P35 / CUA

P35 / CUA - Mais Imagens+ 35

Cidade do México, México
  • Arquitetos: CUA; CUA
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1587
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Armstrong Flooring, Cemex, Global Woods, Gravita, Grupo AVA, Olimpic, Vista Decking
  • Outros Participantes: Dos Arquitectura Construcción
  • Estrutura De Aço: Ajax
  • Obra: GC Geoconstrucciones
  • Instalações Hidrossanitárias: Inversa
  • Arquitetos Encarregados: Diana Harari, Marcos Cohen, Ygal Maya, Yair Wolff
  • Cidade: Cidade do México
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
© Mauricio Salas

Descrição enviada pela equipe de projeto. Considerando que a colônia Escandón é uma área que se encontra em um processo de mudança e crescimento, nasceu a ideia de um projeto com identidade multifacetada e alinhado com relação à responsabilidade com o habitante, a área urbana e o meio ambiente.

Corte
© Mauricio Salas
Corte

O projeto consiste no desenvolvimento de 10 apartamentos em um terreno de 502 m2 com uma área desplantada de 50% e 5 pavimentos. Ele divide-se em duas edificações conectadas por pontes e pelo núcleo de circulação vertical. Tanto os espaços, como as cozinhas, banheiros, dormitórios e janelas de todos os apartamentos, mantém a mesma proporção.

© Mauricio Salas

Todos os apartamentos são diferentes e suas áreas são variáveis: desde 60 m2 até 135 m2, o que não restringe o edifício a um único tipo de usuário, mas possibilita uma gama de diversos tipos de moradores (solteiros, casais, ou pequenas famílias) que convivem e compartilham o empreendimento. Vários dos apartamentos se desenvolvem em 2 ou mais meios-níveis, com o objetivo de criar circulações e romper o padrão clássico do apartamento urbano. Há 5 apartamentos com um nível, 3 dúplex e 2 em três meios-níveis.

© Mauricio Salas
Detalhe Planta
© Mauricio Salas

A implantação do edifício foi determinada por meio da orientação do mesmo, que permitiu que a maioria dos apartamentos tivesse uma frente sul ou sudeste. Esta mesma estratégia possibilitou a implementação de um amplo espaço aberto de praça, com uma enriquecedora proposta de paisagismo, que convida os visitantes a percorrerem as instalações, já que estabelece uma conexão entre todos os espaços e as circulações verticais, além de conceder iluminação natural e ventilação.

© Mauricio Salas

Os materiais foram escolhidos de forma que os revestimentos não foram necessários. Todos eles são representados por sua própria função e sua natureza de produção. Utilizou-se blocos com uma tinta de fábrica em tons terrosos para conferir maior aconchego aos volumes. Criou-se uma estrutura mista de concreto e aço, e ambos os materiais foram deixados aparentes nas 6 fachadas do edifício. Esse tipo de estrutura mista gera espaços abertos, livres de pilares e interrupções intermediárias.

© Mauricio Salas

Os apartamentos receberam acabamento em madeira e pedras naturais (em sua maioria nacionais). Todos contam com varandas os pátios privados. A iluminação artificial é feita a base de lâmpadas de LED e o sistema hidrossanitário baseia-se na captação de água pluvial e um sistema de filtragem. 

© Mauricio Salas

Um dos objetivos essenciais do projeto foi que os espaços sejam vividos de dentro e de fora. O projeto da praça de acesso responde a tal objetivo, além de criar uma vista a todos os apartamentos e gerar um ambiente que integra e promove a convivência entre vizinhos. Por fim, buscou-se materializar um dos aspectos que caracterizam toda a colônia de Escandón, um bairro majoritariamente residencial, no qual ainda se vivencia muito fortemente e intercomunicação entre seus residentes.

© Mauricio Salas

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Calle de la Prosperidad 35, Escandón II Secc, 11800 Cidade do México, CDMX, México

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "P35 / CUA" [P35 / CUA] 24 Fev 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/805695/p35-cua> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.