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Banco Central Europeu / Coop Himmelb(l)au

  • 05:00 - 19 Fevereiro, 2017
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Banco Central Europeu / Coop Himmelb(l)au
Banco Central Europeu / Coop Himmelb(l)au, © European Central Bank / Robert Metsch
© European Central Bank / Robert Metsch

© Paul Raftery © Robert Metsch © Paul Raftery © Paul Raftery + 21

  • Cliente

    Banco Central Europeu (ECB), Frankfurt/M., Alemanha
  • Planejamento

    COOP HIMMELB(L)AU Wolf D. Prix & Partner ZT GmbH
  • Diretor de Projeto

    Wolf D. Prix
  • Paceiro de Projeto

    Frank Stepper
  • Arquiteto do Desenho

    Karin Miesenberger
  • Arquiteto do Projeto

    Hartmut Hank, Christian Halm, Thomas Schwed, Michael Beckert (TPL), Johannes Behrens (TPL), Günther Weber, Jürgen Tiltmann (TPL), Oliver Cassik (TPL), Philipp Munz (TPL)
  • Gerenciamento Arquitetônico

    Christian Maeder, Sascha Hempel, Markus Tritthart, Damian Witt
  • Equipe de Projeto

    Magdalena Baczkowska, Markus Baumann, Michael Beckert, Johannes Behrens, Hilde Benda, Marcelo Bernardi, Nico Boyer, Jan Brosch, Timo Carl, Anna Rita Cedroni, Jasmin Dieterle, Sabrina Dlugosch, Jan Ruben Fischer, Brigitte Fuchs, Sergio Gonzales, Gesine Görlich, Martin Gruber, Guthu Hallstein, Sebastian Haffner, Simone Hainz, Sascha Hempel, Rob Henderson, Emanuele Iacono, Martin Jelinek, Rashmi Krishna Jois, Ivana Jug, Frank Pascal Kaul, Matt Kirkham, Daniela Kröhnert, Bernward Krone, Christian Labud, Anke Lammert, Monika Lyzyczka, Steven M, Christian Maeder, Dimitra Mamou, Ariane Marx, Christoph Maurer, Matthias Niemeyer, Martin Oberascher, Ross Olson, Renate Ott, Gerhard Pfeiler, Ellen Pietrzyk, James Pike, Robert Pippan, Jakob Przybylo, Anna Ptaszynska, Stephanie Rathgeber, Carmen Renz, Salome Reves, Donna Riedel, Akvile Rimantaite, Pete Rose, Penelope Rüttimann, Stefan Rutzinger, Oliver Sachse, Kristina Schinegger, Benjamin Schmidt, Marita Schnepper, Thomas Siegl, Ebru Simsek-Lenk, Denise Sokolowski, Augustin Solorzano, Anja Sorger, Andrea Stöllenwerk, Ernst Stockinger, Crystal K.H Tang, Jürgen Tiltmann, Markus Tritthart, Josef Tröster, Günther Weber, Andreas Weissenbach, Clemens Werb, Judith Werkhäuser, Markus Wings, Eva Wolf, Barbara Zeleny, Thomas Zengger, Zeyneb Badur, Fabien Barthelemey, Oliver Cassik, Alejandro Corena, Alexander Daxböck, Mario Dignöss, Helmut Frötscher, Annegret Haider, Christian Halm, Gregor Kassl, Gernot Köfer, Alexander Laber, Anita Lischka, Rangel Malinov, Oliver Martinz, Philipp Munz, Barbara Roller, Nicole Rumpler, Wolfgang Ruthensteiner, Stefan Salchinger, Stefan Schadenböck, Thomas Schwed, Hannes Schwed, Eckart Schwerdtfeger, Sylvia Spernbauer, Christoph Treberspurg, Johannes Weigl Model building: Ivana Jug, Filip Adamczak, Anna Balint, Mark Balzar, Oliver Berger, Robert Campell, Julian Chiellino, Ariane Dehghan, Jasmin Dieterle, Guido Ebbert, Heike Folie, Emilia Grzadzielewska, Benjamin Hahn, Laura Hannappel, Thomas Hindelang, Michael Hirschbichler, Ulrich Hoke, Rafal Jedlinski, Malte Kaiser, Reyhan Kargi, Vera Kleesattel, Stefan Kotzenmacher, Quirin Krumbholz, Daniel Kuhnert, Gretha Kuustra, Malgorzata Labecka, Jelena Lazic, Marta Leszczynska, Jörg Lonkwitz, Rita Lopez, Ariane Marx, Bruno Mock, Sarah Müller, Yusuke Nishimura, Seoug O, Ross Olson, Ulrich Peintner, Fabian Peitzmeier, Anna Ptaszynska, Jois Rashmi, Danuta Ratka, Salome Reeves, Benjamin Schmidt, Thomas Stock, Kadri Tamre, Philipp Trumpke, Andreas Wachter, Angelika Wiegand, Melanie Wohlrab
  • Visualização 3D

    Armin Hess (Wien)
  • Engenharia Estrutural

    B+G Ingenieure, Bollinger und Grohmann GmbH, Frankfurt/M., Alemanha
  • Área do Terreno

    120,000 m2
  • Mais informações Menos informações
© Paul Raftery
© Paul Raftery

Descrição enviada pela equipe de projeto. A chamativa torre gêmea completa o horizonte do Ostende de Frankfurt.

