a maioria das casas antigas foram retiradas, restando apenas uma casa de tijolo solitária junto a um córrego e escondida em um milharal. Originalmente, uma residência privada com uma história de mais de sessenta anos, a casa foi reformada muitas vezes por seu proprietário e terminou sendo abandonada. Seu proprietário construiu uma nova casa de tijolo e concreto no lado oposto ao rio. Parte em ruínas, suas paredes de adobe estavam danificadas e o espaço interior era muito limitado. Mas, surpreendentemente, a parede em frente ao córrego estava intacta com o ângulo da sua cobertura a quase 45°. Sombreada por colinas verdes e rodeada por novas casas da vila. Parece um cenário realmente único.

© Arch-exist photography
Planta
© Arch-exist photography

Vivendo em Nanning, o professor e dono Huang sempre se dedicou a construção de edificações rurais e atividades de educação natural das crianças. Com sua perseverança e esforço esta antiga casa foi conservada integralmente, sendo o único monumento deste povoado. O Pátio Sul simboliza a união entre a cidade e o país. Os arquitetos conceberam um método "velho e novo": a reconstrução completa da antiga casa e a construção de um novo edifício aberto em um terreno ao lado. 

© Arch-exist photography
Corte
© Arch-exist photography

Devido as muitas paredes entrelaçadas dentro da antiga casa, o espaço interior era muito estreito. Portanto, os arquitetos eliminaram as paredes internas e as reconstruíram com estrutura de aço para formar um espaço maior e agregar uma camada exterior. A estrutura de aço e paredes de tijolo suportam uma nova cobertura e deixam mais estável a parede em mal estado. Os trabalhadores reconstruíram a parede derrubada com tijolos retirados das próprias paredes internas, retirando telhas e logo as colocaram novamente, com todo cuidado. Velhos e novos materiais, tijolos amarelos de terra, estrutura de aço branco e revestimento marrom foram misturados na antiga casa, produzindo um efeito artístico como o de uma galeria. A brilhante luz natural que brota das claraboias e sombras intermitentes fazem com que as pessoas sintam o passar do tempo e revitalizem esta casa de 60 anos de idade. 

Isométrica
Isométrica

Os arquitetos construíram uma nova casa em um milharal, entre a velha edificação e o córrego, para aumentar o espaço e as funções da antiga casa. A fim de preservar a parede de duas águas, a nova casa foi construída separadamente da antiga. A maioria das paredes de vidro não somente garantem a transparência da nova casa, mas também servem como uma lâmina da antiga casa. A estrutura principal da nova residência está feita de materiais compostos por fibra de bambu de alta resistência que são tão finos e cálidos como a madeira. Pátios com diferentes escalas, previstos em todas as direções da nova construção, e vidro com diferentes transparências emolduram as pitorescas vistas. A única parede de tijolo da nova casa é instalada ao lado da cozinha, que está desenhada para corresponder com a textura da antiga. As paredes de tijolo destes dois edifícios mostrarão traços de tempos similares após alguns anos. Estas duas edificações, uma nova e outra antiga, uma pesada e outra leve, proporcionam o complemento ideal.

© Arch-exist photography

Ainda que os moradores locais não entendessem por completo porque este tipo de casa foi construída na vila, depois da finalização do projeto todos gostaram da obra, tanto pelos tijolos e telhas familiares da antiga edificação quanto pela amabilidade da nova. As crianças gostam de visitar o espaço devido aos pátios interiores, onde podem correr, brincar e ler. Os turistas gostam porque encontram um lugar completamente aberto e cheio de cor, possibilitando o descanso e fotografias enquadradas da paisagem e do edifício.

© Arch-exist photography

O Pátio Sul é a última edificação do povoado Sanjia. Foi testemunha da transição da história da vila e mantem uma estreita vigilância sobre a beleza natural impressionante, com uma nova postura de viver.

© Arch-exist photography

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Sanjia, Xingbin, Laibin, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Pátio Sul / Advanced Architecture Lab + Atelier UPA" [The South Yard / Advanced Architecture Lab + Atelier UPA] 22 Fev 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/805698/patio-sul-advanced-architecture-lab-plus-atelier-upa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.