O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Portugal
  5. José Luís Veloso
  6. 2016
  7. Quinta do Fortunato / José Luís Veloso

Quinta do Fortunato / José Luís Veloso

  • 09:00 - 13 Fevereiro, 2017
Quinta do Fortunato / José Luís Veloso
Quinta do Fortunato / José Luís Veloso, © Paulo Carvalho
© Paulo Carvalho

© Paulo Carvalho © Paulo Carvalho © Paulo Carvalho © Paulo Carvalho + 81

© Paulo Carvalho
© Paulo Carvalho

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado em Belelo, freguesia de Meixedo, concelho de Viana do Castelo a Quinta do Fortunato, estrutura de Turismo em Espaço Rural (TER) na modalidade de Agro-Turismo, tem por base o desenvolvimento de duas unidades de alojamento, com aproveitamento dos edifícios pré-existentes, outrora utilizados como corte de gado e sequeiro.

© Paulo Carvalho
© Paulo Carvalho
© Paulo Carvalho
© Paulo Carvalho

O testemunho do existente é vincado, em ambas as casas, com a manutenção praticamente integral das estruturas originais, sendo acrescentados novos volumes que as abraçam e garantem a ligação entre o antigo e o novo em formas distintas, dando lugar a uma preservação da arquitetura vernacular desta região do país – o Alto Minho – e tornando-se assim numa estrutura mais próxima de uma arquitetura contemporânea.

© Paulo Carvalho
© Paulo Carvalho

A sua localização espacial, apesar de não se encontrar a grande altitude, permite usufruir de vistas magníficas, o que foi tomado em linha de conta na distribuição do espaço interior, garantindo-se, assim, a relação com o exterior e salvaguardando a privacidade. Todo o envidraçado harmoniza o edifício com o exterior, privilegiando-se o conforto e a visibilidade necessária para o interior, sendo reconhecível a traça original das construções.

© Paulo Carvalho
© Paulo Carvalho
Implantação
Implantação
© Paulo Carvalho
© Paulo Carvalho

Do ponto de vista construtivo,  salienta-se a reconstrução de parte da alvenaria de pedra, que se encontrava num avançado estado de degradação, como forma de garantir o conforto das habitações e a manutenção da traça existente. As empenas acrescentadas a ambos os edifícios, são orientadas a Norte e garantem simultaneamente a sustentação dos novos elementos e a devida proteção.

© Paulo Carvalho
© Paulo Carvalho
Corte
Corte

O limitado orçamento para a construção acabou por ser nosso aliado, tendo em conta a adoção de soluções de baixo custo. Utilizam-se como principais materiais a alvenaria de pedra de granito da região, o pinho, o betão à vista e o vidro. O ferro é também utilizado na execução dos guarda-corpos e dos acessos verticais interiores.

© Paulo Carvalho
© Paulo Carvalho
© Paulo Carvalho
© Paulo Carvalho

Garante-se a continuidade do interior das edificações face ao exterior, com uma estrutura funcional simples e elegante e com o mesmo tipo de acabamentos. A importância dada ao conforto e à proximidade ao “lar”, permite a fruição do espaço de forma continuada e interligada entre exterior e interior.

© Paulo Carvalho
© Paulo Carvalho

O vernacular e o contemporâneo encontram-se numa simbiose de preservação e inovação.

Croqui
Croqui
Croqui
Croqui

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
José Luís Veloso
Escritório
Cita: "Quinta do Fortunato / José Luís Veloso" [Quinta do Fortunato / José Luís Veloso] 13 Fev 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/805206/quinta-do-fortunato-jose-luis-veloso> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.