O desenho do estúdio de arquitetura, com sede em Viena, CoopHimmelb(l)au para as novas instalações do Banco Central Europeu, em Frankfurt, combina a estrutura horizontal do Grossmarkthalle patrimonial com uma torre dupla retorcida que sobe 185 metros. Unidos por um edifício de entrada, estes dois elementos formam um conjunto de significado arquitetônico especial. Com pontes, caminhos e plataformas, o átrio de vidro entre os dois edifícios altos cria uma cidade vertical. As funções semi-públicas e comunicativas encontram-se no antigo Grossmarkthalle. O átrio excepcional e a estrutura de suporte de aço exposta mostram que o edifício do BGE pertence a uma tipologia completamente nova de arranha-céus. 

© Paul Raftery
© Paul Raftery
Site Plan
Site Plan
© Paul Raftery
© Paul Raftery

O corte hiperboloide 

Desde o início foi um requerimento explícito do BCE criar um edifício único e emblemático como símbolo da União Européia. Um edifício diferente somente pode ser alcançado por um tipo de geometria completamente distinta.  

© Paul Raftery
© Paul Raftery

O conceito de desenho do BCE é dividir verticalmente um bloco monolítico através de um corte hiperboloide, distanciá-lo, retorcê-lo e completar o espaço intermediário novo com um átrio de vidro. O resultado é um geometria muito complexa e um edifício multifacetado que oferece uma aparência completamente diferente desde cada ângulo: massivo e potente ao sudoeste, esbelto e dinâmico ao oeste.

© Paul Raftery
© Paul Raftery
© Paul Raftery
© Paul Raftery
© Paul Raftery
© Paul Raftery

O princípio da "Cidade Vertical"

As plataformas de conexão e transição dividem o átrio horizontalmente em três secções com alturas de 45 a 60 metros. Aqui é onde todos os pontos verticais de entrada se unem - e, como as praças públicas, convidam os visitantes a se comunicar. Os 'jardins suspensos' previstos garantem um clima agradável enquanto os elevadores e as escadas conectam estes lugares com os escritórios e as áreas de comunicação do Grossmarkthalle.

Elevation
Elevation

O Grossmarkthalle – o fórum comunicativo

O edifício patrimonial Grossmarkthalle, um antigo mercado atacadista da década de 1920, é utilizado como um 'hall urbano'. O centro de conferências e de visitas, a biblioteca e a cafeteria dos funcionários são posicionados diagonalmente no amplo interior da sala como estruturas de edifícios independentes (com um conceito de 'casa dentro de uma casa'). Um edifício de entrada flutuante penetra na estrutura do hall desde o exterior. Com seus contornos assimétricos. fachadas inclinadas e janelas generosas marca o acesso representativo do BCE. O hall aqui chamado "loop" - uma passarela de vidro entre o edifício vertical e o mercado - completa o conjunto.

© Paul Raftery
© Paul Raftery

O conceito de energia sustentável

A eficiência energética e a sustentabilidade foram fatores chave no concurso. O conceito de energia inclui as seguintes medidas: aproveitamento da água da chuva, recuperação do calor, isolamento eficiente, proteção solar e iluminação, assim como ventilação natural para os escritórios. Algumas áreas, como o átrio e as zonas abertas do Grossmarkthalle, não estão equipadas com um sistema de ar-condicionado, mas servem como uma área de amortecimento entre o interior e o exterior. A "fachada híbrida" das torres comerciais consta de três camadas e oferece uma ventilação direta e natural através dos elementos de ventilação verticais.

© European Central Bank / Robert Metsch
© European Central Bank / Robert Metsch

Construção urbana e arquitetura

A arquitetura do BCE foi cuidadosamente adaptada para sua localização no bairro Ostend de Frankfurt. Com sua clara orientação em relação as perspectivas urbanas, o conjunto inicia um diálogo com os pontos de referência mais importantes da cidade: o Alte Oper, o Museu Embankment e o horizonte do distrito financeiro. A torre dupla distinta pode ser vista de todos os lugares importantes desde centro da cidade e até o rio principal, criando um ponto inicial para o segundo centro no leste de Frankfurt.

“Isto corresponde ao princípio de uma cidade policêntrica, muito mais dinâmica do que uma cidade monocêntrica", explica Wolf D. Prix, diretor de projeto e CEO do Coop Himmelb(l)au. "As áreas de tensão começam a emergir entre os centros, provocando novos desenvolvimentos".

© Paul Raftery
© Paul Raftery

Prêmio Cultural de Hesse

Wolf D. Prix recebeu o prestigioso Prêmio Cultural de Hesse para o desenho das novas instalações do Banco Central Europeu em novembro de 2013. Desde 1982, este prêmio tem sido outorgado anualmente para as conquistas especiais nas áreas de arte, ciência e mediação cultural. "Com a nova sede do Banco Central Europeu, Coop Himmelb(l)au está criando um novo e moderno marco para Frankurt", disseram os onze membros do Conselho de Administração em um comunicado sobre o prêmio.

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Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Banco Central Europeu / Coop Himmelb(l)au" [European Central Bank / Coop Himmelb(l)au] 19 Fev 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/805378/banco-central-europeu-coop-himmelb-l-au> ISSN 0719-8906