Casa Loft I / Marc Koehler Architects

Casa Loft I / Marc Koehler Architects - Mais Imagens+ 11

Amsterdã, Países Baixos
  • Arquitetos: Marc Koehler Architects; Marc Koehler Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  67
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Filip Dujardin
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Fabrikoos, Foreco, GIRA, Giro
  • Arquitetos Responsáveis: Marc Koehler, Chun Hin Leung
  • Construção: Bouwbedrijf Siemensma
  • Mobiliário Das Fotos: Friday Next, HAY, Fabrikoos
  • Consultoria: Breed Integrated Design
  • Cidade: Amsterdã
Mais informaçõesMenos informações
© Filip Dujardin

Descrição enviada pela equipe de projeto. Nesta casa de esquina, todos os pavimentos são interligados em um fluxo contínuo. A casa tira máximo proveito das vistas excepcionais do ambiente de entorno industrial. Esta casa é a primeira implementação de uma série de casas em madeiras de longa duração ao estilo loft. 

© Filip Dujardin

É baseada em um princípio reverso: seus proprietários decidiram dormir nos pavimentos inferiores e a área social ficou no pavimento superior. Isso permite que desfrutem completamente das vistas do posto da cozinha, do lounge e da sala de jantar. Os desejo dos proprietários era conectar os ambientes do pavimento superior com aqueles do inferior com um fluxo contínuo, incorporando a escada que serve como um átrio e se tornou um elemento projetual central. O átrio foi projetado para que cada caminho vertical se torne uma aventura atraente. Outro princípio é a estrutura que separa os pavimentos: cada pavimento é meio andar mais alto ou mais baixo que o seu seguinte ou anterior. Isso permitiu que os proprietários facilmente olhassem de um pavimento a outro, além da criação de uma transição gradual de um pavimento ao seguinte.

© Filip Dujardin

Vistas Surpreendentes

O fluxo contínuo também está nos espaços de trabalho no térreo, adjacente ao jardins e aos dois quartos. Estes são projetados como pequenas casas dentro da casa, e são experimentados como tal. Os quartos também possuem aberturas nas laterais da escadaria, resultando em vistas surpreendentes. Na fachada, as aberturas estão dispostas de forma mais lúdica, oferecendo vistas diferentes do exuberante exterior de diferentes áreas da casa.

© Filip Dujardin
Corte
© Filip Dujardin

Atmosfera Serena

Esta localização industrial inspiraram os arquitetos a uma estrutura robusta com grandes superfícies envidraçadas e esquadrias de preto opaco. Além de robusta, a casa também emana uma atmosfera serena, com revestimentos da fachada em madeira, disposta em camadas, que não exige tratamento e tampouco manutenção. A madeira escolhida é Radiata Pine softwood, proveniente de fontes renováveis e é uma alternativa à madeiras tropicais de lei. Esta também envelhece com o tempo e muda o tom de acordo com as estações do ano.

© Filip Dujardin

Protótipo Evolutivo

Este projeto é especial graças à utilização dos elementos estruturais em madeira prefabricada, além de seguir conceitos relacionados a superlofts. Neste projeto, o sistema desenvolvido resultou em um protótipo evolutivo. A estrutura de madeira que serve como plataforma para que todos os pavimentos possam ser instalados em qualquer posição, uma vez que toda a casa possui layout flexível. A utilização desta estrutura permitiu reduzir o período de construção à apenas seis meses; a construção dos elementos prefabricados sob medida levou apenas duas semanas, e a montagem no terreno não levou mais que quatro dias.

© Filip Dujardin

Descrição do Produto. Foreco – Nobelwood
Esta casa possui uma estrutura prefabricada completamente feita em madeira. Para os elementos da fachada também em madeira, utilizamos Nobelwood que dá charme e aconchego. Além do impacto ambiental limitado, o envelhecimento do material foi um aspecto importante na escolha do material. O revestimento no térreo possui tons escuros para um alto contraste com a madeira envelhecendo.

© Filip Dujardin

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Loft I / Marc Koehler Architects" [Lofthouse I / Marc Koehler Architects] 12 Fev 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/804888/casa-loft-i-marc-koehler-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.