QUID Vicolo Luna / Lillo Giglia Architecture

QUID Vicolo Luna / Lillo Giglia Architecture - Mais Imagens+ 30

  • Arquitetos: Lillo Giglia Architecture; Lillo Giglia Architecture
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Chiraema, Euwork resine, Weber
  • Colaborador: Giorgio Parrino
  • Cidade: Favara
  • País: Itália
Mais informaçõesMenos informações
© Salvatore & Lillo Giglia

Descrição enviada pela equipe de projeto. O bairro de Vicolo Luna é um bairro urbano nas margens da cidade de Favara - que é uma rede singular de dammusi, edifícios baixos de pedra e cal que derivam diretamente da domus romana, sendo dammuso a palavra que sobreviveu do siciliano arcaico.

© Salvatore & Lillo Giglia

O objetivo deste projeto é alternar entre as dinâmicas de regeneração urbana e social, em benefício de uma rede complexa de prédios antigos e novos, de espaços públicos e privados: praças, ruas históricas, becos, praças, pátios e jardins. É realmente uma interação múltipla entre público e privado, levando a um grau notável de subsistência cultural e a uma impressionante vida noturna, fazendo Favara roubar a liderança da cidade vizinha Agrigento, capital regional e cidade histórica mundialmente famosa.

Implantação

Com base nessas premissas, o presente projeto pretende aplicar um enfoque seletivo às casas antigas e destruídas e todos os seus espaços anexos, e reorientar sua função para uma ampla gama de eventos sociais: da cozinha às instalações de AD (Albergo Diffuso, ou Hotel Espalhado) assim como explorar o charme de pátios antigos e jardins remodelados que trazem uma nova sensação contemporânea. Esses ambientes aconchegantes e intimistas fazem então o melhor uso de seus espaços, abrigando eventos para performance de arte e para captação de recursos e investimentos - um hub para concentrar a energia em torno de um contexto urbano renascido, inovador e, acima de tudo, compartilhado e baseado na comunidade.

© Salvatore & Lillo Giglia

A natureza multifacetada deste projeto contribui para uma melhoria cultural em curso, aberta, participativa e em constante evolução.

Corte

Existem duas dimensões trabalhando em constante interação e sinergia: trabalhos de preservação e planejamento arquitetônico inovador. O resultado é um padrão arquitetônico único, definido, sadio e completo que introduz e opera em vários aspectos espaciais.

© Salvatore & Lillo Giglia

A natureza deste projeto consiste na elaboração criativa e aplicação multifocal do contraste antigo/novo num bairro de cerca de 1.500 metros quadrados.

© Salvatore & Lillo Giglia

A primeira fase do projeto será a mais desafiadora no que diz respeito às obras de reestruturação: serão realizadas obras de renovação e reutilização de uma grande residência nobre com vários anexos, entre eles espaços de manutenção uma vez utilizados como casas de ferramentas e um jardim.

Planta - Térreo
Planta - 1° Pavimento

Na etapa seguinte do projeto, instalações de hospedagem adicionais, atualmente em andamento, serão abertas ao público.

© Salvatore & Lillo Giglia

Tendo que cumprir estritas regulamentações relativas à dimensão global permitida do edifício, foram realizadas intervenções cirúrgicas, customizadas, extraídas e integradas a uma abordagem personalizada e firme. Materiais foram destinados a criar formas nítidas, mas ainda naturais, misturando-se em um fundo um tanto áspero, estratificado e cristalizado.

© Salvatore & Lillo Giglia

O presente projeto escolheu e preservou o máximo possível das estruturas originais das paredes, evitando romper com a disposição original dos elementos característicos do edifício: no piso térreo, duas abóbadas cruzadas, arcos, forro e telhado de madeira; no primeiro andar, as novas vigas foram posicionadas no lugar das antigas, inclinadas, conforme o projeto estrutural original.

© Salvatore & Lillo Giglia

Do ponto de vista arquitetônico, o objetivo é nutrir um plus em cada espaço, usando uma linguagem minimalista, expressa pela escolha de materiais naturais e ambientes internos neutros, brancos e acinzentados, alternando contornos puros e suaves com paredes irregulares de cimento em pontos específicos.

© Salvatore & Lillo Giglia

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Favara AG, Itália

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "QUID Vicolo Luna / Lillo Giglia Architecture" [QUID Vicolo Luna / Lillo Giglia Architecture] 16 Fev 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/805243/quid-vicolo-luna-lillo-giglia-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.