Residência Savukvartsi / Honkarakenne

Residência Savukvartsi / Honkarakenne - Mais Imagens+ 13

Vantaa, Finlândia
  • Arquitetos: Honkarakenne; Honkarakenne
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  239
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Ekolämmöx, Honkarakenne, Profin
Cortesia de Honkarakenne

Descrição enviada pela equipe de projeto. Um ecológica e moderna residência para três gerações.

Savukvartsi foi apresentada ao público na Feira da Moradia 2015, em Vantaa, Finlândia. É uma residência ecológica duplex, desenhada para três gerações de uma família. Honka Savukvartsi é um excelente exemplo de uma casa feita em madeira de última geração, criada com o conceito Honka Fusion.

Cortesia de Honkarakenne

Honka Savukvartsi foi desenhada e construída pelos arquitetos Jaakko e Elizaveta Parkkonen como sua própria residência. Ela reflete o sonho compartilhado pelo jovem casal e seus pais em ter uma casa para várias gerações da mesma família.

Cortesia de Honkarakenne

A residência é dividida em duas propriedades separadas, com a maior ocupada por Jaakko, Elizaveta e seu filho. A propriedade menor pertence aos pais de Jaakko. As propriedades compartilham uma entrada. Se for necessário, os apartamentos podem conectar-se para criar um espaço maior.

Cortesia de Honkarakenne

A residência tem menor impacto ambiental do que todas as propriedades apresentadas na área de Vantaa na Feira da Moradia e possui uma qualificação B em eficiência energética. Suas credenciais de respeito ao meio ambiente incluem materiais naturais, de baixa emissão e recicláveis que oferecem uma fácil manutenção, uma vida saudável e as últimas soluções tecnológicas para o lar.

Planta - térreo

"A filosofia por trás desta casa é minimizar seu impacto climático. Utilizamos materiais naturais e recicláveis e buscamos evitar o plástico. O edifício é aquecido utilizando coletores solares térmicos e uma lareira. O ângulo da cobertura foi calculado para permitir a inclinação perfeita em relação ao sol. O ângulo perfeito é de 35 graus e em Savukvartsi optamos por 34°, diz Jaakko Parkkonen, arquiteto e cliente.

Os dormitórios da jovem família estão no primeiro pavimento, longe das áreas comuns. As altas coberturas agregam amplitude e altas janelas francesas permitem a entrada da luz. No primeiro pavimento também há um escritório e uma biblioteca. 

Cortesia de Honkarakenne

“A paisagem sonora de uma casa de madeira é tranquila. Combinada com o calor natural da madeira genuína e a boa qualidade do ar interior, cria um ambiente muito cômodo", afirma a família Parkkonen.

Planta - primeiro pavimento

O espaço para os avós é de aproximadamente 45 metros quadrados, distribuído em um só andar. O apartamento menor consta de um dormitório, cozinha, sala de estar e banheiro. A sala de estar compartilhada no apartamento maior serve para ambas famílias. 

A edificação é construída com madeira Honka Fusion (FXL 134) e isolamento de fibra de madeira. O revestimento exterior é de abeto tratado com sulfato de ferro para criar um belo acabamento cinza. Devido a estrutura sem isolamento, a parede de madeira poderia ser combinada com detalhes como esquinas e grandes janelas, livre das amplas vigas mestras e os espaços de assentamento requeridos na construção tradicional em madeira. 

Cortesia de Honkarakenne

“A estrutura da parede de Honka Fusion nos permitiu desenhar uma casa de madeira contemporânea com detalhes urbanos e minimalistas. A madeira sem assentamento também simplifica as estruturas das paredes, o que garante que a residência estará ali para as gerações futuras", Jaakko Parkkonen, arquiteto e cliente.

Cortesia de Honkarakenne

Descrição do Produto. A casa é criada com Honka Fusion de não-sedimentação (FXL 134) e isolada com fibra de madeira. O revestimento exterior é abeto, tratado com vitriol de ferro para criar um belo acabamento cinza.

Cortesia de Honkarakenne

"A estrutura da parede Honka Fusion nos permitiu projetar uma casa de madeira contemporânea com detalhes urbanos e minimalistas."

Cortesia de Honkarakenne

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Savukvartsi / Honkarakenne" [House Savukvartsi / Honkarakenne] 13 Fev 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/805144/residencia-savukvartsi-honkarakenne> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.