O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Espanha
  5. FFWD Arquitectes
  6. 2016
  7. Loft MdP / FFWD Arquitectes

Loft MdP / FFWD Arquitectes

  • 21:00 - 13 Fevereiro, 2017
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Loft MdP / FFWD Arquitectes

Cortesía de FFWD Arquitectes © David Benito Cortázar © David Benito Cortázar © David Benito Cortázar + 19

Loft MdP / FFWD Arquitectes, © David Benito Cortázar
© David Benito Cortázar

Descrição enviada pela equipe de projeto. Ao deparar-se com a reforma desse atelier em Poble Sec de Barcelona, o principal objetivo era conseguir habilitar o espaço para seu novo uso como moradia, preservando todos os elementos construtivos que confeririam caráter e singularidade ao local.

© David Benito Cortázar
© David Benito Cortázar
Planta
Planta
© David Benito Cortázar
© David Benito Cortázar

O estado destes elementos era precário. As paredes de pedra e tijolo, assim como as abóbodas cerâmicas no teto, estavam ocultas por trás de espessos revestimentos de gesso e argamassa. No forro, as vigas de madeira tinham um grande problema de cupim que afetava a segurança de todo o edifício.

© David Benito Cortázar
© David Benito Cortázar

Por outro lado, local tinha várias entradas de luz. Sua configuração nos permitia trabalhar as aberturas para a rua com vidro translúcido para preservar a privacidade do interior, já que teríamos um pátio interior sobre qual orientar as vistas dos espaços principais da moradia. 

© David Benito Cortázar
© David Benito Cortázar

Os elementos existentes que queríamos preservar, restaurar e valorizar configuram a camada superior do projeto: paredes e teto. Portanto, será o piso que assumirá a responsabilidade de ser o elemento de nova execução que articula espaços do projeto. Este converte-se em um magma contínuo que coloniza a base do local proporcionando um espaço fluído e hierarquizado pelos diferentes níveis e volumes resultantes.

© David Benito Cortázar
© David Benito Cortázar

Primeiramente soluciona o conflito de níveis que existe ao ter dois acessos com cotas diferentes desde a rua e com isso, resolve com fluidez a transição entre a cota principal até o nível do pátio que está 45 cm abaixo.

Em segundo lugar, o mobiliário fixo da moradia nasce do piso, gerando um sofá, bancadas de cozinha e outros elementos de mobiliário do banheiro.

Corte
Corte

Dentro dos âmbitos gerados a partir da nova base, caixas fechadas receberão os espaços de usos mais privativos, como os banheiros e closets. Sua posição no espaço articula também a criação dos dormitórios, separados das áreas públicas da moradia. 

O singular programa funcional da moradia surge dos requerimentos planejados pelo proprietário. Ele necessitava de um pequeno apartamento passível de ser fragmentado para as visitas que recebe ao longo do ano. Desta forma, este espaço será usado como estúdio e escritório durante o tempo em que não há hóspedes em casa. Por este motivo, a moradia se configura em dois âmbitos diferenciados que podem funcionar de forma totalmente independente. 

Cita: "Loft MdP / FFWD Arquitectes" [Loft MdP / FFWD Arquitectes] 13 Fev 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/805156/loft-mdp-ffwd-arquitectes> ISSN 0719-8906