Loft MdP / FFWD Arquitectes

Loft MdP / FFWD Arquitectes - Mais Imagens+ 14

Barcelona, Espanha
  • Arquitetos: FFWD Arquitectes; FFWD Arquitectes
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  122
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Acor, BATHCO, BORDEAUX IRON DESIGN, EDFAN
  • Arquitetos Responsáveis: Laia Guardiola e David Benito
  • Cidade: Barcelona
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. Ao deparar-se com a reforma desse atelier em Poble Sec de Barcelona, o principal objetivo era conseguir habilitar o espaço para seu novo uso como moradia, preservando todos os elementos construtivos que confeririam caráter e singularidade ao local.

© David Benito Cortázar
Planta
© David Benito Cortázar

O estado destes elementos era precário. As paredes de pedra e tijolo, assim como as abóbodas cerâmicas no teto, estavam ocultas por trás de espessos revestimentos de gesso e argamassa. No forro, as vigas de madeira tinham um grande problema de cupim que afetava a segurança de todo o edifício.

© David Benito Cortázar

Por outro lado, local tinha várias entradas de luz. Sua configuração nos permitia trabalhar as aberturas para a rua com vidro translúcido para preservar a privacidade do interior, já que teríamos um pátio interior sobre qual orientar as vistas dos espaços principais da moradia. 

© David Benito Cortázar

Os elementos existentes que queríamos preservar, restaurar e valorizar configuram a camada superior do projeto: paredes e teto. Portanto, será o piso que assumirá a responsabilidade de ser o elemento de nova execução que articula espaços do projeto. Este converte-se em um magma contínuo que coloniza a base do local proporcionando um espaço fluído e hierarquizado pelos diferentes níveis e volumes resultantes.

© David Benito Cortázar

Primeiramente soluciona o conflito de níveis que existe ao ter dois acessos com cotas diferentes desde a rua e com isso, resolve com fluidez a transição entre a cota principal até o nível do pátio que está 45 cm abaixo.

Em segundo lugar, o mobiliário fixo da moradia nasce do piso, gerando um sofá, bancadas de cozinha e outros elementos de mobiliário do banheiro.

Corte

Dentro dos âmbitos gerados a partir da nova base, caixas fechadas receberão os espaços de usos mais privativos, como os banheiros e closets. Sua posição no espaço articula também a criação dos dormitórios, separados das áreas públicas da moradia. 

O singular programa funcional da moradia surge dos requerimentos planejados pelo proprietário. Ele necessitava de um pequeno apartamento passível de ser fragmentado para as visitas que recebe ao longo do ano. Desta forma, este espaço será usado como estúdio e escritório durante o tempo em que não há hóspedes em casa. Por este motivo, a moradia se configura em dois âmbitos diferenciados que podem funcionar de forma totalmente independente. 

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Loft MdP / FFWD Arquitectes" [Loft MdP / FFWD Arquitectes] 13 Fev 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/805156/loft-mdp-ffwd-arquitectes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.