Córdoba-Flat / Cadaval & Solà-Morales

Córdoba-Flat / Cadaval & Solà-Morales - Mais Imagens+ 26

  • Arquitetos: Cadaval & Solà-Morales; Cadaval & Solà-Morales
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  90
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Imagen Subliminal
  • Construtores: Eugenio Eraña, Juan Carlos Cajiga
  • Estrutura: Ricardo Camacho.
  • Arquitetos Responsáveis: Eduardo Cadaval & Clara Solà-Morales
  • Cidade: Cidade do México
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
© Imagen Subliminal

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado em Colonia Roma, um bairro de valor histórico no setor central da Cidade do México. O Roma se desenvolveu no século XIX como uma das primeiras extensões da cidade central, configurada em uma malha ortogonal e ocupada por grandes casarões que, no seu auge, abrigaram as classes mais altas da capital. Com o surgimento da vida suburbana nos anos 50, o bairro foi perdendo habitantes até chegar no seu pior momento durante os anos que seguintes ao grande terremoto de 1985.

© Imagen Subliminal

Devido ao fato de que Roma está localizado onde antigamente era o lago de Texcoco, seu subsolo é altamente lodoso e, portanto, as ondas sísmicas se amplificam, fazendo com que, durante o terremoto de 85, fosse um dos bairros mais afetados da cidade; caíram muitos edifícios e muitos dos que resistiram foram abandonados por causa dos danos estruturais ou, em muitos outros casos, por medo dos seus habitantes de que as edificações não resistissem a outro terremoto.

© Imagen Subliminal
Planta Baixa
© Imagen Subliminal

O bairro se deteriorou-se profundamente, com muita insegurança e diversos imóveis abandonados, até que, recentemente, ressurgiu com força como uma das áreas mais ativas da cidade, recebendo inúmeras galerias de arte, pequenos restaurantes, cafés e jovens ocupando novamente suas ruas e espaços públicos.

© Imagen Subliminal
Planta Superior
© Imagen Subliminal

O projeto procura explorar novas configurações possíveis dentro da distribuição espacial que permite o lugar. A intervenção atua sobre os planos horizontais, dividindo o espaço em dois. Uma área de dormitórios com tetos baixos, de recolhimento e estadias curtas e uma área pública com pé-direito duplo. Duas habitações e um estúdio se relacionam com um espaço comum que contem a sala de jantar e a cozinha. Busca-se a simplificação da estrutura espacial do apartamento aumentando, desta forma, os espaços principais e sua relação com a cidade. 

© Imagen Subliminal

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Rua Córdoba, Roma Nte., Cidade do México, CDMX, México

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Córdoba-Flat / Cadaval & Solà-Morales" [Córdoba-Flat / Cadaval & Solà-Morales] 19 Fev 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/805641/cordoba-flat-cadaval-and-sola-morales> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.