Monte da Silva / Pedro Mendes

Monte da Silva / Pedro Mendes - JanelaMonte da Silva / Pedro Mendes - Madeira, Janela, Cama, DormitórioMonte da Silva / Pedro Mendes - Viga, BancoMonte da Silva / Pedro Mendes - JanelaMonte da Silva / Pedro Mendes - Mais Imagens+ 17

Alandroal, Portugal
  • Arquitetos: Pedro Mendes; Pedro Mendes
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  257
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2010
  • Colaboradores: Patrícia Horta, Ana Barros, Tiago Marcelino da Cruz
  • Estruturas : ARA, Alves Rodrigues & Associados, Lda., Fernando Rodrigues
  • águas E Esgotos: Acribia
  • Instalações Eletricas: Ruben Sobral
  • Cidade: Alandroal
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Monte da Silva / Pedro Mendes - Janela
Cortesia de Pedro Mendes

Descrição enviada pela equipe de projeto. Passando pelo Alandroal, num território marcado por povoamentos dispersos e a proximidade da albufeira do Alqueva, chegamos ao Monte da Silva. A casa, caiada de branco, emerge no topo de uma pequena colina com vista para o outro lado da fronteira. Uma chaminé, algo desproporcionada, e uma cobertura em telha vermelha acentuam a silhueta da construção na paisagem.

Monte da Silva / Pedro Mendes - Janela, Fachada
Cortesia de Pedro Mendes

A proposta trabalhou em torno da ideia de reutilizar a casa existente e de construir um novo corpo de apoio. A intervenção centrou-se na adaptação da casa existente mantendo a sua identidade espacial e formal. 

Monte da Silva / Pedro Mendes - Janela
Cortesia de Pedro Mendes
Esquema - Evolução

O projecto tem origem na leitura da evolução da casa existente: uma casa simples de duas águas construída em duas fases. A proposta final (C) desenvolve uma relação de continuidade com o existente. À casa principal é acrescentado um novo corpo rebocado a branco e coberto com telha vermelha. Dois pátios e um terreiro exterior estabelecem a mediação com a paisagem envolvente.

Monte da Silva / Pedro Mendes - Janela, Viga, Banco
Cortesia de Pedro Mendes
Monte da Silva / Pedro Mendes - Mesa, Madeira, Viga
Cortesia de Pedro Mendes

Algo tem de ser dito sobre o processo do projecto. Foram desenvolvidas seis propostas, de que se destacam a A, B e C. Entre os anos do início da crise (2008) e a sua confirmação, a área da casa foi diminuindo. Entre esquiços, maquetas, emails, desejos e vontades a obra foi sendo desenhada ao sabor da contingência destes anos. 

Axonometria de Propostas
Maquete

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Monte da Silva / Pedro Mendes" 10 Fev 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/804994/monte-da-silva-pedro-mendes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.