O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Laboratório
  4. Alemanha
  5. KSG Architekten
  6. 2016
  7. Novo edifício de laboratório para obras de drenagem municipais / KSG Architekten

Novo edifício de laboratório para obras de drenagem municipais / KSG Architekten

Novo edifício de laboratório para obras de drenagem municipais / KSG Architekten
Novo edifício de laboratório para obras de drenagem municipais / KSG Architekten, © Yohan Zerdoun
© Yohan Zerdoun

© Yohan Zerdoun © Yohan Zerdoun © Yohan Zerdoun © Yohan Zerdoun + 15

  • Cliente

    Stadtentwässerungsbetriebe Köln AöR (StEB), Cologne
  • Sócio Responsável

    Prof. Johannes Kister
  • Gestão de Projeto e Obra

    Gabriel Mörsch, Eric Mertens
  • Engenharia Estrutural, Física Estrutural

    Ingenieurbüro für Bauwesen IBT, Eschweiler
  • Planejamento de Equipamentos para Serviços do Edifício

    DS-Plan – Ingenieurgesellschaft für ganzheitliche Bauberatung und Generalfachplanung mbH, Cologne
  • Planejamento de Laboratório

    EUROLABORS AG, Kassel
  • Prevenção contra Incêndios

    BFT Cognos GmbH, Aachen
  • Paisagismo

    stern landschaften, Colônia
  • Mais informações Menos informações
© Yohan Zerdoun
© Yohan Zerdoun

Descrição enviada pela equipe de projeto. Um concurso de projetos foi iniciado a partir de obras de drenagem municipal no ano de 2013 com o objetivo de determinar um arquiteto para desenhar o novo laboratório e o edifício de escritórios do instituto de saneamento. O projeto de kister scheithauer gross (ksg) responde ao entorno diferenciado das obras com um volume separado e geométrico, que explora de forma satisfatória o lote triangular. Os arquitetos foram encarregados por sua implementação. "O edifício de um pavimento com uma estrutura de cobertura circular que abriga os serviços toma a forma dos edifícios técnicos e faz honras a sua função e ao seu efeito simbólico como um edifício técnico proeminente", explica o autor do projeto, Johannes Kister.

Implantação
Implantação

O edifício totalmente envolto por uma fachada curva se assemelha melhor a um contêiner de metal e, portanto, mistura-se harmoniosamente com seu entorno. A fachada reduz a escada do edifício sem distanciar-se e sem a necessidade de ter as características de um exemplo típico da arquitetura industrial. O novo edifício deriva sua identidade de sua própria materialidade e desenho de fachada ornamental, que desperta associações muito diferentes. É uma tela oriental? Não, parece o jogo Tetris. Ou ainda um cartão de perfuração Hollerith. "Durante a concepção da fachada, pensei na típica característica da peneira, que também conecto com a análise e investigação principais, os procedimentos reais em um laboratório.", disse Kister. O que há por trás? O que há dentro? Transferimos o jogo com a curiosidade de um químico ao desenho. A partir do exterior, o expectador apenas vê partes, ou componentes do todo. Além da ideia criativa, a fachada montada na parte frontal também atua como dispositivo de sombreamento e consegue harmonizar o desenho dos diversos tamanhos e arranjos de janelas nas áreas social, de escritórios e de laboratório. Não existe "lado posterior feio", e os funcionários dentro do edifício podem desfrutar de emocionantes vistas aos arredores.

© Yohan Zerdoun
© Yohan Zerdoun
Planta
Planta
© Yohan Zerdoun
© Yohan Zerdoun

Do ponto de vista funcional e construtivo, o edifício se divide em duas partes: uma área inferior com uma parede de uma só folha construída de blocos de pedra-pomes, que proporciona um alto isolamento térmico, e uma cobertura de concreto armado, bem como um hall mais alto construído de elementos prevaricados de concreto com cobertura de chapa trapezoidal. A parte mais alta, que proporciona mais da metade da superfície do solo, aloja o grande laboratório analítico com modernas instalações de laboratório. Diferentemente dos laboratórios convencionais, esse tipo de laboratório impressiona com distancias curtas para caminhar e um alto nível de transparência. De fato a função do edifício - um laboratório analítico altamente tecnológico para o centro de águas residuais -, e a forma triangular do terreno, não parecem compatíveis à primeira vista. Porém, com o conceito inovador de dispor as bancadas do laboratório em fileiras, o projeto pôde romper a divisão interna típica de um laboratório e, em um segundo momento, gerar maior flexibilidade, tanto em termos de zoneamento, quanto na forma básica do edifício. No final, isso conduziu a um novo edifício que, devido a sua forma estética, sua fachada excepcional, e aos ótimos procedimentos de trabalho no interior, já se encontra entre os projeto piloto na construção de laboratórios. O edifício foi inaugurado oficialmente no dia 7 de Outubro de 2016, após um período de construção de aproximadamente 14 meses.

© Yohan Zerdoun
© Yohan Zerdoun

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Novo edifício de laboratório para obras de drenagem municipais / KSG Architekten" [New Laboratory Building for the Municipal Drainage Works / KSG Architekten] 12 Fev 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Brant, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/805033/novo-edificio-de-laboratorio-para-obras-de-drenagem-municipais-ksg-architekten> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.