O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Museu
  4. China
  5. TianJin University Research Institute
  6. Liuzhou Suiseki Hall / TianJin University Research Institute

Liuzhou Suiseki Hall / TianJin University Research Institute

  • 13:00 - 28 Fevereiro, 2017
  • Traduzido por Lis Moreira Cavalcante
Liuzhou Suiseki Hall / TianJin University Research Institute
Liuzhou Suiseki Hall / TianJin University Research Institute

Liuzhou Suiseki Hall / TianJin University Research Institute Liuzhou Suiseki Hall / TianJin University Research Institute Liuzhou Suiseki Hall / TianJin University Research Institute Liuzhou Suiseki Hall / TianJin University Research Institute + 26

  • Arquitetos

  • Localização

    Liuzhou, Guangxi, China
  • Arquiteto Responsável

    Zhang Hua
  • Equipe de Projeto

    Huang Nanbei, Wang Qian, Sun Qingwen , Zhai Xiangtao, Li Qian, Guo Qing Zhang Hua
  • Área

    16.500 m²

Descrição enviada pela equipe de projeto. A cidade de Fuzhou, na província de Guangxi, é uma bela cidade antiga. O Rio Liujiang arrastou uma ilha de dezenas de quilômetros quadrados, em forma de barco, no terreno cársico de Guangxi, que oferece excelentes vistas. O Liuzhou Suiseki Hall está localizado no sudeste do Parque Deer Hill. Atrás do Liuzhou Suiseki Hall há duas colinas, uma mais baixa e arredondada e outra mais alta e mais íngreme, cujas características estão em harmonia e, ao mesmo tempo, em contraste umas com as outras, chamadas por moradores locais de obra-prima dos deuses da natureza. Como um eco perfeito das duas colinas, uma forma arquitetônica emergiu com dobras à direita e curvas à esquerda.

No espaço arquitetônico e no projeto da forma, primeiro, o plano retangular é distorcido nas dimensões "X" e "Y" em um paralelogramo que é dividido em 12 partes por curvas em "s", tendo essas 12 partes características similares. Em segundo lugar, após rasgar o plano, o eixo z entrou. Cada parte sofre uma extrusão vertical ao longo de uma forma em S, gerando movimentos de uma parte em relação à outra. 

A altura torna-se mais baixa do sudoeste ao nordeste de forma suave. Finalmente, dois tipos diferentes de força foram exercidos nas duas extremidades deste edifício, assim, o edifício é curvado em uma elevação e linear na elevação oposta, o que significa uma rejeição da água e da montanha na paisagem natural.

Corte Perspectivado
Corte Perspectivado

Nós nos acostumamos com a ideia de que o círculo e o retângulo não podem coexistir em uma mesma forma, mas neste edifício as curvas e as linhas retas não estão mais em contraste como na geometria euclidiana, mas se integram numa série de transformação topológica não-linear. Eu a chamo de "multiplicidade", uma variação de movimento do começo ao fim, preenchida com duas ou mais formas diferentes em um só corpo, o qual não é um resultado, mas um processo, uma mudança contínua de composição geométrica linear a não-linear, tanto topológica como com características fractais.

Plantas Baixas
Plantas Baixas

Do ponto de vista cultural, na paisagem chinesa, uma montanha e um córrego não são opostos, mas uma visão de mundo de harmonia, filosofia e estética. Montanha e água corrente, como "yin" e "yang", são as características dos dois lados de todas as coisas, uma unidade de opostos que pode transformar uma coisa na outra. A parte pesada é a terra, enquanto a parte leve é céu. Tal pensamento não é apenas um ideal literal dos intelectuais e como o povo antigo sente a natureza, mas também um fenômeno que podemos observar nela. No relevo cársico, o padrão de superfície de pedra sob o impacto do fluxo rápido de água terá mudanças múltiplas.

Esta é uma textura especial das pedras, ocasionada por anos de erosão da água, que eu chamo de solidificação da água. Por outro lado, temperaturas elevadas também transformam a pedra em uma forma líquida. Este líquido especial, submetido a uma mudança repentina de temperatura, sob altas temperaturas, também mostrará as características da água e sua sensação de movimento. As várias mudanças descritas acima pertencem à transformação fractal topológica ou à alteração na geometria.

A forma do Liuzhou Suiseki Hall é composta por uma série de transformações topológicas e geometrias fractais de variação aleatória similar e paralela; uma elevação é curva como a água enquanto a outra é linear como uma pedra, mas o conjunto está em harmonia e oferecem uma vista surpreendente. De acordo com os estudos do autor, a multiplicidade na arquitetura e na matemática são similares na geometria, mas com diferentes focos. A diferença é que uma é matemática, e a outra é estética.

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Liuzhou Suiseki Hall / TianJin University Research Institute" [Liuzhou Suiseki Hall / TianJin University Research Institute] 28 Fev 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Moreira Cavalcante, Lis) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/805608/liuzhou-suiseki-hall-tianjin-university-research-institute> ISSN 0719-8906