Seiva Treinamento Físico / Susan Bierhals

Seiva Treinamento Físico  / Susan Bierhals - Imagem 2 de 23Seiva Treinamento Físico  / Susan Bierhals - Imagem 3 de 23Seiva Treinamento Físico  / Susan Bierhals - Janela, Cerca, FachadaSeiva Treinamento Físico  / Susan Bierhals - FachadaSeiva Treinamento Físico  / Susan Bierhals - Mais Imagens+ 18

Estância Velha, Brasil
  • Arquitetos: Susan Bierhals; Susan Bierhals
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  71
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Marcelo Donadussi
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Greenfield, Hamburgo Container, NovaMulti
Seiva Treinamento Físico  / Susan Bierhals - Fachada, Janela
© Marcelo Donadussi

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto contempla a sede da SEIVA Treinamento Físico. Um novo conceito de treinamento personalizado ao ar livre necessitava de um espaço condizente com sua proposta. Para tanto, containers em desuso, foram assentados em um terreno e complementados com uma edificação. O projeto deveria corroborar com o conceito de aproximar os alunos de um estilo de uma vida mais saudável.

Seiva Treinamento Físico  / Susan Bierhals - Fachada
© Marcelo Donadussi

Terreno e Contexto

A escolha do local para formar a sede da ‘’Comunidade em Movimento’’ foi prioritariamente definida pela inserção em um bairro residencial com vocação mista. O terreno é um oásis urbano, já que em suas adjacências, ainda há não ocupados e são moradas de pássaros.  Para o fechamento lateral, um dos containers foi assentado no limite do terreno e serve de barreira para os ventos oriundos do sul, que no estado são intensos. Os outros dois containers, um de 12m e outro de 6m (resultado da divisão de um de 12m), foram locados ao fundo do terreno, configurando a área de treinos. Esta, fora tratada com grama sintética e natural.  Dutos subterrâneos fazem a drenagem pluvial e armazenam esta água em um reservatório inferior, que ao ser acionado, eleva para o superior para o posterior reaproveitamento nas bacias sanitárias, horta e paisagismo.

Seiva Treinamento Físico  / Susan Bierhals - Janela, Fachada
© Marcelo Donadussi
Seiva Treinamento Físico  / Susan Bierhals - Janela, Cerca, Fachada
© Marcelo Donadussi

Um muro existente foi mantido e adotado para a horta orgânica que abastece os alunos e professores. Complementar ao container frontal, um deck de madeira é o local que estimula a socialização e contemplação.

Planta
Croqui

Intenções do projeto

Os desafios arquitetônicos e da comunicação visual: aproximar os usuários dos valores e princípios da marca, através da experiência sensorial. E, ao mesmo tempo ser: tranquila e estimulante; silenciosa e sociável; natural e urbana e suficientemente atraente a fim de ser ponto de encontros.

Seiva Treinamento Físico  / Susan Bierhals - Madeira, Mesa, Iluminação, Viga
© Marcelo Donadussi

Conceito

Ser essencialmente livre como containers em deslocamento, sem amarras. Ser a energia vital na vida das pessoas tal qual a seiva nas plantas. Pela pureza e simplicidade acolher as pessoas para uma vida mais saudável.

Seiva Treinamento Físico  / Susan Bierhals - Imagem 3 de 23
© Marcelo Donadussi

Descrição do projeto

As áreas internas incluem uma recepção com boutique e uma pequena copa, vestiários no volume anexo, sala de treinamento indoor e a sala de avaliação. Externamente tem-se a área de treinamento, deck, estacionamento de veículos, bicicletas e a horta. A área externa de 180m² é utilizada com possibilidade de extensão para a cidade, um dos princípios da Seiva.

Seiva Treinamento Físico  / Susan Bierhals - Viga, Janela
© Marcelo Donadussi
Seiva Treinamento Físico  / Susan Bierhals - Imagem 11 de 23
© Marcelo Donadussi

Estrutura e Material

A definição da materialidade seguiu o principio da simplicidade. Containers revestidos internamente com compensado naval e pinus de reflorestamento, cobertura com telha ecológica e proteção térmica com fibra de vidro. As instalações elétricas são aparentes, reforçando o aspecto estético da autenticidade industrial. Os vestiários, no único volume construído e que gerou o mínimo de resíduos, fora executado com blocos de concreto estrutural, vazados em alguns pontos para a ventilação natural.

Seiva Treinamento Físico  / Susan Bierhals - Imagem 13 de 23
© Marcelo Donadussi

Identidade Visual

A marca da Seiva foi concebida pelo escritório Maena Design Conecta de Porto Alegre, que através de exercícios de empatia com os criadores da Seiva e como com quem busca seus serviços, propôs o naming e posteriormente desenvolveu seu design e suas aplicações

Seiva Treinamento Físico  / Susan Bierhals - Fachada
© Marcelo Donadussi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Av. Açucena, 435 - Estância Velha, Canoas - RS, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Seiva Treinamento Físico / Susan Bierhals" 10 Fev 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/805028/seiva-treinamento-fisico-susan-bierhals> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.